Universidade Trabalho Sujo: Beatlelogia

Salve! Eis mais um curso online da Universidade Trabalho Sujo. Beatlelogia é um mergulho na história dos Beatles para mostrar porque o quarteto de Liverpool é um dos maiores movimentos culturais do século passado e porque ainda são importantes meio século depois. O curso terá uma aula por semana e durará o mês inteiro. As datas do curso serão os dias 9, 16, 23 e 30 de setembro, às quintas-feiras, das 20h às 21h. O valor do curso é de 200 reais e você também pode optar por aulas avulsas, ao preço de 60 reais cada aula. Eis as aulas oferecidas:

Aula 1, dia 9 de setembro: Os primórdios em Liverpool
Na primeira aula falo sobre a Inglaterra do pós-guerra, a importância da cidade portuária que viu o grupo nascer, como John Lennon conheceu Paul McCartney e como George Harrison e Ringo Starr se juntaram aos Beatles, que começou a criar sua reputação na adolescência, tornando-se profissionais na marra graças a temporadas em Hamburgo, na Alemanha.

Aula 2, dia 16 de setembro: Beatlemania!
Depois que o empresário Brian Epstein toma as rédeas do quarteto, primeiro a Inglaterra, depois os Estados Unidos e, finalmente, o mundo, se apaixonam pelo grupo, que torna-se o maior fenômeno cultural de massas de seu tempo. Esse sucesso gigantesco formou as bases para a indústria do entretenimento como a conhecemos hoje, além de instigar os Beatles para evoluir artisticamente.

Aula 3, dia 23 de setembro: Fora dos palcos
O grupo para de fazer shows e passa a dedicar-se ao estúdio, gravando obras-primas que seriam impossíveis de serem executadas ao vivo. Isso também faz o grupo desenvolver interesses paralelos à música e começar a experimentar suas carreiras solo, enquanto os atritos internos começavam.

Aula 4, dia 30 de setembro: O fim e o começo de uma nova era
Os anos tensos que por fim fizeram os Beatles encerrar sua carreira são cruciais para entender como, mesmo no fim, eles sabiam da importância de seu legado – pois o rock já não era mais rock’nroll e a cultura pop havia atingido um nível inédito.

As inscrições podem ser feitas neste link.

Vida Fodona #739: Vamo na manha

Agora que o sol saiu…

Ouça aqui.  

Vida Fodona #736: Sessão de descarrego

Pra espantar esse inverno mental.

Ouça aqui.  

Vida Fodona #725: Let’s rock

Aquela dose de energia…

Ouça aqui.  

Vida Fodona #723: Vem comigo

Sim, você.

Ouça aqui.  

Vida Fodona #722: A porta tá aberta

Chega mais…

Ouça aqui.  

Vida Fodona #719: Sei lá o que tá acontecendo

Tantas coisas acontecendo, tantos sentimentos superpostos que eu nem sei mais de nada…

Ouça aqui.  

Vida Fodona #717: Tarde chuvosa de sexta-feira

Vamos lá…

Ouça aqui.  

Vida Fodona #714: Desanuviar essa vibe

Porque essa última semana foi pesada…

Ouça aqui.  

Rádio Trabalho Sujo: O fim dos Beatles

Finalmente estou tirando um velho projeto da manga: Rádio Trabalho Sujo não é apenas o meu primeiro programa que apresento sozinho no meu canal (além do CliMatias, claro), como também o primeiro que faço sobre música, algo que me cobro faz tempo. Rádio Trabalho Sujo começa como um programa em vídeo, mas seu intuito é incluir músicas e se tornar um programa em áudio que também pode se tornar um podcast – antecipando uma das grandes mudanças que veremos no canal durante 2021. A ideia é sempre contar histórias da história da música – e resolvi começar pelo final de uma das histórias que mais gosto de contar, o dos Beatles. E esta versão em áudio também aparece no Dublab, na primeira parceria que fecho com a rádio online.