Dogão é mau!

, por Alexandre Matias

Rick Bonadio deu uma entrevista inacreditável ao Bezzi:

Como foi o seu início na música?
Estudei música clássica, regência, entrei na USP, mas queria fuçar em estúdios. Minha mãe era costureira e professora de piano e quando fiz 16 anos me emprestou US$ 5 mil para eu abrir um estúdio no quintal de casa. Montei uma dupla de rap no início dos anos 80, Rick e Nando. Todo mundo pensava que era uma dupla sertaneja (risos). Imagina tocar rap nessa época. Mas foi assim que conheci o (o produtor e jurado de Astros) Arnaldo Saccomani. Foi aí que comecei a produzir.

Nesse começo, você produziu a dupla de palhaços Atchim e Espirro. Como alguém que veio do rap foi produzir dois palhaços?
Eu não era preto e não vivia na galeria no centro da cidade. Gostava era da música. A ideia do Atchim e Espirro era fazer uma coisa mais eletrônica, com umas baterias mais programadas. Modernizamos o Atchim e Espirro.

E você produziu junto ao Rafael Ramos o primeiro disco do Los Hermanos. Gostaria de voltar a trabalhar com eles?
Nunca. Los Hermanos é insuportável. A banda mais chata que eu já ouvi na minha vida. Naquele primeiro disco que eu produzi eles não eram. Depois piraram.

Mas o que aconteceu?
Eles têm talento, mas uma visão que não tem nada a ver com a minha. São muito pretensiosos. Acham que são muito mais talentosos do que são. Eles renegam Anna Julia, mas se não fosse por essa música não estavam aí. Quem renega o que já fez na vida, comigo não vai funcionar.

E agora você está com os Titãs.
Cresci ouvindo o disco deles e sempre deixei claro que os considero a maior banda de rock do Brasil. Era um sonho produzi-los.

Mas tem como tirar algo novo de uma banda que está prestes a completar 30 anos?
Eles têm um talento inesgotável. Eu não quero fazer mais um disco dos Titãs, não quero que seja igual aos outros. Acabei propondo um lance eletrônico e eles aceitaram imediatamente, mexi nas bases. Tem música que não tem bateria, músicas com vários elementos eletrônicos. É um exemplo de como saber amadurecer e ainda manter essa consciência profissional. Eles são éticos com o som deles, mas não são burros.

Lembrando que Rick Bonadio é o nome por trás de grandes sucessos do passado recente da música brasileira, como Mamonas Assassinas, CPM 22, Rouge, Charlie Brown Jr. e NX Zero.

Tags: , ,