Jornalismo

Morreu o designer que tornou os Sex Pistols – e o punk inglês e todo o movimento faça-você-mesmo do final dos anos 70, como consequência – ícones visuais de fácil acesso à sua mensagem de caos e destruição. Misturando elementos tradicionais da cultura inglesa (em especial a coroa britânica) à imagem agressiva da primeira safra de bandas daquele movimento naquele país através de colagens radicais, ele transformou suas obras – que foram parar nas capas de discos e singles da banda – em marcas registradas de uma transformação cultural que perdura até hoje.

Veja alguns exemplos de sua arte transgressora abaixo: Continue

No meu programa de entrevistas Bom Saber converso com a jornalista, atriz e diretora Maria Clara Parente que está às vésperas de lançar seu documentário em três partes Regenerar, que traça um paralelo entre a crise climática e a modernidade colonial a partir de três ângulos, morte, sonho e vida. Com entrevistas com nomes como Bayo Akomolafe, Tainá de Paula, Sidarta Ribeiro, Aza Njeri, Aline Matulja, Márcia Kambeba, entre outros, o filme, que está passando em festivais e deve estrear em São Paulo em outubro, conecta as respostas para este problema às culturas ancestrais abordadas pela diretora. Maria Clara também aproveitou o período pandêmico para deixar aflorar sua veia poética e lançou os livros Empurrar o Chão e Nas Frestas das Fendas neste período.

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Mais um integrante da Band parte deste plano, desta vez seu líder e guitarrista Robbie Robertson, que já tocava com Bob Dylan antes que sua banda, os Hawks, se tornassem a banda de apoio do bardo norte-americano para, aí sim, assumir o nome de The Band. Por oito anos, o canadense Robertson e seus compadres revisitaram o cânone da canção norte-americana à luz do rock de sua geração e o final da banda (imortalizado no clássico filme The Last Waltz), deu início à sua parceria com Martin Scorsese, com quem trabalhou em inúmeros projetos (O Rei da Comédia, Cassino, Gangues de Nova York, A Ilha do Medo, O Lobo de Wall Street, O Irlandês e o próximo filme do nova-iorquino, Killers of the Flower Moon, que será lançado no fim do ano).

Morreu Sixto Rodriguez, cantor e compositor norte-americano de origem mexicana e indígena, que fracassou comercialmente ao lançar-se no começo dos anos 70 mas tornou-se muito popular em países como Austrália e Àfrica do Sul (onde chegou a vender mais que Elvis Presley no final daquela década). Tido como morto pelos fãs nestes países, Sixto foi redescoberto pelos realizadores do documentário Searching for Sugar Man, de 2012, que acompanharam sua volta a esses países quando, finalmente, foi reconhecido como o grande artista que foi.

Nesta terça-feira, o palco do Centro da Terra recebe o primeiro encontro de duas lendas-vivas da guitarra elétrica brasileira, quando Lucio Maia e Kiko Dinucci se encontram no espetáculo Arquitetura do Caos. Só os dois e seus instrumentos abrem caminhos para explorar possibilidades musicais inéditas cruzando a linhagem do samba punk noise do jovem mestre de Guarulhos às acrobacias psicodélicas do mestre pernambucanno. A apresentação começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados antecipadamente aqui.

A Balaclava acaba de anunciar o elenco da edição 2023 de seu festival e, como se especulava, o grupo neozelandês Unknown Mortal Orchestra é sua principal atração. O festival acontece no dia 19 de novembro no mesmo Tokio Marine Hall em que foi realizada a edição do ano passado e, além do UMO, o selo ainda traz várias atrações norte-americanas (a estreia do American Football no Brasil, a segunda vinda do Whitney e o pequeno Thus Love), a australiana Hatchie, o trio inglês PVA e duas atrações de Curitiba, Terraplana e Shower Curtain. Os ingressos para o festival já estão à venda (neste link).

Décadas pós-punk

Sandra Coutinho começou sua temporada Linha do Tempo Contínuo no Centro da Terra voltando para regiões de sua carreira que há tempos não visitava. Ela abriu a apresentação sozinha no palco para logo depois ser acompanhada do casal Edgard Scandurra e Sílvia Tape, que a ajudaram a executar temas compostos no período em que ela morou em Berlim, na Alemanha, na virada do milênio. Depois o baterista Rodrigo Saldanha juntou-se a eles, quando visitaram as composições de Maluf 111, projeto que Sandra e Edgard criaram no início dos anos 80 e fizeram apenas alguns shows, sem nunca ter gravado nenhuma daquelas composições, que ficavam em algum lugar entre o ska e a surf music numa paisagem paulistana poluída daquele período. Depois o guitarrista Tadeu Dias juntou-se ao trio para revisitar o seminal Smack, uma das principais bandas pós-punk do Brasil, que contava com Sandra e Edgard na formação original. Uma noite histórica – e foi só a primeira.

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Imensa satisfação de materializar, nas segundas-feiras de agosto, toda a diversidade musical de uma das principais cabeças da música contemporânea paulistana. A líder das Mercenárias, Sandra Coutinho, apresenta sua temporada Linha do Tempo Contínuo, mostrando as diferentes facetas de sua personalidade artística, sempre acompanhada de novos e velhos parceiros. A temporada começa neste dia 7 de agosto, quando ela mostra primeiro composições da época em que morou em Berlim (entre 1997 e 2004) e outras mais contemporâneas, ao lado de Silvia Tape e Edgard Scandurra para, em seguida, se juntar a Scandurra, Rodrigo Saldanha e Tadeu Dias para visitar temas de bandas clássicas dos anos 80, como Smack e a nunca gravada Maluf 111. No dia 14, ela vem acompanhada primeiro da dupla Espelho (formada pela dançarina Mariana Taques – dança e pelo guitarrista Bernardo Pacheco) e depois apresenta-se com Guilherme Pacola, dos Vermes do Limbo, e Rafael Crespo, guitarra do Herzegovina. No dia 21, ela primeiro divide o palco com Paula Rebellato (que toca equipamentos eletrônicos, teclado e percussão) e Mari Crestani (no saxofone), e depois volta aos tempos do AKT ao lado de Bibiana Graeff, Silvia Tape e Rodrigo Saldanha. Ela finalmente encerra sua temporada no dia 27 convocando suas Mercenárias (com Silvia Tape, Pitchu Ferraz e Edgard Scandurra) para tocar músicas do lado B da clássica banda paulistana. Os espetáculos começam pontualmente às 20h e os ingressos já podem ser comprados antecipadamente neste link.

Morreu um dos maiores diretores de sua geração: William Friedkin era da clássica safra norte-americana que apresentou Scorsese, Spielberg e Coppola ao mundo e dirigiu alguns dos maiores filmes daquela leva, como O Exorcista e Operação França. Morreu antes de ver seu filme mais recente, The Caine Mutiny Court-Martial, estrear (no fim deste mês, no festival de Veneza).

O velho Macca acaba de avisar que passa pelo país no final do ano em cinco datas: dia 30 de novembro em Brasília (no Mané Garrincha), dia 3 de dezembro em BH (na MRV Arena), dia 9 em São Paulo (no estádio do Palmeiras), dia 13 em Curitiba (no Estádio Couto Pereira) e dia 16 no Rio (no Maracanã). São as últimas datas de sua Got Back Tour, que começa na Austrália, e os ingressos já estão à venda!