Que maravilha o show que Mônica Salmaso e André Mehmari fizeram neste fim de semana no teatro Paulo Autran do Sesc Pinheiros, revisitando o monumento à música brasileira que é o disco Elis & Tom que Elis Regina e Tom Jobim forjaram juntos – a princípio na marra e depois por prazer – em 1974. Celebrando a força desse encontro histórico, os dois optaram por não seguir a formação original do disco – que além da dupla ainda trazia uma banda (e que banda! César Camargo Mariano, Hélio Delmiro, Oscar Castro-Neves, Luizão Maia, Paulo Braga e Chico Batera, além dos gringos Bill Hitchcock, Hubert Laws e Jerome Richardson) – e fizeram uma versão minimalista e exuberante para esse conjunto de canções que fala à alma do nosso país. Optando por seguir a ordem original do disco, como um bom tributo a um álbum tem que ser, os dois só alteraram o final da noite, ao jogar “Inútil Paisagem” para o meio do show e não encerrar com uma música tão desoladora. Mônica até brincou com a carga dramática do disco, mencionando que a música mais animada chama-se “Triste”, e além de cantar passeou por alguns instrumentos de percussão, sempre no tom mínimo que escolheram para a homenagem, idealizada pelo compadre e bamba Lucas Nóbile. Tinha visto a cantora no meio do ano, no festival Jardim Sonoro, em Inhotim, celebrando a obra do maestro carioca ao lado de João Camareiro e Teco Cardoso, e sua voz parece ter sido talhada para o rigor de Jobim, bem diferente da carga dramática de Elis, que Tom achava exagerada antes de trabalhar com ela. Acompanhada apenas do virtuosismo delicado de Mehmari, Mônica estava completamente à vontade para seguir sua celebração de um dos pais do jazz brasileiro e a intimidade e longa amizade com André parecia pedir inclusive novas incursões por outros momentos da carreira de Tom. E além de hinos nacionais como “Águas de Março”, “Fotografia”, “Chovendo na Roseira”, “Corcovado”, “Modinha”, “Retrato em Branco e Preto”, “Pois É”, “Só Tinha de Ser Com Você” , “Brigas Nunca Mais”, “O Que Tinha de Ser”, “Por Toda Minha Vida” e as já citadas “Triste” e “Inútil Paisagem”, a dupla ainda voltou para um bis em que visitaram “Aos Pés da Cruz” (pérola gravada por Orlando Silva e eternizada por João Gilberto) e “Desde Que o Samba É Samba” (que Gilberto Gil e Caetano Veloso compuseram para o segundo volume do Tropicália), ambas contando com a participação do público. Foi maravilhoso – e tomara que tenham outros.
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O New York Times acaba de publicar uma lista de músicas para quem quer se aprofundar em jazz brasileiro e entre convidados ilustres como Marcos Valle, Joyce Moreno e Amaro Freitas figura este que vos escreve pinçando um dos meus momentos favoritos da história da música: o bis do show que Elis Regina fez no festival de Montreux, na Suíça, em 1979, ao lado de Hermeto Pascoal. Abaixo publico o texto original em português e a íntegra deste show que é um dos maiores acontecimentos da música do século passado e a lista do jornal nova-iorquino você lê neste link. Obrigado pelo convite senhor Marcus e valeu pela ponte senhor Jeff.
