O Blur já está na América do Sul e ontem fez seu primeiro show em Lima, no Peru. No meio das músicas de um setlist curto e preciso (veja abaixo), Damon Albarn e companhia puderam homenagear Lou Reed, lembrando de “Satellite of Love”.
Veja o setlist completo abaixo:
Lou Reed é tão marco zero do que conhecemos como underground na história da música pop que ele próprio foi o personagem da primeira capa do seminal fanzine Punk, aquele, o primeiro a eternizar a palavra que batizou a ruptura entre o rock criado sob a égide de Elvis Presley e a nova geração, em janeiro de 1976. O quadrinista John Holmstrom se meteu no CBGB’s para ver os Ramones quando soube que Lou Reed estava no recinto – e, com sua cara de pau, atreveu-se a entrevistar um dos entrevistados mais arredios da história do rock. O resultado virou uma entrevista em quadrinhos cuja primeira página foi resgatada pelo blog 13th Dimension:
Das ruas de Nova York direto para… as ruas de Nova York, mas fazendo comercial de motoca.
Quem conta a história do comercial em sua conta do Vimeo é o editor do curta, Lawrence Bridges, que pela mesma época havia editado o vídeo de “Beat It”, do Michael Jackson. Diz o cara:
“As the editor I had to put this all together, and I was brought in for my background in music videos, where editing was hero and we were free to do whatever we wanted with footage. The more rules you broke, the better. The generation being advertised to at that point was probably the most cynical and suspicious toward the medium to date, and moreover, I had this monumental piece of music that I had to honor. For me, the answer was to make an “underground” short film”
Mesmo sendo um comercial, ficou massa.
Alex Turner e sua gangue reverenciaram o mestre Lou Reed em sua apresentação em Liverpool nessa segunda-feira, com uma versão correta e sóbria de “Walk on the Wild Side”.
Escreve o empresário de Lou Reed, Tom Sarig, na página-memorial que abre o site do cantor:
“Há apenas algumas semanas, Lou fez uma sessão de fotos que deveria se tornar um anúncio impresso para a empresa de fones de ouvido Parrot, de seu amigo Henri Seydoux. O renomado fotógrafo Jean Baptiste Mondino tirou as fotos e esta foi a última foto que ele tirou. Sempre uma torre de força”
Fotaça.
Durante os anos 60, enquanto inventava a pop art, Andy Warhol transformou o simples teste de câmera sobre o rosto de um protagonista em uma expressão artística encerrada em si mesma. Seus screentests ficaram célebres por reunir, entre 64 e 66, nomes que circulavam o núcleo criativo na Factory em sessões mudas de closes em primeiro plano (Dean Wareham e Britta Philips transformaram esses pequenos curtas em espetáculo, que passou inclusive por São Paulo). O screen test de Lou Reed é especialmente memorável por tratá-lo como um ícone norte-americano tão clássico quanto a garrafa de Coca-Cola que exibe durante o filme: