Cure no Brasil… em 1987

, por Alexandre Matias

Houve um tempo no Brasil em que show internacional era mais ou menos o equivalente à descida de um OVNI. Dava pra contar nos dedos quantas bandas legais gringas vieram pro Brasil antes do primeiro Rock in Rio, em 1985, que funcionou como uma abertura dos portos para o circuito de shows internacionais da época. Mas no Rock in Rio só veio medalhão e uns poucos gatos pingados de pequeno/médio porte. Qual foi a surpresa de uma nação inteira de ouvintes (os proto-indies) ao saber que o Cure viria para o Brasil numa época em que eles estavam começando a fazer sucesso nos EUA e logo depois de lançar sua primeira coletânea….

O show não foi apenas um marco para quem assistiu (há quem prefira os do Echo & the Bunnymen, que aconteceram mais ou menos na mesma época e provocaram o mesmo nível de espanto), como mostrou para algumas gerações de fãs – e de futuros artistas – que era possível fazer sucesso sem precisar ser um popstar à la Michael Jackson ou Madonna, que eram os parâmetros de sucesso da época.

E qual foi a minha surpresa ao descobrir, logo após esse papo que Robert Smith pode estar voltando para cá, que tem vários trechos desses shows de 1987 no YouTube…

Tags: