Parece que foi outro dia, mas fazem DOIS ANOS que comecei o Inferninho Trabalho Sujo para começar a acompanhar o trabalho das novas bandas que vêm surgindo no país após o período pandêmico e qual enorme satisfação em comemorar este aniversário com esta banda querida que acompanho desde que começou seus primeiros shows e que foi a primeira banda a tocar na primeira edição da festa. Por isso, é com imensa satisfação que anuncio que nosso aniversário acontece com o show da Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, banda que me inspirou a descobrir novos talentos de sua geração e que se tornou referência para as bandas que nasceram neste século. A festa acontece daqui a duas semanas, no dia 9 de julho, e como de praxe, discoteco com minha comadre Francesca Ribeiro, a quinta integrante da Enorme. Os ingressos já estão à venda, não dá mole e garante o seu agora – que a festa também abre as comemorações do sétimo aniversário do Picles! Vamo nessa!
Um dos principais nomes da história do hip hop pouco a pouco está voltando à ativa, já prometeu disco novo para esse ano e anuncia oficialmente sua vinda ao Brasil para três shows nesta quinta-feira, como pude antecipar em primeira mão. O De La Soul deixou de ser um trio para tornar-se uma dupla após a passagem do fabuloso MC Trugoy the Dove em 2023, mas mantém-se como uma unidade sólida quando os remanescentes Posdnuo e Maseo seguiram fazendo shows, coordenando relançamentos (como a edição especial do disco The Grind Date, que lançaram em 2004, e comemoraram 20 anos depois) e, às vésperas de mais uma vinda para o Brasil, preparam o lançamento de um novo álbum. A dupla vem ao país em outubro e fará shows em São Paulo (dia 2, no Áudio), Curitiba (dia 3 na Pedreira Paulo Leminski) e Rio de Janeiro (dia 4, no Vivo Rio). Os ingressos começarão a ser vendidos no início da semana que vem – e rola um papo que eles vêm acompanhado de um nome igualmente pesado na história do rap… Quem será?
Era mesmo um disco novo que a dupla holandesa Soulwax estava anunciando na semana passada ao começar a divulgar a frase “All systems are lying” (todos os sistemas estão mentindo, que batiza o novo álbum, anunciado nesta quarta-feira) pela internet desde a sexta passada. Como previsto, o disco baseia-se nas apresentações ao vivo que têm feito desde o ano passado, tocando com três bateristas – o brasileiro Iggor Cavalera entre eles. Os irmãos Dewaele definem o novo álbum como “um disco de rock feito sem guitarras elétricas”, incluindo os três bateristas e mais gente tocando synths modulares, gravadores de fita e vocais processados, entre eles o da esposa de Iggor, Laima Leyton, que também tem tocado durante os novos shows. Completam o time que participam do disco os bateristas Aurora Bennett e Blake Davies e o álbum sairá no dia 17 de outubro (e já está em pré-venda). Para antecipar o disco, a dupla lançou dois singles, incluindo a faixa-título e “Run Free” (a primeira mais atordoante, como é característica da dupla, e a segunda indo mais pra uma linha techno quatro por quatro). Pedrada!
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Tocando para uma casa cheia, Marcos Suzano mostrou que não precisa de muito para criar um universo. Apresentando seu espetáculo Suzano San Duo no Centro da Terra, ele entregou-se ao improviso rítmico por mais de uma hora de transe hipnótico ao lado de seu comparsa de groove, Guilherme Gê, que disparava efeitos enquanto pilotava teclados e synths. A apresentação começou com Suzano só ao berimbau, como se saudasse o público sem interferência eletrônica. Mas logo que chamou Gê para o palco, entrou numa frequência contínua de loops que gravava a partir de levadas feitas ao pandeiro ou tocando com as mãos os pads do instrumento de percussão eletrônica HandSonic e a superfície sensível do enorme sensor de tato do ATV aFrame, conduzindo o público para rodas de samba que se transformarvam em grooves retos próximos do techno e da house, improvisos de free jazz polirrítmico ou delírios puramente prog, numa noite em que a percussão era protagonista com toda excelência de linguagens. Ao final da apresentação, ele trouxe uma releitura para “Samba Makossa” de Chico Science & Nação Zumbi ao pandeiro, no único número que cantou em todo o show. Foi demais.
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Enorme satisfação em receber o renomado percussionista Marcos Suzano pela primeira vez no palco do Centro da Terra, para onde traz sua apresentação Suzano San Duo, em que divide a noite com Guilherme Gê. Os dois embarcam numa viagem percussiva que sai de instrumentos clássicos como pandeiro e berimbau para ferramentas eletrônicas rítmicas como HandSonic e ATV aFrame, experimentando ritmos afrobrasileiros em loops e bases que passeiam por diferentes searas musicais, sempre voltando para a base do percussionista carioca, as mil facetas do samba. O espetáculo começa pontualmente às 20h e os ingressos estão à venda no site do Centro da Terra.
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O grupo Beat, formado por Adrian Belew, Steve Vai, Tony Levin e Danny Carey, anunciou que vai registrar sua existência em disco ao lançar um disco ao vivo no final de setembro. Beat Live registra o grupo-tributo à fase mais pop do clássico King Crimson e tornou-se turnê (que inclusive passou pelo Brasil esse ano) na apresentação feita em Los Angeles no ano passado. Assim fica registrada oficialmente esta homenagem criada por dois integrantes do King Crimson – Belew e Levin – ao lado de um dos guitarristas mais virtuosos do planeta e do baterista do grupo Tool, dedicada à trilogia de discos formada por Discipline (1981), Beat (1982) e Three of a Perfect Pair (1983) que o fundador do grupo, Robert Fripp, nem sequer menciona nos shows feitos depois dessa fase. O grupo lançou o clipe de “Neal and Jack and Me” para anunciar o lançamento do disco, que chega em setembro e já está em pré-venda, em três formatos: disco triplo em vinil, duplo em CD (mais o blu-ray com o show na íntegra) e uma edição limitada que ainda inclui um CD bônus e um livro de 36 páginas. Veja o clipe, a capa e as músicas dos diferentes formatos abaixo.
E numa nota paralela sobre o Crimson, grupo que teoricamente teria se aposentado devido à decisão de Fripp não fazer mais shows, em uma entrevista à revista Goldmine, o guitarrista e vocalista Jakko Jakszyk, que entrou na banda em 2013 depois de tocar um tempão em um grupo tributo ao KC, comentou sobre sua entrada na banda e deu com a língua nos dentes. “Foi incrível ter feito – e de alguma forma – ainda fazer parte do que está acontecendo, pois enquanto falamos estamos gravando um disco do King Crimson no estúdio”, comentou, para em seguida arrematar que, “quando vai sair e em qual formato – isso está muito além pra mim. Mas, sim, estamos fazendo aos poucos e há alguns meses a gerência perguntou se poderíamos. Então, sim. Tenho gravado com a expectativa que sairá em algum formato em algum momento. Mas quem sabe quando?” Continue
Sem novidades fonográficas desde seu disco mais recente, Freakout/Release, lançado em 2022, o grupo inglês Hot Chip acaba de anunciar sua primeira coletânea – Joy in Repetition, frase tirada de um verso do hit “Over and Over “-, que traz uma faixa inédita, “Devotion”, que chega com direito a clipe. O grupo também aproveitou a oportunidade para anunciar três shows que farão esse ano (além das participações em festivais europeus que já estão marcadas faz tempo), que acontecerão em setembro, em Londres (dia 5 de setembro), Nova York (dia 7) e Los Angeles (dia 9). Veja o clipe, a capa da coletânea e as músicas escolhidas abaixo: Continue
O maestro Fabio Massari acaba de anunciar a segunda edição de seu próprio festival, quando comemora mais uma vez aniversário reunindo velhos camaradas para ver uma sequência de bons sons ao vivo. O Massarifest 2025 acontece mais uma vez no Fabrique, quando ele traz para o Brasil o barulhento A Place to Bury Strangers, trio nova-iorquino que caminha entre o noise e o shoegaze e que fez duas apresentações arrebatadoras no Centro Cultural São Paulo quando fazia a curadoria por lá, em 2019. Antes dos gringos, quem começa a noite é a fusão das bandas indie Oruã e Retrato e o jazz funk do grupo instrumental Bufo Borealis, que ajudam a criar o climão da festa, que acontece no dia 14 de setembro e já está com ingressos à venda. Vamos lá celebrar mais um aniversário do reverendo, que traz o presente pra gente!
Assista aos shows do A Place to Bury Strangers que filmei em 2019 abaixo: Continue
A imersão começou. Com a primeira apresentação do Kartas em sua temporada 4A no Centro da Terra, a dupla carioca formada pela poeta Marcela Mara e pelo baterista Zozio, que desta vez vem acompanhada do tecladista Guilherme Paz e da baixista Karin Santa Rosa, fez o público entrar em um universo de texto e música que abraça tanto o improviso quanto a poesia falada, resvalando no free jazz, no canto livre, no noise, em sons da natureza e no ambient enquanto projetavam imagens no fundo do palco, lentamente hipnotizando os presentes rumo a um túnel de som e sentido que ainda contou com a guitarra frenética de Marcos Campello (que por vezes tocava trompete), o teclado frito de Negro Leo, o discurso dedo na cara de Siddhartha Animaina e o trompete de Talita de Jesus, convidados que entraram em momentos distintos da apresentação e, aos poucos, povoaram o palco ao mesmo tempo para um final de transe extático. Uma noite de tirar o fôlego que é só o começo de um mês de viagens ainda mais intensas.
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Começamos o segundo semestre de 2025 no Centro da Terra mergulhando no universo multidisciplinar dos cariocas Kartas, que completam dez anos em atividade fundindo ruído e texto na temporada 4A, que toma conta do teatro em todas as segundas-feiras de julho. Formado pela dupla Marcela Mara e Zozio, o Kartas vem acompanhado de Guilherme Paz e Karin Santa Rosa, que engrossam o caldo sonoro e textual das apresentações que, a cada nova semana, recebem diferentes convidados. As atividades começam neste dia 7, quando incluem Negro Leo (na vitrola e teclado), Marcos Campello (no trompete e guitarra), Siddhartha Animaina (na voz e eletrônicos) e Talita de Jesus (no trompete) na formação. Na próxima segunda, dia 14, é a vez de receber Paola Ribeiro (na voz e berimbau), Cacá Amaral (bateria), Paula Rebellato (no tambor, voz, pedais e teclado), Eldra (no trompete), Gustavo Torres (fazendo uma instalação sonora), além de receber os performers Herik Reis Kohl, Pedro Gutman e Nova Buttler. A terceira segunda, dia 22, tem como convidados TudoLiga NadaFunciona AKA Pacola (teclado, vitrola, monotribe e efeitos), Bernardo Pacheco (processamentos sonoros) e Bruno Trchmnn (rabeca), e na última segunda do mês, dia 28, os Kartas recebem Romulo Alexis (trompete), Bernardo Pacheco (processamento sonoro e guitarra), Rômulo França (saxofone alto), Clóvis Cosmo (flauta transversal), Rayra Pereira (eletrônicos), além das performances dos SVSTVS. Os espetáculos começam pontualmente às 20h e os ingressos já estão à venda no site do Centro da Terra.
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