Às vésperas da aposentadoria de Paul McCartney

Escrevi sobre o excelente show que Paul McCartney fez neste domingo em São Paulo – debaixo de uma senhora tempestade – para o site da CNN Brasil e aproveitei para repercutir os rumores de que ele está prestes a anunciar sua aposentadoria no show que fará no Maracanã no próximo sábado.

Leia abaixo:  

O fim do Sepultura

Estive na coletiva em que o grupo Sepultura anunciou sua turnê de despedida e escrevi uma matéria sobre o encerramento deste ciclo para a CNN Brasil.

Leia abaixo:  

Primavera quente!

Escrevi minhas considerações sobre a ótima segunda edição do Primavera Sound em São Paulo para o site da CNN Brasil. O sol inclemente e o longo e apaixonado show do Cure foram as principais atrações do evento, que pecou ao não ter um artístico tão contemporâneo quanto o da edição passada, mas que funcionou perfeitamente como evento, com poucas filas, boa divisão do Autódromo de Interlagos, distribuição de água, bom som e shows memoráveis: além do Cure, Beck, Slowdive, Killers e Pet Shop Boys fizeram apresentações intensas e memoráveis, além de Marisa Monte ter celebrado Rita Lee com a presença de seu companheiro, Roberto de Carvalho.

Leia abaixo:  

Quando o Clube do Choro virou o Cavern Club

Escrevi mais uma matéria para o site da CNN Brasil, desta vez sobre o inusitado show que Paul McCartney fez em Brasília pra pouco mais de 400 pessoas nesta terça-feira, no Clube do Choro, após conversar com alguns felizardos que puderam estar lá…. E será que vai ter outro show desses nessa turnê?

Leia abaixo:  

Quando a Taylor Swift veio para o Brasil

Fiz um balanço, a pedido do site da CNN Brasil, sobre a passagem da Taylor Swift por nosso país nos últimos dias de novembro, recapitulando tanto a tragédia da morte de uma fã em pleno show quanto a desorganização da produção, que não soube lidar com o calor extremo no Rio de Janeiro e nem chuvas e frio em São Paulo, filas, músicas inéditas no palco e a movimentação financeira que a tornam a maior popstar do mundo em 2023.

Leia abaixo:  

A economia de Taylor Swift

Escrevi sobre o impacto da atual turnê de Taylor Swift na economia norte-americana em mais uma colaboração para o site da CNN Brasil e aproveitei para conversar com gente do mercado de shows sobre como atrações internacionais – inclusive a vinda da própria Taylor, que estará entre nós no fim deste mês – mexem na economia do Brasil.

Leia abaixo:  

80 anos e dando tudo!

O anúncio da “última canção dos Beatles”, que será lançada na semana que vem com as duas coletâneas clássicas do grupo (a vermelha e a azul) em versões expandidas, é mais um exemplo que a geração baby boom, nascida durante a Segunda Guerra Mundial e responsável por mexer na história da cultura e do comportamento nos anos 60, segue à toda e sem dar sinal de aposentadoria à vista. Nomes como Rolling Stones, Pink Floyd, Roger Waters e os brasileiros Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Paulinho da Viola endossam sua vida criativa mesmo entrando na oitava década de vida. Foi sobre isso que escrevi na matéria que fiz nesta quinta-feira para o site da CNN Brasil.

Leia abaixo:  

Lá vem música nova dos Beatles… com inteligência artificial?

O anúncio mais cedo de que nesta quinta pela manhã teremos mais um lançamento dos Beatles ativou a expectativa por aquela que deve ser “a última faixa gravada pelos Beatles”, anunciada por Paul McCartney em junho, que deixou todo mundo nervoso achando que viria uma abominação gerada por inteligência artificial. Contei melhor essa história juntando especulações, o histórico de relançamentos do grupo e o testemunho de alguém que teria ouvido essa nova faixa – seria “Now and Then”, que foi abortada à época do terceiro Anthology? – e ouvido falar que ela anteciparia uma nova versão das clássicas coletâneas azul e vermelha num texto que escrevi para o site da CNN.

Leia abaixo:  

Um prédio que é uma obra de arte

Terceira matéria que escrevo para o site da CNN Brasil sobre a Bienal deste ano, esta, no entanto, tem o foco no palco do evento, o Pavilhão imaginado por Oscar Niemeyer para compor o conjunto arquitetônico do Parque Ibirapuera. Conversei com os professores e arquitetos Rodrigo Queiroz e Ciro Pirondi sobre a importância desta obra na carreira do arquiteto e para a cidade de São Paulo.

Leia abaixo:  

Uma curadoria única


Hélio Menezes,Grada Kilomba, Diane Lima e Manuel Borja-Villel (Foto: Divulgação)

Mais uma matéria que fiz para o site da CNN Brasil sobre a 35ª Bienal, que começou nesta quarta-feira, desta vez falando sobre o time curatorial da edição (os pesquisadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel) e a relação deles entre si e em relação ao tema que propuseram, Coreografias do Impossível.

Leia abaixo: