Jornalismo

Agora que o ano começou, que tal puxar um Inferninho Trabalho Sujo com bandas novíssimas? É o que acontece nessa sexta-feira, dia 14, quando mais uma vez trago a festa para o Redoma Club ali no Bixiga (Rua Treze de Maio, 825A), quando reúno as bandas Saravá e Sinko, que estão começando a despontar aqui em São Paulo, misturando rock clássico, indie rock e música brasileira reforçando a tendência característica das novas bandas desta década. E eu discoteco antes, entre e depois dos shows. Comprando antes o ingresso o preço é mais barato, vamos lá?

Thiago ressuscitou seu podcast Sabe Som?, que agora está hospedado na rede Brasil de Fato, e me convidou para participar mais uma vez do programa, fazendo um balanço do que aconteceu na música de 2020 pra cá e me pedindo para levantar os discos que considero os mais importantes lançados neste período. Abaixo deixo tanto o link pra quem quiser ouvir o programa no Spotify – em breve deve ter uma versão no YouTube – quanto ler a matéria que escreveram no site sobre a minha participação no programa. Continue

A turnê internacional de Clairo passou nesta quinta-feira por Londres, onde a cantora norte-americana disse que mostraria uma surpresa – e esta aconteceu quando ela cantou pela primeira vez ao vivo a música “Steeeam”, um dos dois singles que seu grupo Shelly, que montou durante a pandemia com a artista indie Claud e dois amigos de faculdade, Josh Mehling and Noa Frances Getzug. Sempre uma beleza: Continue

O mundo anda tão bizarro que o anúncio da nova temporada de Black Mirror, normalmente um momento de calafrios e desconfortos causados por uma ficção científica incomodamente próxima da nossa realidade, passou quase sem repercussão. Mas o fato é que a antologia de paranoias cogitadas pelo inglês Charlie Brooker mostra mais uma leva de seus episódios – a sétima – com direito à continuação do clássico capítulo U.S.S. Callister, da quarta temporada, paródia da série Jornada nas Estrelas em que o criador de um jogo online cria uma nave espacial naquele universo em que ele pode tripudiar de clones digitais de seus colegas de trabalho. A nova temporada de Black Mirror estreia no dia 10 de abril e terá seis episódios. Entre os atores que participarão desta temporada estão nomes como Paul Giamatti, Awkwafina, Issa Rae, Peter Capaldi, Rashida Jones, Cristin Milioti e Tracee Ellis Ross. Assista ao trailer abaixo: Continue

Eis a capa do novo disco de Arnaldo Antunes, Novo Mundo, que será lançado na próxima semana e é o primeiro que o compositor paulistano lança pelo selo Risco, casa de artistas como Ana Frango Elétrico, Maria Beraldo e Luiza Lian, consagrando a gravadora independente como um dos principais nomes desta cena ao fisgar um artista de tal proporção. O disco, produzido por Pupillo, conta com participações de David Byrne, de Ana Frango Elétrico, de Marisa Monte, de Vandal e com uma parceria póstuma com o saudoso Erasmo Carlos, é o primeiro disco de inéditas do compositor desde 2000 e vem coroar a ótima fase que ele atravessa desde antes da pandemia, quando lançou o disco de protesto O Real Resiste (que ganhou outra dimensão com o tragédia daquele ano, num show feito pela internet), seguido da festejada parceria com o pianista pernambucano Vítor Araújo, no projeto Lágrimas no Mar, e com a já histórica volta de seu grupo original, os Titãs. Veja abaixo o nome das faixas e as participações de cada canção: Continue

Retomamos eu e Pérola nesta quarta-feira o curso Bibliografia da Música Brasileira que estamos ministrando no Sesc Pinheiros e depois de falar da genealogia da MPB, chegamos ao final do século 20, quando o rock brasileiro dos anos 80 inicia um processo de descentralização da música do país que ecoa em outras praças e outros gêneros musicais, como a axé music de Salvador, o sertanejo do interior do país, a lambada de Belém do Pará e a música eletrônica, o rap e o pagode paulistano, que aos poucos preparam o terreno para a expansão ainda maior, que acontece a partir da chegada da internet, assunto para a próxima aula, a última deste curso. (📷: @onlyfarelos)

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E as Haim lançaram o que é sua introdução para seu quarto álbum, o single “Relationships”, que elas vinham atiçando nos últimos dias. Mas a balada dance suave sobre a necessidade de se manter um relacionamento não me parece ter a presença que um primeiro single do primeiro disco em cinco anos, soando quase como uma sobra de seu ótimo Women in Music Pt. III, lançado no meio do primeiro ano da pandemia, ainda mais que elas criaram uma expectativa sobre sua volta que soa mais como um aceno à distância do que o pé na porta que esperávamos. Elas ainda não falam nada sobre o disco novo – data, título, se tem outro single antes – e pelo menos essa sensação de surpresa pode ajudá-las neste novo momento. Mas em uma entrevista à revista i-D disseram que uma das músicas terá o sample de “Freedom ’90”, do George Michael.

Assista ao clipe abaixo: Continue

A continuação do clássico documentário de mentira Spinal Tap que ajudou a tirar a seriedade do rock dos anos 70 finalmente tem sua data de lançamento marcada – 12 de setembro deste ano. Dirigido pelo mesmo Rob Reiner que fez o filme original em 1984, Spinal Tap II: The End Continues (O fim continua, grande título para o novo volume), o filme traz Michael McKean, Christopher Guest e Harry Shearer revivendo, respectivamente, David St. Hubbins, Nigel Tufnel e Derek Smalls, integrantes do grupo original que retomam as atividades quinze anos após terem terminado. O novo filme, que vem sendo produzido há três anos, conta com participações de artistas conhecidos, como Paul McCartney, Elton John, Garth Brooks, Lars Ulrich e Chad Smith, e será lançado logo após o relançamento do primeiro filme, adquirido pela nova produtora do filme e que o trará de volta aos cinemas. A princípio nenhuma novidade, a não ser um microteaser em que eles brincam com uma das piadas mais clássicas do filme original, em que Tufnel mostra porque eles são “uma das bandas mais altas do mundo”,

Assista abaixo: Continue

Letícia Novaes fez as contas e viu que em 2025 completaria 20 anos sobre os palcos e resolver inventar um novo show ao lado de sua banda Letrux para cantar o que ela mesma chama de 20 Anos Alternativa, em referência à cena que habita desde 2005 e que será homenageada no repertório do novo espetáculo, que circulará pelo Brasil e terá datas anunciadas em breve. O show contará com canções de Metá Metá, Ava Rocha, Cidadão Instigado, Tulipa Ruiz, Eddie, Céu e Thalma de Freitas, além de outras que inevitavelmente surgirão durante a turnê, pois acho bem provável que outras sugestões surjam no percurso e sejam incorporadas por Letícia. É muito bom que ela faça isso pois se há algo que é muito raro nesta cena é justamente a citação de artistas alheios em relação ao repertório de cada um – e é tão bom quando isso acontece, como quando o Metá Metá pinçou “Trovoa” do Maurício Pereira ou quando Bárbara Eugenia canta “Cama” do Tatá Aeroplano, além de criar uma sensação de pertencimento tanto geracional quanto de classe, que deveria ser sublinhado quando falamos de artistas fora do circuito musical que se pauta pelo comércio. Quando ela anunciar mais novidades eu aviso por aqui.

Impressionante o que Paula Rebellato e Cacá Amaral fizeram ao trazer composições surgidas em improviso para o palco do Centro da Terra nesta terça-feira. Ao apresentarem-se como uma dupla batizada Qamar (lua em árabe), os dois fizeram o público circular ao redor de diferentes musicalidades de seu encontro como se fizessem questão de mostrar que mesmo pilotando cada um instrumento principal – Cacá à bateria e Paul no synth -, os dois conseguiam ampliar o espectro musical com a ajuda de outros instrumentos (ambos trabalhando com pedais e efeitos sonoros analógicos, Paula cantando e Cacá soltando loops de guitarra) mantendo uma tensão base por toda a apresentação, que começou numa vibe bem dark wave oitentista, para depois explorar samples e andamentos jazz, timbres e texturas sintéticas abstratas e ecos elétricos de pós-punk em câmera lenta, sempre mantendo o clima solene e sério, transformando assim a apresentação num ritual de transe, uma missa pagã ambient dedicada à música. Muito fino.

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