Dua Lipa ♥ Kelly Clarkson, Leon Bridges, Fleetwood Mac e The Mamas & The Papas

Ainda em sua extensa turnê pelos Estados Unidos, Dua Lipa continua sua longa visita ao cancioneiro estadunidense agora fazer versões para músicas do Texas e da Califórnia. Na terça passada ela tocou a primeira data em Dallas, quando puxou o maior hit de Kelly Clarkson, “Since U Been Gone”, para emendar, no dia seguinte, com “Beyond”, do cantor e compositor Leon Bridges (que, nascido em Atlanta, foi criado em Forth Worth, no Texas – a mesma cidade em Clarkson nasceu), que subiu ao palco para dividir os vocais com a cantora. Já nos dois dos quatro shows que agendou em Inglewood, na região de Los Angeles, ela não mediu esforços e foi em dois clássicos, primeiro, no sábado, uma versão arrasadora para “The Chain” do grupo Fleetwood Mac (que apesar de inglês tornou-se outra banda com a entrada dos californianos Lindsey Buckingham e Stevie Nicks) e depois, no domingo, visitando o hino hippie “California Dreaming”, do grupo The Mamas & The Papas. Ela ainda faz mais duas datas na mesma cidade – terça e quarta – e o repertório que pode ser visitado é muito extenso. Alguma aposta?

Assista abaixo:  

Magdalena Bay + Japanese Breakfast ♥ MGMT

Magdalena Bay e Japanese Breakfast dividiram mais do que a escalação do sábado no festival Austin City Limits, nos EUA, que aconteceu neste fim de semana quando a dona da última banda, Michelle Zauner, convidou a dupla da primeira para subir ao palco no final de sua apresentação. E a música que escolheram para tocar bateu tanto no ponto de vista nostálgico quanto no tema da canção, quando voltaram à já clássica “Time to Pretend”, da dupla MGMT, numa versão muito astral.

Assista abaixo:  

Taí o Paul tocando “Help!” na íntegra pela primeira vez desde que saiu dos Beatles

Não tínhamos essas imagens porque no primeiro show de sua turnê pelos EUA (aquela Got Back Tour que passou por aqui em 2023), o cara teve a manha de fazer um show pra menos de 5 mil pessoas (“apenas 5 mil pessoas”) e com isso pode restringir o uso de câmeras ou celulares na apresentação que fez semana passada. Mas como sempre tem alguém filmando, eis que…

Assista abaixo:  

LCD Soundsystem + Pulp ♥ Heaven 17

Quando Pulp e LCD Soundsystem anunciaram que fariam shows juntos no Hollywood Bowl, clássica arena de shows em Los Angeles, nos Estados Unidos, é claro que sabíamos que seriam apresentações memoráveis. O que não dava para prever era a colaboração entre os dois grupos que aconteceu quase no final do show do grupo de Nova York, quando o vocalista do Pulp Jarvis Cocker juntou-se à banda para tocar a memorável “(We Don’t Need This) Fascist Groove Thang”, um dos hits da clássica banda de tecnopop Heaven 17, um improvável mas coerente ponto de encontro entre os dois grupos. O LCD Soundsystem já tinha tocado a música no disco ao vivo Electric Lady Sessions, que foi gravado no histórico estúdio Electric Lady que Jimi Hendrix fundou em 1968, mas nunca a havia tocado num show de fato como aconteceu na apresentação de sexta-feira, quando Cocker dividiu os vocais com a vocalista do LCD Nancy Whang – ainda mais cantando ESSA música em plenos Estados Unidos de 2025. Bom demais!

Assista abaixo:  

Paul McCartney ressuscita “Help!”

Paul McCartney começou a perna estadunidense de sua turnê Got Back! (aquela com a qual ele passou aqui há dois anos) com uma música que não tocava desde o ano em que ela foi composta, 60 anos atrás. Paul só havia tocado “Help!” ao vivo depois do fim dos Beatles quando incluiu um trecho da canção no setlist da turnê Flowers in the Dirt, a primeira que o trouxe ao Brasil, em 1990. Mas ela nunca havia tocado a música na íntegra como fez no primeiro show desta nova fase de apresentações, que aconteceu nessa sexta-feira, na arena Santa Barbara Bowl, na cidade de Santa Barbara, na Califórnia. Com menos de cinco mil lugares, a casa de shows pode evitar que as pessoas usassem seus celulares durante o show, por isso o único registro que se tem até agora deste momento foi capturado do lado de fora do ginásio a céu aberto. Não se sabe ainda nem se ele vai incluir “Help!” no repertório dos próximos shows ou se vai aproveitar para resgatar músicas que não toca há tempos. De qualquer forma, estaremos aqui esperando.

