Revelada em menos de 48 horas após seu anúncio, a nova versão do Anthology dos Beatles recapitula a autobiografia que o grupo escreveu para si mesmo no fim do século passado nas três frentes originais. Há uma nova edição do livro original de 1995 que será lançada no dia 14 de outubro (já em pré-venda), mas ainda não há informações sobre se há alguma alteração ou atualização em relação à versão original, que não estava mais em catálogo. Na versão para a TV foi acrescido um nono episódio inédito, dedicado ao reencontro dos três remanescentes nos anos 90, quando gravaram as três faixas depois da morte de John Lennon que ancorariam os três volumes da coletânea original, além de esta ser disponibilizada no serviço de streaming Disney+ a partir do dia 26 de novembro, quando serão lançados os três primeiros episódios (o que leva a crer que o resto da série será lançada semanalmente). E na versão musical, que chega às plataformas de áudio no 21 de novembro e também está em pré-venda, acrescenta-se um quarto disco duplo com mais sobras de estúdio e demos do grupo durante os anos 60, boa parte delas já lançadas nas versões expandidas dos discos gravados entre 1966 e 1969, mas não há nada das gravações na Alemanha ou no Cavern Club, nem o “Helter Skelter” com 27 minutos ou a lendária “Carnival of Light”, contudo (e como previsto) traz versões melhoradas dos dois singles póstumos lançados nos anos 90, “Real Love” e “Free as a Bird”, este último já antecipado numa versão remasterizada do clipe, abaixo:
Ó os Beatles aí de novo… Já escancararam que vem um Anthology novo aí (aleluia irmãos!), mas e esse número 4, hein? Será que tem um quarto volume da versão em disco da compilaçao de raridades oficial do grupo (que originalmente foi lançada em três CDs duplos) pra deixar todo mundo de cara (o inconsciente coletivo de todos grita “Carnival of Light”)? Hein? Hein?
Nessa sexta-feira, um dos shows mais importantes de todos os tempos fez 60 anos, quando os Beatles comemoraram o aniversário do primeiro show musical realizado num estádio. Sua aparição no estádio de beisebol Shea Stadium, em Nova York, culminou a turnê que o grupo fazia em 1965 resolvendo de forma drástica uma questão que perseguia sua crescente popularidade: como colocar mais pessoas num show dos Beatles? O salto de casas de shows e galpões improvisados como tal para estádios antes destinados apenas aos esportes começou quando o grupo inglês reuniu mais de 55 mil pessoas ao mesmo tempo naquele 15 de agosto de 1965, mudando os parâmetros para apresentações musicais para sempre, que passaram a atingir públicos cada vez maiores, chegando hoje à casa dos milhões. Era uma evolução impensável até mesmo nos intensos anos 60, que só ampliou ainda mais as fronteiras para a megalomania da década seguinte, tornando a música cada vez mais parte do dia-a-dia do público. Se hoje aquela apresentação é tida como histórica, à época foi um teste dos limites para todos os envolvidos, tanto o público que não conseguia ouvir a banda (pois não havia caixas de som para tanta gente e o grupo usou o mesmo sistema de som do estádio que anunciava lances do jogo nas partidas que realizava), quanto da produção que teve de lidar com dezenas de milhares de jovens muito empolgados (a ponto de tentar invadir o palco, num tempo em que não havia público na “pista”, apenas nas arquibancadas) e até da própria banda (que em pouco tempo abandonaria os shows por não conseguir se ouvir enquanto estava no palco). O show foi gravado por doze câmeras da BBC e transformado num documentário de 50 minutos exibido no ano seguinte pela emissora inglesa (e lançado nos cinemas dos Estados Unidos no mesmo período), mas nem o vídeo nem o disco ao vivo tiveram lançamentos oficiais do show, que só circula em cópias piratas desde os anos 70. Seria ótimo se o grupo relançasse (em versão remasterizada) esse esquecido documentário…
Wilsera me chamou mais uma vez pra participar de sua festa o Baile de Eleanor Rigby, dedicada apenas aos Beatles – esta edição especificamente comemorando o cinquentenário de Help!. A festa acontece dia 16 de agosto no Cineclube Cortina e os ingressos já estão à venda.
No primeiro show que fez em Liverpool, Dua Lipa preferiu fugir da obviedade e fez uma versão para uma música que todo mundo conhecia, mas que poucos sabiam que tinha vindo daquela cidade. No show seguinte, nesta quarta-feira, ela preferiu escancarar a obviedade e foi em uma das músicas mais conhecidas do grupo mais conhecido da história da secular cidade portuária inglesa, pinçando “Hey Jude” dos Beatles em uma versão deslumbrante. Só faltou o Paul aparecer de surpresa, como fez há algumas semanas no show de Bruce Springsteen na mesma cidade, mas nem tudo é perfeito.
Por incrível que pareça, Bruce Springsteen tocou pela primeira vez em sua carreira em Liverpool, na Inglaterra, neste sábado – e para celebrar a ocasião convidou ninguém menos que o principal cidadão vivo desta cidade para participar de seu show. Não é a primeira vez que Paul McCartney sobe ao mesmo palco que Bruce, mas é muito legal ver a animação do boss norte-americano tocando “Can’t Buy Me Love” junto com seu ídolo inglês (bem como ver Steven Van Zandt tocando o que talvez deva ter sido um dos primeiros solos de guitarra que aprendeu na vida).
Paul McCartney descobriu mais fotos que fez com sua Pentax 35 mm no auge da Beatlemania, entre dezembro de 1963 e fevereiro de 1964 e elas serão exibidas pela primeira vez em uma exposição que abre no próximo fim de semana na galeria norte-americana Gagosian, em Los Angeles. Rearview Mirror: Photographs, December 1963–February 1964 reúne 36 fotos inéditas e abre logo após ele ter lançado o livro e a exposição itinerante Eyes Of The Storm, em 2023, que também traz fotos feitas pelo beatle naquele mesmo período. A exposição fica em cartaz até junho e não há previsão que torne-se outro livro ou que irá para outra galeria – até agora.
Veja algumas fotos abaixo, bem como um vídeo feito pela galeria que mostra o beatle comentando (e autografando) suas fotos, ampliadas em tamanhos que ele nunca havia imaginado:
Eis os Beatles no cinema: Harris Dickinson (que fez Triângulo da Tristeza e Babygirl) como John Lennon, Paul Mescal (da série Normal People e dos filmes Todos Nós Desconhecidos e Aftersun) como Paul McCartney, Barry Keoghan (de The Banshees of Inisherin, Dunkirk e Saltburn) como Ringo Starr e Joseph Quinn (que fez a série Stranger Things e os filmes Um Lugar Silencioso: Dia Um, além do futuro Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, que estreia esse ano) como George Harrison. O elenco dos quatro filmes que Sam Mendes dirigirá sobre a história da maior banda de todos os tempos foi oficializado nesta segunda-feira, no primeiro dia do evento Cinemacon, feito pela Sony, produtora do filme, que está acontecendo no Caesars Palace em Las Vegas, nos EUA. Os quatro filmes estrearão no mesmo mês – abril de 2028, embora ainda não hja nenhuma informação sobre a ordem de exibição – e serão chamados oficialmente de The Beatles – A Four-Film Cinematic Event, que o próprio diretor disse ser o primeiro projeto para ser maratonado em salas de cinema. Os quatro atores compareceram ao evento e disseram, cada um deles, um verso da música Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, que abre o disco de mesmo nome: “É maravilhoso estar aqui. Realmente é muita emoção. Vocês são um público tão amável. Queríamos levar vocês pra casa”. Os quatro filmes serão filmados ao mesmo tempo: “Estou tendo flashbacks de Avatar”, brincou o principal executivo do estúdio, Tom Rothman, ao lembrar da megalomnia da franquia de James Cameron, também produzida pela Sony. E aí, qual é a sua expectativa sobre esse projeto? Eu acho que pode dar muito certo.
Essa eterna pergunta está sempre aberta para uma novo sim, que desta vez veio de Vancouver, no Canadá, quando o dono da loja de discos Neptoon Records, Rob Frith, tirou uma noite para ouvir fitas de rolo que tinha guardadas em sua loja no estúdio de um amigo que tinha um equipamento adequado para ouvi-las. E ao sacar um rolo escrito “Beatles 60 Demos” na caixa, pensou que iria ouvir a gravação de algum disco pirata conhecido que tinha sido passado para aquela fita, mas qual foi sua surpresa ao se deparar com o que parece ser a fita master da clássica e infame sessão que John, Paul, George e Pete Best – Ringo ainda não tinha entrado na banda e sua ausência é notável – registraram no estúdio da gravadora Decca, em Londres, no primeiro dia de 1962. A gravação é conhecida dos beatlemaníacos e entrou para o hall da infâmia mundial ao ser o material que fez aquela gravadora não assinar com a banda que mudaria a história do mundo. Mas a fita descoberta por Frith, ao menos a partir dos dois trechos que ele postou em seu Instagram (“The Sheik of Araby” e “Money (That’s What I Want)”, ouça abaixo), parece ser um registro muito melhor do que os conhecidos até hoje – que inclusive os que entraram na Anthology, coletânea tripla que o grupo lançou nos anos 90 oficializando uma série de registros piratas para sua própria discografia. O que nos leva a um assunto que devo falar mais por esses dias: os 30 anos de Anthology e a necessidade do grupo de lançar uma nova edição da clássica compilação, que veio acompanhada de um documentário que não está em nenhum canal de streaming… Mas depois falo mais sobre isso.