O traço precioso e o senso crítico aguçado do maior quadrinhista argentino resumem-se em sua maior criação: Mafalda. Quino, nascido Joaquín Salvador Lavado Tejón, morreu nesta quarta-feira, aos 88 anos, de causas naturais, e sempre será lembrado por sua principal protagonista, a curiosa e desafiadora Mafalda, que resumia suas preocupações políticas e humanas durante os nove anos em que foi publicada em tiras diárias, entre 1962 e 1973. Mas seu humor, sua visão crítica e seu traço precioso expandem-se para além de sua turma clássica de personagens e podem ser encontrados em cartuns épicos e delicados, em que vasculha os horizontes questionados por sua principal criação. A notícia de sua morte é um bom motivo para descobrir seu trabalho para além da querida fã de Beatles.
E O Haddad tocando Beatles ontem na abertura da exposição da Mafalda? E bem “Blackbird”!
Tira onda essa prefeito… A foto é do Fotos Públicas.
Mafalda completou 50 anos este ano e aproveitando esse gancho a exposição O Mundo de Mafalda chega a São Paulo no dia 17 de dezembro, na Praça das Artes, no centro. Ela conta a história da personagem argentina, de seu autor Quino e recria momentos das tiras, especialmente o apartamento onde a pequena Mafalda mora com seus pais e irmão e chega à cidade depois de passar pela Argentina, Chile, México e Costa Rica. Veja algumas imagens da exposição em fotos retiradas da página do evento no Facebook:
Há 50 anos, o cartunista Quino estreava a tira de sua criação mais famosa, a universal Mafalda na revista semanal Primeira Plana – e o UOL juntou alguns cartunistas brasileiros para celebrar a importância do cinquentenário da argentina mais querida do Brasil. Separei três aqui.
…essa menina escolhida em um concurso na própria página oficial de nossa heroína argentina no Feice. Igualzinha!
Vi no Fuck Yeah Dementia.
Já viu?
Eu sempre estive.
E você tá ligado que o ano que começa daqui a pouco vai ser “o” ano, né? Se segura: vai ser muito melhor do que você pode pensar. E lembre-se que o Sujo volta à sua programação normal já na próxima segunda-feira. Enquanto isso, voltamos à contagem regressiva das melhores músicas dos últimos 10 anos!