Elis Regina teria completado 79 anos neste domingo caso estivesse viva e seu filho João Marcelo Bôscolli aproveitou a efeméride para relançar a clássica “Para Lennon e McCartney” em uma roupagem 2024, só que com sabor de 1976. A cantora gaúcha registrou a versão para o clássico de Milton Nascimento quando estava gravando o disco Falso Brilhante mas ficou de fora deste disco. A versão de Elis chegou ao público depois de sua morte, quando foi incluída na coletânea póstuma Luz das Estrelas, de 1984, e depois incluído na trilha sonora de uma novela. O contrato com a gravadora da época venceu há um ano e meio e quando João Marcello foi procurado pela rádio Nova Brasil para ver se não tinha nenhum material da Elis para aproveitar a comemoração do aniversário, lembrou-se de “Para Lennon e McCartney”, que foi recriada em estúdio este ano. O vocal isolado da cantora feito para um especial de TV foi gravado no estúdio Vice-Versa (na época de propriedade de Rogério Duprat e da dupla Sá & Guarabyra), que hoje é o estúdio da gravadora Trama, de João Marcello, e toda a parte instrumental foi recriada neste mesmo estúdio este ano, só que com instrumentos e equipamentos de gravação equivalentes ao período em que o vocal foi gravado, pelos músicos Marcelo Maita (teclados), Conrado Goys (guitarra), Robinho Tavares (baixo) e Daniel de Paula (bateria). A produção da nova versão ficou por conta de João Marcello e seu irmão Pedro Mariano supervisionou o tratamento que foi dado à voz de sua mãe. “Saber que Lô Borges ouviu muitas vezes a faixae e se emocionou foi um momento repleto de significados”, me contou João Marcello, “além de Elis ser muito amiga dos Borges todos, ter a aprovação do Lô como compositor de ‘Para Lennon e McCartney’ foi muito importante para todos nós.” A faixa por enquanto só pode ser ouvida exclusivamente nas rádios da rede Nova Brasil e chega às plataformas de streaming no próximo dia 25.
Já falei que o documentário Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você não é o Get Back brasileiro porque as imagens do encontro desses dois ícones são muito mais intensas e emocionantes que as do seriado dos Beatles, além do clássico de 1974 ser muito melhor que o disco que John, Paul, George e Ringo gravaram em janeiro de 1969. O filme de Roberto de Oliveira não é tão bem acabado quanto a obra de Peter Jackson, mas o filme é obrigatório para todo mundo que gosta de cultura no Brasil. E finalmente sai da fase dos festivais para estrear nos cinemas no dia 21 de setembro. Verei – e chorarei – de novo.
Pude assistir neste sábado à primeira exibição de Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você, um dos principais títulos da edição deste ano do festival In Edit. O documentário de Roberto de Oliveira já seria um objeto de estudo por si só, afinal seu diretor, responsável por registrar a gravação desta obra-prima, sentou-se sobre estas imagens por mais de cinco décadas e transformou a expectativa em relação ao filme quase um personagem coadjuvante de sua criação.
No Twitter, o Jéferfon Menezes publicou o resultado das provocações que fez a um programa de inteligência artificial para que este completasse capas de discos clássicos brasileiros para além de suas fronteiras visuais – e como essa tal de IA viaja…
Imagine um festival reunindo Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethania, Elis Regina, Jorge Ben, Gilberto Gil, Nara Leão, Wilson Simonal, Vinícius de Moraes, Toquinho, Raul Seixas, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Erasmo Carlos, Jorge Mautner, Jards Macalé, Sergio Sampaio, MPB4, Wanderléa, Odair José e muitos outros artistas no auge da ditadura militar dos anos 70 — e também da chamada MPB? O Phono 73 aconteceu há 50 anos, quando, nos dias 11, 12 e 13 de maio de 1973, o Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, foi inaugurado com este elenco estelar, que fazia parte da principal gravadora do gênero à época, a Phonogram, liderada pelo visionário André Midani. Foi ele que vislumbrou um festival em que os artistas nao competiam e sim colaboravam, gerando encontros históricos como o que fez Gil e Chico criar o hino antiditadura “Cálice” (que nao foi tocado por censura prévia, fazendo com que o baiano mostrasse a música dias depois no histórico show que fez na USP, poucos dias depois), que reuniu Caetano Veloso e Odair José para cantar a polêmica “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar” (um dos primeiros hits do segundo, sobre prostituição) e colocou Gil e Jorge Ben para tocar juntos pela primeira vez a clássica “Filhos de Gandhi”. O festival foi registrado para se transformar em filme, mas infelizmente pouco mais de meia hora sobreviveu ao tempo. Felizmente esse pouco que sobrou foi parar no YouTube, para nossa alegria. Saca só.