Que noite!

Que jeito fantástico de começar um ano novo. Só quem esteve lá pode confirmar: eu, Tiago, Dani e João Brasil sacudimos a pista do Alley dum nível que foi difícil arrancar o sorriso da cara das pessoas no dia seguinte, mesmo com ressacas brabas. Confere aí nas fotaças do mesmo Mattina que fotografou a GB do Rio (“tu de novo?”, ele perguntou de cara) fez – e flagrou algumas celebridades de verdade (de carne e osso, não essas que aparecem em revista ou TV) se acabando em nossa pistinha. A festa foi tão melhor do que esperávamos (e olha que esperávamos muito!) que estamos agitando uma segunda edição. Mas não tão logo, pra não banalizar.

Eu, Dani Arrais, João Brasil e Tiago Guiness botando todo mundo pra dançar

A noite de hoje promete, pois os quatro discotecários do Alley hoje concordam no único ponto que precisa ser concordado: noite boa é noite divertida. Resolvi comemorar meu aniversário na primeira vinda de João Brasil a São Paulo depois de sua temporada londrina, que calhou de ser no mesmo dia em que a querida Dani volta às pistas depois do fim de sua festa e numa noite pilotada pelo grande Tiago. Como Luciano tá viajando, discoteco sozinho – ou seja, não é uma Gente Bonita. Mas isso não diminui o impacto da noite, que ainda tem descontos para quem não quiser gastar um tostão furado para entrar: basta imprimir o cupom na home do site do Alley (que fica ali na Barra Funda, em frente ao Clash) e levar para a festa antes da meia-noite que não se paga nada para entrar.

Dançando em sua cabeça

Ornette Coleman
27 e 28 de novembro de 2010
Sesc Pinheiros @ São Paulo

Nunca fui do jazz. Nasci entre os anos 60 e os 80, época em que o gênero degringolou para algo próximo do rótulo MPB no Brasil – aquela cerca feita para separar os adultos dos adolescentes – e, naturalmente, desandou para a chatice virtuose. Ao mesmo tempo, comecei a gostar de música numa época em que o rock havia se estabelecido comercialmente e a música pop havia atingido seu estado mais puro e perfeito, Abba, Madonna e Michael Jackson concretizando a profecia de Phil Spector. Fiquei completamente alheio ao jazz (ou “jás” como falavam os emepebistas) em meus anos de formação e só comecei a ouvi-lo com mais atenção graças ao formato digital: primeiro que permitiu o reempacotamento de discos difíceis de serem encontrados em deslumbrantes caixas de CD e depois graças à facilidade de contato com música antes inatingível, via conexões P2P online.

Foi através da rede que comecei a vasculhar os acervos das gravações de Miles Davis, John Coltrane e Charlie Parker, que já me haviam sido apresentados em box sets cheios de informações extras – faixas não utilizadas nos discos originais, fotos raras, textos e mais textos sobre os artistas em questão. E o que era apenas citado ou referido nos encartes – uma capa de disco, um artista citado quase casualmente – podia ser vasculhado online, nos anos em que o Napster ainda era legal (nos dois sentidos).

(Aliás, cabe um pequeno parêntese: quem hoje tem qualquer música de qualquer época do mundo à sua disposição com algumas poucas palavras-chave no Google não imagina como era difícil conhecer música antigamente. Era preciso estabelecer uma rede de contatos no exterior [sem email e com ligações internacionais caras pra cacete], ler míseras publicações sobre o tema [quantas eram as mais importante? Vinte?] que mal chegavam no Brasil ou viajar para o exterior para visitar lojas de discos, que, em outras eras, eram verdadeiros templos de consumo. Lembro do meu deslumbre em minha primeira viagem ao exterior ao encontrar, por exemplo, todos os discos do Velvet Underground relançados em CD, uma banda que, para mim, não passava de uma dezena de fotos, outra dezena de textos e uma fita cassete gravada pelo meu professor de história do segundo ano, o Serginho. Vocês não fazem idéia o que era ter de esperar mais de seis meses para ter alguma noção sobre como realmente soava uma banda cujo hype na Inglaterra ou em Nova York havia acabado de começar.)

E entre os inúmeros downloads que levavam horas para ser realizados (um disco durava o dobro de sua duração, em conexões boas, para ser baixado), um nome surgiu desumanamente sólido em minha frente: Ornette Coleman. Sempre deixava Miles ou Coltrane tocando no fundo de alguma situação que estava acontecendo, mas quando ouvi Something Else!!!! fui abalado fisicamente. Não era só Ornette – todos os músicos (Don Cherry no trompete, Walter Norris no piano, Don Payne no baixo e Billy Higgins na bateria) seguiam rumos particulares no meio da canção, para se reencontrar em uma determinada frase ou refrão, todos juntos, na mesma pegada. Um som tão forte e intenso quanto meus artistas favoritos por sua força e intensidade, mas ao mesmo tempo era elegante, moderno, apurado. E pesado. Não no sentido rock do adjetivo, mas no beatnik… Heavy stuff, man…

Depois que descobri que esse era o primeiro disco de Ornette como líder de uma banda, que ele trabalhava como ascensorista de uma loja de departamentos em Los Angeles e que escolheu músicos que conheceu nas redondezas, quase todos pós-adolescentes, como ele. Antes de saber de qualquer informação sobre o cara, não tive dúvidas: drenei tudo que tivesse a tag Ornette Coleman no meio e, por uns bons seis meses, passava horas e horas ouvindo-o demolir harmonia, melodia e ritmo com uma marreta cubista, liderando bandos de arruaceiros musicais que tocavam o terror em cima de melodias simples e compactas. E era uma audição freestyle: botava-o no shuffle e deixava-o correr pela madrugada, com ou sem fones de ouvido, sem distinguir, época, faixa, disco. Ornette Coleman era um colosso mitológico, cada fonograma de sua obra uma célula de um gigante fantástico, um lutador de boxe em escala bíblica.

Mas não fui com tanta sede ao pote nas duas apresentações de Coleman em São Paulo, no fim de semana. Por um simples motivo – sua idade. Em 2010, o velho Ornette crava seus 80 anos e era esperar demais que se entregasse a dezenas de minutos de demolição sonora no auge de sua vida. O clima nos dois dias era de reverência e ele não vinha apenas da platéia, entregue à grandiosidade da lenda, mas, principalmente, vinha do palco. A própria formação da banda já o colocava num novo patamar: Ornette, dois baixistas e um baterista. Tony Falanga pilotava o baixo acústico, que ganhava solenidade quando, com um arco, o transformava em um cello. Albert MacDowell, no baixo elétrico, também partia para o inesperado, fazendo seu instrumento soar como uma guitarra. Atrás, o filho de Ornette, Denardo, desenfreado, mexia-se sem parar na bateria apenas para soar minimamente em transe, num ritmo quase abstrato de tão quebrado.

À frente, Ornette, velhinho, caminhando devagar, quase sem conversar com o público e cochichando alguma programação no repertório, recostava-se numa banqueta e soprava seu sax – que, como esperado, pouca vezes atingia a intensidade dos velhos discos, levando toda apresentação para uma versão mais calma e mais compacta. Cada solo, por menor que fosse, era uma pequena viagem, um delírio zen, uma meditação palpável. Mas não estou falando em música calma e compacta, e sim destas qualidades associadas à música de Ornette Coleman, sempre imprevisível – a ponto de sacar um trompete ou um violino e continuar, em outro instrumento completamente diferente do seu, o discurso que vinha conduzindo no sax.

Cheguei atrasado no primeiro show e assisti tudo do alto do balcão, na última fila, e, apesar de ver os artistas à distância, manteve o mesmo impacto sonoro do que o show do domingo, que assisti a duas fileiras do palco. Neste, no entanto, aconteceu algo tão inusitado, que elevou a apresentação de culto religioso à pura magia. Ao fim de “Lonely Woman”, no tempo da bateria, cai a energia do teatro do Sesc Pinheiros – e acendem-se, imediatamente, as famigeradas luzes de emergência, atrás do público. Curto silêncio seguido de uma onda de murmúrios e cochichos, perguntando-se sobre a continuidade da noite, a infraestrutura da casa, um possível blecaute na cidade. Logo até as luzes de emergência se apagam e, no fundo, começamos a ouvir o tilintar do chimbau do baterista, seguido por uma linha de baixo que apresentava o sax de Ornette. Sem microfones, sem energia elétrica. A platéia entrou em êxtase por dez segundos e em seguida calou-se. “Dancing in Your Head” dançou em nossas cabeças sem que pudéssemos ver seus músicos, apenas a música solta no ar. E, no meio da música, voltam os microfones, um holofote encontra o baixista para depois achar Ornette e as luzes do palco voltarem a funcionar. Um desses momentos indescritíveis, em que a música torna-se intraduzível e a experiência ao vivo, única. Sem dizer uma palavra e com o acaso a seu favor, ele soprou sua força vital sem precisar de nada além de seu instrumento.


A energia acaba aos 4 minutos do vídeo

Ao final do segundo espetáculo, Ornette ainda se deu ao trabalho de cumprimentar o público do palco, fazendo surgir uma pequena multidão erguendo canetas e papéis para o velho boxeador autografar. E ele continuou ali, assinando papéizinhos e perguntando como se soletrava tal nome em português, por quase vinte minutos após o show.

Inacreditável.

(E se alguém quiser me ajudar dizendo quais os nomes das músicas que eu filme aí em cima, eu já agradeço de antemão)

Gente Bonita na Avenida Paulista

Muito tempo sem Gente Bonita, nem conseguimos comemorar direito os primeiros quatro anos da festa, que passaram em branco entre setembro e outubro. Mas voltamos a dar as caras neste sábado, em plena avenida Paulista, quando a Livraria Cultura do Conjunto Nacional realiza sua minivirada cultural. Além de shows, autógrafos, exposições e debates, o evento ainda terá uma madrugada voltada para a pista de dança e convidou só gente fina pra cuidar do baile noturno. A noite começa à 1h da madruga com todo o remelexo brazuca do Baile Veneno (do Ronaldo), seguido do groove cabeçudo dos Chaka Hotnightz. A Gente Bonita desfila seu preview de hits da temporada primavera 2010/verão 2011 a partir das 3h da madruga e logo depois entra a festa Boom Boom, do compadre Lucas Santtana. A madruga chega ao fim com os sets da Balada Mixta e dos broders da Funhell, que entram às 6h. Toda essa programação acontece naquela rampa da livraria pro lado de fora da loja, virado pra alameda Santos, então há o pressuposto baile, em vez da mera trilha sonora para megastore. E o melhor: é de graça. Estão todos convidados.

Gente Bonita @ Vira Cultura
Na Avenida Paulista
DJs convidados: 1h: Baile Veneno, 2h: Chaka Hotnightz, 3h: Luciano Kalatalo & Alexandre Matias (Gente Bonita Clima de Paquera), 4h: Boom Boom, 5h: Balada Mixta e 6h: Funhell.
23h45
Sábado, 27 de novembro de 2010
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Av. Paulista, 2073. São Paulo.
Preço: R$ 00

Enquanto isso, Lou Reed…

…premiava os que assistiram todo o show do Metal Machine Music com uma versão dura para “I’ll Be Your Mirror”.

Os perdedores


Proto-indie-estatal: Propaganda do Banco do Brasil com trilha sonora da PELVs.

O Custódio aproveitou o fim de semana de shows em São Paulo para trazer a banda indie carioca PELVs para apresentar-se na cidade, na sexta. E eu aproveitei a vinda da banda para pedir para um texto sobre a PELVs em 2010 para o Dodô, baterista da banda, e ele aproveitou para contar uma das muitas histórias da mais importante banda indie carioca:

“Derrota, minha derrota; mais valiosa que mil triunfos” – escrevi esse verso pensando na PELVs, banda que ajudei fundar em 1992 para acabar com uma dissidência que havia no grupo Verve, que antecedeu toda essa história, e que envolvia uma vontade de cantar em inglês. Tivesse a Verve sobrevivido, com os integrantes da PELVs, seria a maior banda do rock brasileiro hoje. Não foi. Que bom. Pudemos desfrutar da liberdade dos perdedores, dos que não tem fãs a desapontar, dos que não tem criticos a adular, nem gravadora a orientar.

Como músicos, somos, todos, surfistas frustrados.

Criamos, em 1994, um esporte chamado Loud Surf, em que a condição para pratica-lo era estar bêbado, ser um dia de chuva e ondas grandes. Os piores tombos levavam as melhores pontuações. A revista Fluir, pra nosso desconcerto, levou a sério e fez uma matéria. Como trilha sonora, sugerimos nossos heróis Pixies, Lloyd Cole e Dinosaur Jr. que fazem surf music para dias de chuva. No Loud Surf, quem tomava mais tombo vencia a competição. Quem perdia,ganhava.

PELVs é a única banda ainda viva de uma geração de perdedores consagrados – as bandas que cantavam em inglês, no Brasil, na década de 90. Para mim, a maior e melhor geração do rock brasileiro até hoje. Para mim, chato de galochas, rigoroso pra caramba com isso de ser uma banda brasileira, nós, da PELVs, ganhamos nisso também.

E ganhamos dinheiro quando o Banco do Brasil, em 2008, encasquetou que uma canção que compus para a banda (“Baby of Macon” – depois de minha saida, em 1999, uma composição ou outra minha saía da gaveta e era grava pelos caras) e criou sua campanha nacional de sustentabilidade. Mais uma vez, ouvimos: caras, se vocês cantarem em português vocês serão a maior banda do Brasil. Muito obrigado, mas não.

Ontem liguei para o Gustavo Seabra, único da formação original, único a insistir em trazer novos músicos e nao terminar com a banda, pra saber porque afinal, continuar com ela, fazer mais um show pra 25 pessoas. Ele riu e respondeu: porque eu to pouco me fudendo para a quantidade de pessoas que curte a banda. Nessa hora eu entendi. Perdedores sao os outros.

Camelo + Jeneci

Marcelo Jeneci lançou seu primeiro disco solo esta semana com dois shows no Sesc Vila Mariana e, em uma das noites, convidou Marcelo Camelo para cantar a “Doce Solidão” do Hermano. O Ronaldo foi conferir ao vivo e fala mais sobre o show lá no Vitrola.

Discoteco hoje!

E antes das férias, toco hoje no Alberta pra dar aquela desopilada pré-viagem. Não é Gente Bonita porque o Luciano tá viajando, mas você conhece o espírito… Bora lá?

O que você vai fazer no próximo sábado?

Quer ir na festinha do Creators Project? O projeto reúne criadores do mundo inteiro e no próximo sábado fazem seu primeiro grande evento em São Paulo, na Galeria Baró. A primeira parte do dia é gratuita, além de filmes, palestras e exposições (leia mais informações aqui), e a segunda parte é uma festa com nomes como Mark Ronson, Gang Gang Dance, Mixhell e Zé Gonzalez com o Emicida. Mas essa festa é fechada e só convidados entram: e aí que eu consegui cinco pares de ingressos pra quem tiver a fim de ir. Pra ganhar, é o seguinte: você entra nesse site assiste aos vídeos que estão lá e responde a essas perguntas:

No filme I’m Here, de Spike Jonze, qual o nome da atriz que atua como Francesca, a robô parceira d andróide Sheldon?
a) Chris Amber
b) Leyla Sheldon
c) Sienna Guillory

Qual chamada para a matéria do Sepultura, banda de Iggor Cavaleira – atualmente do duo MixHell – veiculada na capa do Volume 65 do Ano 10 da revista Rock Brigade?
a) Sepultura em cemitérios do mundo todo
b) Sepultura além das fronteiras
c) Sepultura, do Brasil para o mundo

Onde foi gravada a entrevista com a música Mira Calix?
a) Hoffman Building, nos Snape Maltings
b) Catedral de St. Peter
c) Prédio Snape Maltings, em Hoffman

Quais os nomes do álbum e artista que aparecem no primeiro LP da coleção do Emicida?
a) Fala Meu Povo!, de Roberto Ribeiro
b) Geração do Som, de Pepeu Gomes
c) Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira, de Moraes Moreira

O que significa V.A.J.P., espetáculo dirigido por Lumpens todos os anos?
a) Various Artists Jam Performance
b) Vistual Art Jam Performance
c) Video Art Jam Performance

Nem adianta postar nada nos comentários que não vale: tem que mandar um email com o assunto Trabalho Sujo @ Creators Project pra mim (alexandrematias@gmail.com) com as respostas e o nome completo (e o RG) das duas pessoas que irão concorrer. Publico o resultado amanhã.

Os vencedores já foram avisados por email – e receberão as coordenadas para a festa no mesmo email que enviaram ao mandar as respostas das perguntas acima, valeu!

Você perdeu a Gente Bonita na última sexta?

Se você foi, sabe que foi incrível – sinta o drama pelas fotos do Ariel. Já perguntei pro Dago quando é que vai ser a próxima… E se liga no remix pro Tame Impala que o Luciano arrumou pra começar a noite…


Tame Impala – “Half Full Glass Of Wine (Canyons Remix)” (MP3)