Assista abaixo:  

Rosé ♥ Lana Del Rey e Paul Simon

Dos maiores nomes do K-pop, as integrantes da banda Blackpink – possivelmente o maior girl group de todos os tempos – estão dedicando-se a divulgar suas carreiras solo enquanto não lançam mais nada coletivamente, além dos shows. E embora minha favorita seja Lisa (que lançou um dos melhores discos de dance music do ano, o ótimo Alter Ego), provavelmente a mais conhecida de todos – pelo menos deste lado do planeta – é Rosé, que ano passado emplacou um hit com Bruno Mars, a insuportável “APT.”. Mas essa semana ela resolveu mostrar que não está nessa só pra fazer o povo dançar e, em uma apresentação no programa do entrevistador Howard Stern, puxou duas músicas alheias para mostrar a amplitude de suas referências, ao emendar a balada “Norman Fucking Rockwell” de Lana Del Rey com a imortal “50 Ways to Leave Your Lover”, de Paul Simon. Ficou fino, saca só.

Assista abaixo:  

Chappell Roan ♥ Nancy Wilson

Desde o ano passado Chappell Roan vem incluindo a clássica “Barracuda”, do grupo Heart, em seus setlists, mas neste domingo, quando tocou no Forrest Hills Stadium em Nova York, ela teve uma participação especial digna dos shows da Dua Lipa, quando convidou a guitarrista do grupo original, Nancy Wilson, para tocar um dos riffs mais memoráveis de sua carreira. Ficou foda.

Assista abaixo:  

Dua Lipa ♥ Donna Summer, Outkast e TLC

Tão acompanhando a turnê da Dua Lipa pelos EUA? Ela segue homenageando cada cidade que passa, cantando músicas de artistas locais a cada novo show. E se no primeiro show que fez em Boston celebrou o Aerosmith, no segundo ela foi na veia da disco music puxando o clássico “Bad Girls”, da Donna Summer. Depois, passou por Atlanta e, em cada um dos dois shows que fez na cidade, saudou primeiro a dupla Outkast (cantando a inevitável “Hey Ya”) e depois o célebre trio TLC (com a imortal “No Scrubs”). E agora ela tem quatro datas em Nova York, vamos ver…

Assista abaixo:  

Ana Frango Elétrico ♥ Marcos Valle (e Crystal Waters!)

Às vésperas de despedir-se de seu terceiro disco em uma série de shows pelo Brasil, Ana Frango Elétrico lança o segundo single posterior ao lançamento do disco, que acaba funcionando como complemento ao álbum de 2023. Depois da deliciosa “A Sua Diversão” é a vez de ela registrar numa mesma música, as duas versões alheias que toca no show para além do repertório do álbum, quando visita a parceria de Eumir Deodato e João Donato via Marcos Valle, que convidou para participar de sua gravação para “Nâo Tem Nada Não”, que ela emenda com o hit grudento “Gipsy Woman” da hipnotizante Crystal Waters. Coisa fina, saca só:  

Dua Lipa ♥ Aerosmith

Dua Lipa segue sua turnê pelos Estados Unidos e, como tem feito em todos os shows, sempre homenageia um artista local quando chega a uma nova cidade. E no primeiro show que fez em Boston, nesta terça, resolveu celebrar uma das maiores (e mais malas) bandas de rock daquele país ao escolher cantar a balada “I Don’t Want to Miss a Thing”, do Aerosmith. Como ela tem mais um show para fazer na cidade, resta saber que outro artista local ela pode celebrar – escolher pérolas dos Pixies, do New Edition, dos Lemonheads, do New Kids on the Block ou dos Cars? Minhas apostas: “I Feel Love” da Donna Summer, alguma do James Taylor ou “More than a Feeling” da banda que leva o nome da cidade.

Assista abaixo: