Mais um baile daqueles com a Charanga do França, duas horas sem intervalo misturando clássicos da música brasileira, hits desse século, música pop, axé music e sambas da pesada, com direito a inéditas do disco que o grupo lançará em breve e o show particular do mestre Wellington “Pimpa” Moreira, equilibrando três pandeiros ao mesmo tempo. E foi minha primeira vez no Dois Dois, baita casa ali na fronteira da Barra Funda com os Campos Elíseos, que privilegia noitadas de samba ao colocar o palco no meio do público – e todos ficam ao redor de uma roda formada pelos músicos. Já perdi a conta de quantas apresentações da Charanga já vi e sempre fico impressionado com o gás do octeto, que não deixa a peteca cair em nenhum momento, com Thiago capitaneando a nau e o público ao mesmo tempo, puxando coros, palmas e gritos que fazem o show transpor para além do palco, botando todo mundo na roda. Noitaça espetacular, como preza o adjetivo do grupo.
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Nesta quinta-feira continuo no clima de carnaval mais uma vez aquecendo o baile antes da entrada da Espetacular Charanga do França, que apresenta-se no Dois Dois, que fica ali nos Campos Elísios, no número 711 da alameda Dino Bueno, pertinho do Sesc Bom Retiro. A casa abre as portas às 21h e o show deve começar no máximo uma hora depois – e eu também toco depois da apresentação da Charanga. Vamo lá?
E ainda deu pra dar uma corrida no Bona e ver a estreia da Luíza Villa na casa, mostrando seu show solo Cartas e Segredos pela segunda vez, cada vez mais à vontade como vocalista solo para além de sua banda, a Orfeu Menino. Ela manteve o laço com o baixo de Marcella Vasconcellos e a percussão de Yasmin Monique e as três estão curtindo bem tocar juntas, desta vez acompanhadas por Mari Kono no vibrafone, o que deu uma profundidade nova às suas canções. Bem bonito, gostando de ver.
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Nesta quarta-feira eu e Pérola demos mais uma aula no curso Bibliografia da Música Brasileira no Sesc Pinheiros e falamos sobre o conceito de modernidade no Brasil e como ele tem a ver com a industrialização e urbanização do país a partir da primeira metade do século 20, descambando em uma década em que a modernidade parecia pautar nossa produção cultural em todas as disciplinas, da poesia à arquitetura, do teatro ao design, do cinema à literatura, culminando com a criação da bossa nova e a consolidação da internacionalização da música brasileira. A partir de livros como Chega de Saudade de Ruy Castro, Bim Bom de Walter Garcia, O Samba Agora Vai… de José Ramos Tinhorão e Da Bossa Nova à Tropicália de Santuza Cambraia Naves, mostramos como a ideia de identidade cultural nacional evoluiu do ponto de partida da Era Vargas para uma ideia que cultivamos até hoje… (📷: @fitak7)
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Pulso da banda mod-punk The Jam durante toda sua formação entre 1977 e 1982, o baterista Rick Buckler, morreu nesta terça-feira, como confirmaram seus ex-parceiros de banda Paul Weller e Bruce Foxton em posts em suas redes sociais. “Estou profundamente triste”, escreveu Weller. A causa de sua morte não foi divulgada.
Soberba a apresentação que Gaivota Naves fez nesta terça-feira no Centro da Terra, reduzindo as canções de seu futuro disco Concretutopia-Neoconcreto a um formato minimalista, mas ao mesmo tempo gigante. Acompanhada de Pedro Omarazul, que abusava do pedal de loop de sua guitarra para transformá-la em uma orquestra elétrica, e Bruno Mamede, que revezava-se entre flauta, sax, baixo e efeitos, ela decolou no palco do teatro em performances que ocupavam nossos corações e mentes, chegando ao ápice com a entrada de Laura Diaz, do Teto Preto, no final da apresentação, esquentando ainda mais a temperatura da noite. Magia pura.
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Imensa satisfação de trazer para o palco do Centro da Terra minha conterrânea Gaivota Naves, vocalista das bandas Joe Silhueta e Rios Voadores, para mostrar uma versão reduzida de seu primeiro disco solo, Concretutopia-Neoconcreto, que será lançado ainda em 2025 e chega a São Paulo em formato reduzido no espetáculo Experimento Concretutopia, quando mostra as composiçoes do novo disco, influenciado pela arquitetura modernista de nossa cidade-natal e pela poesia praxista e concreta. Na apresentação, ela vem acompanhada de seu companheiro Pedro Omarazul, que alterna-se entre a guitarra e o violão, e recebe duas participações especiais: o baixo e o saxofone de Bruno Mamede e a performance de Laura Diaz, vocalista do Teto Prreto. Gaivota tem influências de Tom Zé, Itamar Assumpção, Flora Purim e Tânia Maria e é uma performer intensa e única e propõe um jogo sonoro inspirado pela “cidade porosa, onírica e angular” que nasceu. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos estão sendo vendidos pelo site do Centro da Terra.
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Bicho, e o Estação Net de Cinema no Rio de Janeiro que vai passar a primeira temporada de Twin Peaks inteira na telona nessa sexta-feira? Invejei…
Houve um tempo que os Talking Heads foi a maior banda de todos os tempos e esse show em Dortmund, na Alemanha, em 1980, com Adrian Belew em uma das guitarras e Bernie Worrell nos teclados é dessa época. Sente o drama abaixo: Continue
Mais uma vez Lenna Bahule nos elevou para o sublime com seu encontro afetivo que parte da música para incluir outras manifestações artísticas e nos tirar deste plano. Como nas outras noites acompanhada do par de asas que são os irmãos Ed (guitarra) e Kiko (baixo) Woiski, ela começou o espetáculo apenas com sua voz, para receber os dois e os convidados daquela noite para nos levar para uma outra dimensão. E cada um trouxe um sabor, primeiro o dançarino Guinho Nascimento, que espalhou bençãos com planta, águas e sua dança na primeira parte da noite para depois pintar um quadro enquanto o espetáculo descortinava-se no palco. Depois foi a vez de Bruno Duarte deixar o vibrafone para reger público e músicos num jogral de voz e palmas, sem precisar emitir uma só palavra. Finalmente, o chileno Camilo Zorilla saiu de sua bateria para tocar em primeiro plano, deixando seu instrumento nas mãos de Bruno, que só pesava mais o ritmo andino que trazia para a noite, mais um transe para dentro regido intimamente – com olhares e gestos discretos – pela maestra da temporada. Perfeição.
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