McCartney (1970): O primeiro disco solo de Paul McCartney

, por Alexandre Matias

Q: Are you able to describe the texture or feel of the album…?
A: Home, family, love.

Por falar nisso, você conhece o primeiro disco do Paul? Batizado apenas com seu sobrenome, o disco de 1970 é o motivo dos Beatles terem acabado na data que acabaram, pois Paul queria aproveitar o auê em torno do fim da banda para promover seu primeiro disco gravado por conta própria – algo que ele levou ao pé da letra. McCartney é gravado apenas por ele e por Linda e é um disco tão autoral quanto pessoal, cru, melancólico e familiar em diferentes níveis. Tanto que Paul o lançou o disco acompanhado por uma auto-entrevista – e a descrição de cada uma das faixas.

Precursor do lo-fi (a maior parte do disco foi registrado num estúdio portátil de quatro canais), o disco funciona como uma resposta de Paul ao trabalho de sua musa definitiva, Linda – fotógrafa -e faz com que o beatle registre o dia-a-dia musicado do casal da forma mais naturalista possível, sem efeitos especiais nem a sensação de pertencer à maior banda de rock do mundo.

Durante esta manhã de segunda até o início da tarde, visito este disco com vídeos e algumas aspas do próprio Paul sobre as músicas, retiradas do release que veio junto com o disco. E como eu tou na mesma vibe descrita pelo Paul na tal auto-entrevista (ela vem a seguir), resolvi compartilhá-la aqui.

Tags: ,