Boards of Canada via Machinedrum

, por Alexandre Matias

O que o Boards of Canada tem de importante para a música eletrônica, também tem de misterioso e desconhecido. A ponto de terem uma única música não-lançada recriada por um fã ensandecido, o produtor norte-americano Travis Stewart, que assina como Machinedrum. E, ao baixar o áudio de um pirata de um dos raríssimos shows da dupla – quando tocaram no aniversário de 10 anos da gravadora Warp, em 1999 -, ele ficou impressionado com a última faixa, uma composição sem nenhum registro além daquela apresentação. Ele escreveu ao tentar recriá-la em laboratório:

“A faixa de encerramento nesse show sempre foi um mistério pra mim. Até onde eu sei, ela não tem título e nunca foi lançada. É muito provável que seja uma das minhas coisas favoritas das feitas por eles e realmente é uma pena que nunca tenha sido lançada. Dá pra ouvir a gravação pirata original – com qualidade bem ruim – aqui:

“Avançamos até o meio de 2012…”, continua. “E já que sou um nerdaço, decidi reproduzir a gravação desse pirata só pela diversão. Usando a gravação original, eu sobrepus novas batidas sobre os padrões de bateria que já existiam – quase 100% fiel ao original -, toquei algumas partes de sintetizador e a linha de baixo. A única parte que não tentei recriar foram as partes originais ao vocoder e alguns samples aleatórios, por isso deixei a gravação do pirata. Fiquei tentado em produzir uma versão mais curta, de 4 ou 5 minutos, mas percebi que deveria deixar a obra em sua duração original – apesar de que, pela duração, é mais provável que tenha sido um improviso ao vivo”.

Eis então a música desconhecida do Boards of Canada recriada pelo Machinedrum:

Tags: ,