Mais um banho de axé que é esse show que o Russo Passapusso formou ao lado da sua dupla de ídolos Antonio Carlos e Jocafi aconteceu nessa sexta-feira, na Casa Natura Musical, que ainda contou com a presença de Karina Buhr em duas canções. Não bastasse o encontro mágico deste trio, que, mais uma vez, usa o recurso cênico da mesa de boteco para recuperar as energias dos veteranos da música baiana, a banda formada para acompanhar esse encontro é inacreditável: Curumin, Zé Nigro, Lucas Martins, Saulo Duarte, Maurício Badé, Edy Trombone, Estefane Santos e o maestro Ubiratan Marques, além da participação do ator Luiz Carlos Bahia. No final da noite, o vocalista baiano emendou duas faixas de seu primeiro disco solo (a faixa-título “Paraíso da Miragem” e “Paraquedas”) e transformou tudo em vibração curativa junto ao público que era exatamente o que ele estava precisando, num final emocionante. É o melhor show brasileiro atualmente, se passar por perto, não deixe passar – que a alma sai nova em folha.
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A casa de leilões belga Huberty & Breyne está fazendo uma sessão especial de quadrinhos e, entre vários itens que podem ser encontrados no catálogo da venda neste link, está este original para a capa da história Jo et Zette au pays du Maharadjah, publicada originalmente na revista Tintin em 1953.
Enquanto esperamos a confirmação de mais uma vinda do Cure para o Brasil também aguardamos a materialização fonográfica das canções que se transformarão no próximo disco da banda, o primeiro desde 4:13 Dream, lançado há quinze (!) anos. O senhor Robert Smith preferiu sacramentar o lento compasso de espera mais típico de uma das bandas que influenciou (o My Bloody Valentine) e vai diluindo sem pressa o repertório do próximo álbum, que teoricamente se chamará Songs of a Lost World, no da atual turnê, batizada justamente com este nome. Canções como “Alone,” “And Nothing Is Forever,” “A Fragile Thing” e “I Can Never Say Goodbye” já foram mostradas em outras apresentações ao vivo – e agora mais uma delas vem a público no braço norte-americano da turnê: a triste e longa “Another Happy Birthday”, apresentada pela primeira vez ao vivo na quinta passada, no primeiro concerto que realizaram no Hollywood Bowl, em Los Angeles. Uma canção triste e longa assinada por Robert Smith? Cure clássico, em outras palavras:
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Finalmente Guilherme Held pode lançar seu Corpo Nós devidamente no palco. Fora parcas aparições com uma banda reduzida em que pode mostrar músicas de seu disco primeiro solo lançado em 2020, um dos grandes nomes da guitarra elétrica de sua geração debutou seu álbum como se deve, nesta quinta-feira, no Sesc Pompeia. Puxando uma banda formada por Fábio Sá (baixo), Sergio Machado (bateria), Rômulo Nardes (percussão), Cuca Ferreira (sax), Allan Abadia (trombone) e Dustan Gallas (teclados), Held ainda contou com as presenças de quatro vocalistas para representar os inúmeros convidados que recebeu em seu disco – e um time considerável, com Ná Ozzetti, Iara Rennó, Marcelo Pretto e o diretor artístico do álbum, Rômulo Fróes -, podendo finalmente considerar seu disco efetivamente lançado numa apresentação cheia de músicos na platéia. Foi demais.
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(Foto: Victor Cohen/divulgação)
Outro dia a ex-baterista do Lava Divers, Ana Zumpano, que mudou-se para São Paulo em 2019 e vem jogando em diferentes posições da cena indie, me procurou para falar de seu novo projeto, que começou como uma sessão de ensaios com o guitarrista Beeau Goméz e aos poucos foi ganhando corpo, apertando ainda mais o pedal da psicodelia garageira que paira sobre a cena indie brasileira desde o início do século. A dupla finalmente estreia no mundo fonográfico nesta sexta-feira, quando lançam seu primeiro single, “Voo”, nas plataformas digitais e dividem o palco com os grupos Monchmonch e Bumbomudo nessa sexta-feira, no Fffront, em São Paulo. E ela descolou o primeiro clipe da banda em primeira mão para ser visto aqui no Trabalho Sujo, que já dá um gostinho da lisergia que vem por aí…
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Mais um dos discos abatidos pela pandemia, o excelente Corpo Nós, primeiro disco solo do guitarrista Guilherme Held, finalmente será lançado ao vivo. O disco, dirigido por Rômulo Froes, reúne não apenas a produção musical do guitarrista discípulo de Lanny Gordin, como boa parte dos artistas com quem ele colaborou nas primeiras décadas de sua carreira – um elenco estelar que inclui Criolo, Curumin, Tulipa Ruiz, Kiko Dinucci, Mariana Aydar, Rubel, Marcelo Cabral, Daniel Ganjaman, Thalma de Freitas, Juliana Perdigão, Fernando Catatau, Pericles Cavalcanti, Dudu Tsuda, Filipe Catto, Simone Sou, Thiago França, Bruno Buarque, Bixiga 70 e tantos outros, além de mestres como Milton Nascimento, Jards Macalé e Letieres Leite. Para o show que acontece nesta quinta-feira, no Sesc Pompeia, Held reuniu uma banda de peso, formada por Sérgio Machado (bateria), Fábio Sá (baixo), Dustan Gallas (teclados), Allan Abaddia (trombone), Cuca Ferreira (sax), Rômulo Nardes (percussão) e participações de Ná Ozzetti, Romulo Fróes, Iara Renó e Marcelo Pretto. O disco foi lançado em 2020, durante a pandemia, e por isso não teve um show de lançamento de fato, falha que será corrigida nesta quinta-feira, às 21h30, no Sesc Pompeia, e Held aproveitou a deixa para mostrar o clipe que fez para “Tempo de ouvir o chão”, que tem as participações de . Juliana Perdigão e Romulo Fróes, lançado em primeiro mão aqui no Trabalho Sujo. “É uma produção simples, com efeito super 8, que traz os convidados da canção e a participação dos meus cachorros John e Yoko”, explica o guitarrista. “São cenas na minha laje e na janela do Rômulo, sem muito roteiro e só no bom gosto do Mihay, diretor do clipe”.
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Kenneth Anger, que morreu nesta quarta aos 96 anos, misturou ciências ocultas, experimentos de imagem, cultura gay e o baixo calão de Hollywood para revolucionar a contracultura dos anos 60 e o cinema de vanguarda em clássicos cult como Fireworks (1947), Inauguration of the Pleasure Dome (1954), Scorpio Rising (1963) Lucifer Rising (1972) e Invocation of My Demon Brother (1969).
Mais uma quarta-feira no cinema no Centro da Terra para assistir à história de mais um grande personagem da nossa música, graças à parceria que fizemos com o festival de documentários In Edit. Desta vez, o foco fica em uma das maiores compositoras e instrumentistas brasileiras, Léa Freire, que comumente é deixada em segundo plano pelo simples fato de ser mulher – mesmo que esteja no mesmo patamar de nomes como Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim e Hermeto Pascoal. O filme A Música Natureza de Léa Freire, de Lucas Weglinsk, tenta reparar esse erro histórico e joga luz em uma biografia desconhecida para a maioria dos brasileiros, até de quem conhece bem a música do país. O filme começa a ser exibido a partir das 20h, os ingressos podem ser comprados neste link e o trailer pode ser visto abaixo.
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Mais velhos, mais sábios, mas sempre Teenage Fanclub – nosso grupo escocês favorito acaba de anunciar mais um disco, o segundo depois da saída do Paul McCartney da banda, Gerard Love, em 2018. De lá pra cá, a banda se reinventou com uma nova formação (que inclui o fundador do Gorky’s Zygotic Mynci, Eros Childs, nos teclados, além dos fundadores do grupo Norman Blake, Raymond McGinley e Frances Macdonald e o baixista Dave McGowan), que gravou o disco Endless Arcade, lançado há dois anos. O novo álbum, Nothing Lasts Forever, foi anunciado esta semana e deve ser lançado no dia 22 de setembro pela gravadora americana Merge. Para anunciar o lançamento, o grupo lançou a faixa de abertura do álbum, “Foreign Land”, com um clipe, que pode ser visto abaixo, além da capa e da ordem das músicas do novo álbum. Continue