Lá vem o Paul McCartney de novo!

E ele vem mesmo! Depois de muito fazer charme anunciando datas na América do Sul, no México e na Europa como parte da versão 2024 de sua Got Back Tour, Paul McCartney finalmente anuncia os shows deste ano no Brasil, em outubro: no dia 15 toca em São Paulo (como parte das comemorações de 10 anos do novo patrocinador do estádio do Palmeiras, que o recebeu pela primeira vez há dez anos) e no dia 19 toca pela primeira vez em Florianópolis, no Estádio da Ressacada – e os ingressos começam a ser vendidos nesta terça-feira mesmo. “Terminar 2023 no Brasil foi uma experiência incrível”, disse o eterno beatle ao anunciar as novas datas. “O calor e amor que vocês nos mostraram foi inacreditável, sabíamos que tínhamos que voltar e vê-los de novo. Vocês sabem como fazer uma festa e se acabar e estamos muito animados de voltar esse ano: ‘o pai tá on!'” e a infame última frase foi escrita em português. E não duvide nada se ele anunciar ainda mais datas no Brasil nos próximos dias…

Paul McCartney no Brasil em 2024!

Paul McCartney veio ao Brasil no ano passado e o José Norberto Flesch acaba de cravar que ele volta ainda esse ano! São poucas informações adiantadas pelo Flesch, que deixou no ar a possibilidade de ele passar por cidades que não passou na vinda de 2023 pra cá (quando passou por Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro) e que sua décima primeira vinda ao Brasil aconteceria entre novembro e dezembro deste ano. Pra quem perdeu o fio da meada, Paul veio ao Brasil em 1990, 1993, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2017, 2019 e 2023! E é claro que estaremos lá mais uma vez, rezando nossa missa beatle e cantando todos os nanananas de “Hey Jude” possíveis. Triste é quem não tem um ídolo desse quilate vindo pra cá toda hora.

Veja abaixo o anúncio do Flesch:  

O melhores shows internacionais de 2023 no Brasil segundo a revista Rolling Stone

Já estamos em 2024, mas os ecos de 2023 seguem aí, como é o caso de mais uma edição impressa da revista Rolling Stone que chega às bancas com o Robert Smith na capa, resumindo os melhores shows que aconteceram no Brasil no ano passado. Fui chamado para escrever sobre dois dos shows que mais gostei no ano, o das Haim no festival Mita e o último show de Paul McCartney em São Paulo. Os textos estão no site da revista, mas também podem ser lidos abaixo:  

O Spinal Tap está de volta!

Para comemorar os quarenta anos de um marco da história do rock, o filme This is Spinal Tap terá uma continuação que começará a ser filmada no início do ano que vem. O filme dirigido e idealizado por Rob Reiner ao lado dos humoristas Christopher Guest, Michael McKean e Harry Shearer (que interpretam, respectivamente, os guitarristas David St Hubbins e Nigel Tufnel e o baixista Derek Smalls), foi um dos primeiros documentários fictícios feitos a parodiar o mundo do rock no exato momento em que a grandiosidade e opulência do rock dos anos 70 começava a se tornar datada e ridícula. O filme original, lançado em 1984, acompanha as desventuras da banda sem baterista – pois eles sempre desaparecem de formas trágicas – a partir de entrevistas realizadas por Marty DiBergi, vivido pelo próprio Reiner, que mostram como os rockstars daquele período viviam em uma realidade tão paralela que tornava-se caricata, proporcionando momentos hilários. Reiner revelou em entrevista ao podcast RHLSTP do jornalista Richard Herring que a ideia original era lançar a continuação do filme quando fosse o aniversário exato da história original, dia 19 de março do ano que vem, mas a greve de atores e roteiristas deste ano atrasou os planos e as filmagens começam a ser realizadas no próximo mês de fevereiro. O filme parte da premissa de que após a morte do empresário original da banda, Ian Faith (vivido por Tony Hendra, que morreu de verdade em 2021), sua viúva procurou os integrantes originais da banda para um show de despedida à moda do último show da The Band, que tornou-se o filme The Last Waltz, dirigido por Scorsese. Reiner avisou que o filme terá várias participações especiais, entre elas Paul McCartney, Elton John e Garth Brooks. Quem viver verá!

Às vésperas da aposentadoria de Paul McCartney

Escrevi sobre o excelente show que Paul McCartney fez neste domingo em São Paulo – debaixo de uma senhora tempestade – para o site da CNN Brasil e aproveitei para repercutir os rumores de que ele está prestes a anunciar sua aposentadoria no show que fará no Maracanã no próximo sábado.

Leia abaixo:  

Paul n’água

“Well, the rain exploded with a mighty crash…” Caiu um temporal daqueles (você não tá entendendo…) e o show é igualzinho a todos os outros (tirando as infames intervenções de tiozão – ou vovôzão – em português), mas nem por isso menos maravilhoso. O calor no coração de todos aqueceu a alma dos presentes, encharcados mesmo de capa de chuva. É sempre bom ver o Paul McCartney ao vivo, ainda mais agora que os boatos sobre sua aposentadoria têm aumentado consideravelmente, e o show deste domingo não foi diferente: emocionalmente intenso, ainda teve espaço para lágrimas em “Maybe I’m Amazed”, “Band on the Run”, “Something”, “Here Today”, e no dueto virtual com John Lennon em “I’ve Got a Feeling”. Vai Paul!

Assista aqui:  

Quando o Clube do Choro virou o Cavern Club

Escrevi mais uma matéria para o site da CNN Brasil, desta vez sobre o inusitado show que Paul McCartney fez em Brasília pra pouco mais de 400 pessoas nesta terça-feira, no Clube do Choro, após conversar com alguns felizardos que puderam estar lá…. E será que vai ter outro show desses nessa turnê?

Leia abaixo:  

O setlist do Paul McCartney no Clube do Choro

E o velho Paul não estava pra brincadeira, olha esse setlist do show que ele fez nesta terça à tarde no Clube do Choro em Brasília, que o cara abriu com nada menos que “A Hard Day’s Night?”

Veja abaixo:  

Paul McCartney no Clube do Choro!

Mas a história mais inacreditável e inusitada do dia é o show que Paul McCartney está fazendo nesta terça-feira NO CLUBE DO CHORO em Brasília. Todo mundo recolhendo o celular para não haver registro além dos oficiais (o Paul já está postando stories), deste acontecimento único na história dos Beatles e de Brasília. Quem dera eu estar lá!

Vida Fodona #797: Bem na manha

Sintonizando a frequência certa para começar a semana…

Ouça aqui: