Jornalismo

Miley Cyrus é uma das artistas confirmadas ao tributo que a distribuidora de cinema A24 está fazendo ao show dos Talking Heads dirigido por Jonathan Demme que foi relançado nos cinemas (norte-americanos, nada por aqui ainda) no ano passado. Everyone’s Getting Involved: A Tribute to Talking Heads’ Stop Making Sense ainda não tem data de lançamento e tirando as ótimas versões que o Paramore fez para “Burning Down the House” e que o rapper norte-americano Teezo Touchdown fez para “Making Flippy Floppy, do disco Speaking in Tongues (ouça abaixo), não sabemos quem dos convidados cantará quais músicas do grupo de Nova York. E os nomes são pesados, como Lorde, The National, The Linda Lindas, Toro y Moi, Badbadnotgood, El Mató a un Policía Motorizado, Girl in Red, entre outros. Mas Miley fez um show pra poucos no mítico Chateau Marmont, em Los Angeles, nesta quarta-feira e arriscou uma versão para “Psycho Killer” em tom country, além de letras modificadas (e ainda teve a pachorra de perguntar se eram melhores que as originais hahaha)… Saca só: Continue

Agora é a vez de Madonna. Segundo o jornal O Globo apurou, a dona da porra toda confirmou a vinda de sua Celebration Tour, com a qual tem feito shows desde outubro do ano passado, para o Brasil. De acordo com o jornal, ela fará um único show no Brasil no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana, no dia 4 de maio e certamente baterá seu recorde de público, quando apresentou-se para 130 mil pessoas em Paris, em 1987. Nem na sua primeira vinda ao Brasil, quando tocou no Maracanã lotado em 1993, ela conseguiu ultrapassar este número, tocando para 10 mil pessoas a menos que na capital francesa. Madonna voltou ao país por outras duas vezes, em 2008 e 2012, e esta seria, portanto, a quarta vez que tocaria entre nós. O anúncio oficial deve ser feito em breve, segundo o jornal e o show deve ser gratuito, o que é algo incomum em sua carreira.

Agora vai! Depois de desmentir que iriam fazer uma turnê juntos no final do ano passado, Caetano Veloso e Maria Bethania anunciaram nesta quarta-feira que farão oito shows em sete capitais brasileiras no segundo semestre, tocando em estádios. Os shows começam no Rio de Janeiro (dias 3 e 4 de agosto, na Rio Arena), passam por Belo Horizonte (7 de setembro no Mineirão), Belém (29 de setembro no Hangar), Porto Alegre (12 de outubro da Arena do Grêmio), Brasília (9 de novembro no Mané Garrincha) e Salvador (30 de novembro na Fonte Nova), terminando em São Paulo (14 de dezembro, no estádio do Palmeiras). A pré-venda começa entre os dias 17 e 19 de março (quando abrem para clientes do Banco do Brasil, patrocinador da turnê) e no dia 20 os ingressos começam a ser vendidos para o público em geral. Resta saber se é mais um megaevento na carreira dos irmãos baianos ou se algum deles irá aproveitar a turnê para anunciar sua aposentadoria dos palcos…

Por motivos de Centro da Terra não consegui ver o show do Bikini Kill desde o começo, mas que bordoada! A banda parece ter saído direto dos anos 90 de tão intacta que está – desde o vigor das músicas ao timbre de voz de Kathleen Hanna até a presença de palco de todas as instrumentistas. Claro que todos os olhos se firmam na sacerdotisa hipnótica do rock enquanto mulher, mas o resto da banda – a baterista Tobi Vail, que por vezes assumiu o vocal, a estonteante baixista Kathi Wilcox e a virulência da guitarra de Sara Landeau (única integrante que não fazia parte da formação original) – faz jus à reputação de grupo, de gangue, expandindo sua coletividade para o resto do público, grande parte dele formado por fãs extasiadas por estarem realizando o sonho de uma vida. O primeiro show do Bikini Kill no Brasil não só foi pautado pelo lema da banda – garotas na frente, gritado em inglês pelas fãs o tempo todo – quanto pelos sermões puxados por Hanna, falando sobre gênero, dando esporro nos caras que poderiam estar ameaçando quem não fosse homem, rindo com as fãs ao lembrar histórias da banda e feliz por estar tocando a primeira vez no país, enquanto as quatro desciam a lenha de forma simples e sem rodeios, colocando o dedo na tomada por nós, pecadores. O Áudio estava lotado como eu não via há muito tempo (e cheio de gente conhecida) e esse é outro grande feito da noite: um evento independente, bancado por duas pequenas forças da cena que tornaram essa noite possível: a Associação Cecília e o Girls Rock Camp. Uma noite histórica.

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A casa cheia nesta terça-feira foi conduzida para outras dimensões a partir do violão e do alaúde de Juliano Abramovay. Sua pesquisa musical que contempla a mescla entre música brasileira e músicas do leste do Mediterrâneo no espetáculo Amazonon teve diferentes nuances a partir dos músicos convidados. Seja sozinho no palco ou com alguns de seus parceiros, ele ia modelando o clima da noite à medida em que recebia novos instrumentistas no palco, seja a excelente cozinha formada pelo baixista Ricardo Zoyo e o baterista João Fideles, o clarinete hipnótico de João Barisbe (com quem gravou o disco Aló no ano passado), a voz transcendental de Yantó, os sopros do catalão Oscar Antoli (que revezou-se entre o clarinete e o balcânico kaval) e, meu momento favorito da noite, o cello e a voz da holandesa Chieko. A condução de Juliano, que pontuava ocasionalmente as peças instrumentais (parte de sua autoria, parte alheia), esbarrava em sua natureza de professor de conservatório, dando uma dimensão ainda maior à viagem no tempo e espeço que proporcionou aos presentes.

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Nesta terça-feiro, no Centro da Terra, o violinista Juliano Abramovay, um dos fundadores do grupo Grand Bazaar, apresenta a nova versão do seu projeto de encontrar pontos em comum entre a música do leste do Mediterrâneo, especificamente Grécia, Turquia e Oriente Médio à musicalidade brasileira. Morando há quatro anos na Holanda, ele aprofundou esta pesquisa no período em que fez seu mestrado em música turca na Conservatório de Rotterdam, onde leciona atualmente, e segue seu doutorado em etnomusicologia na Universidade de Durham. Para esta apresentação no Centro da Terra, ele reúne músicos como o baixista Ricardo Zoyo, o baterista João Fideles, os sopros de Oscar Antoli, a voz e o cello de Chieko, o clarinete de João Barisbe e a voz de Yantó, dando vida a esta nova fase de sua criação. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos podem ser comprados neste link.

É oficial: depois de deixar o teaser espalhado pelo show do King Krule no sábado, a Balaclava acaba de confirmar a vinda do grupo Tortoise para o Brasil para celebrar os 25 anos do clássico disco TNT, marco do pós-rock do final dos anos 90 – poucos dias após o anúncio do show do grupo no Chile. O grupo de Chicago apresenta-se no dia 9 de maio do Cine Joia com sua formação consolidada a partir deste disco, que marca a saída do baixista David Pajo para a entrada de Jeff Parker e fecha o quinteto clássico que mantém-se até hoje, incluindo Dan Bitney, Doug McCombs, Jeff Parker, John Herndon e, claro, seu fundador John McEntire. Como no Chile, o grupo contará com cordas e metais tocados por músicos locais e os ingressos já estão à venda neste link. A dúvida que fica no ar diz respeito ao mestre Tom Zé…

Preces explicadas

Delicada e didática, Luiza Brina começou sua temporada Aprendendo a Rezar no Centro da Terra nesta primeira segunda de março explicando tanto o conceito de seu próximo disco, Prece, que disse que sairá ainda no mês que vem, gravado com uma orquestra composta por 22 mulheres, quanto da própria ideia que faz para o conceito de oração, título de cada uma das vinte faixas que comporão o novo trabalho. Para a primeira noite, veio sozinha para o palco, de violão e peito abertos, para demonstrar músicas de outros autores que lhe fazem as vezes de conexão com o sublime, uma vez que, a princípio sem religião, entendeu que sua crença está na própria música. Assim, ela passeou por canções de ídolos nacionais (como Seu Humberto do Maracanã, Vander Lee, Caetano Veloso, Alzira E e versões deslumbrantes para “Estrela” e “Eu Preciso Aprender a Só Ser” de Gilberto Gil) e latino-americanos (como Edgardo Cardozo, Jorge Drexler e Silvana Estrada), além de cumprimentar seus contemporâneos como Luiza Lian, Luizga, Flávio Tris e Castello Branco (que vai passar pela temporada) para demonstrar o que quer dizer quando chama uma canção de prece. Foi bem bonito.

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Com imenso prazer que recebemos a mineira Luiza Brina para a primeira temporada do Centro da Terra em 2024. Integrante do grupo Graveola, Brina comemora dez anos de carreira fonográfica este ano e prepara-se para lançar seu próximo álbum, batizado de Prece, exercitando-o em diferentes formatos às segundas-feiras de março. Na primeira delas, dia 4, ela apresenta as canções cruas, apenas com sua voz e violão, misturando suas próprias orações com as de compositores que a inspiraram neste projeto. Depois, dia 11, ela vem acompanhada de Charlie Tixier, produtor do próximo álbum, que liga os instrumentos eletrônicos para acompanhá-la no palco. Dia 18 ela vem acompanhada do cantor e compositor Castello Branco e com o multiinstrumentista e produtor Batataboy, que costura as vozes e violões dos dois primeiros. Luiza encerra sua temporada no dia 25, quando reúne, na mesma noite, a paulistana Iara Rennó e a baiana Jadsa para saudarem suas fés com seus instrumentos. As apresentações começam sempre, pontualmente, às 20h, e os ingressos podem ser comprados antecipadamente neste link.

Um dos principais jornalistas do Brasil contemporâneo morreu neste domingo de manhã. Claudio Julio Tognolli trabalhou nas principais redações do Brasil, foi autor de livros importantes como O Século do Crime, A Sociedade dos Chavões e A Falácia da Genética, além de ter sido fundador da da Associação Brasileira da Jornalismo Investigativo (Abraji) e de ser professor na Escola de Comunicação e Artes da USP. Infelizmente, nos últimos anos de vida enveredou pelo antipetismo de forma ferrenha a ponto de comprometer sua biografia ao pavimentar o caminho que levou o país ao bolsonarismo, subindo em carro de som a favor do impeachment de Dilma, declarando-se fã de Sergio Moro, escrevendo a biografia de Lobão e participando dos quadros da Jovem Pan em sua fase mais de extrema-direita. Por pouco não foi integrante do RPM um pouco antes da explosão do grupo nos anos 80 e seguia tocando guitarra.