Eu e Moot

Daqui a pouco encaro a difícil e divertida missão de mediar uma conversa entre o público do YouPix e o criador do 4chan, Christopher “Moot” Poole, principal atração do YouPix nesse ano. O papo começa às 21h e o YouPix acontece no Porão das Artes, no Prédio da Bienal, no Ibirapuera. Bora?

Gil ontem no YouPix 2011

Ontem, no palco do YouPix, ao final de uma entrevista bem humorada e altamente viajandona (ao ser perguntado, através de um telão que filtrava tweets com a hashtag com o nome do evento, sobre a maconha, ele respondeu que não havia trazido, com um ar lacônico e irônico… “Fumo mas não trago”, emendou um trocadilho), Gil sacou o violão e tocou “Aos Pés da Santa Cruz”, clássico imortalizado por João Gilberto.

Uma hora e meia com Gilberto Gil

Inicio minha participação no YouPix hoje, entrevistando Gilberto Gil ao lado de outros nomes (a saber: Bia Granja, Inagaki, VJ Marimoon, Bob Fernandes, Mona Dorf, Rafinha Bastos, Rosana Hermann, entre outros. O papo começa às 20h30 e acontece no Porão das Artes da Bienal, no Parque Ibirapuera. Vamo?

Discutindo jornalismo cultural

Hoje participo do FILE, Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, em mesa redonda mediada pela coordenadora do festival, Eliane Weizmann. Também participam da mesa Alessandro Ludovico, crítico de mídia e editor-chefe da revista Neural; Régine Debatty, do blog we-make-money-not-art.com e Victoria Messi, do site El Pez Eléctrico. Como diz o texto do evento, “a mesa redonda irá tratar das problemáticas do jornalismo cultural contemporâneo e sua atuação frente à complexidade das manifestações culturais do século 21”. O debate acontece no Centro Cultural São Paulo nesta quinta, às 18h. Mais informações no site do evento.

Hoje na Expo Y: Alexandre Matias entrevista Bia Granja


A partir de hoje participo da Expo Y entrevistando três dos principais nomes da internet brasileira sobre seus assuntos de expertise. Às 14h, falo com a Bia Granja sobre o papel da opinião na cultura da internet. A Expo Y acontece no Pavilhão da Bienal e essa mesa das 14h é fruto de uma parceria do evento com o Link Estadão, que continua amanhã, quando converso com o Tiago Dória sobre jornalismo, e na quarta com o Carlos Merigo sobre publicidade. Vamos lá?

Chegando na cidade da Banda Mais Bonita da Cidade

Bate-volta em Curitiba, pra uma sessão dupla em plena terça: primeiro trocando uma idéia no Ciclo de Palestras de Comunicação, na Sala Atos do Sesc Paço das Artes.

Serviço:
Endereço: Praça Generoso Marques, 189, 80020230 Curitiba
Telefone: 41 3234 4200
Palestrante: Alexandre Matias
Data: 24/05
Horário: 19h
Local: Sala de Atos
Lugares: 60
Preço: R$ 5 comerciário e estudantes / R$ 10 usuários (é necessária a carterinha do SESC)

Depois, colo no Kitinet onde ponho algumas das idéias da palestra em prática. Quem anima?

Terça Clássica
Claudinho Yuge recebe Alexandre Matias (Trabalho Sujo), Heitor Humberto (Banda Gentileza), Alec Ventura (Copacabana Club) & Denis Pedroso (INMWT).
24/05 # 21hr # R$3
Kitinete (rua Duque de Caxias, 175. São Francisco)

Impressão digital #0060: Crítica musical e jornalismo cultural

Minha coluna no Caderno 2 desse domingo foi sobre o debate que participei na quinta passada.

Mudança inevitável
Crítica musical e internet

Na quinta-feira da semana passada, participei do 3.º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural, evento que ocorreu no Sesc Vila Mariana e trouxe nomes como o cineasta alemão Werner Herzog, o filósofo esloveno Slavoj Zizek, a ensaísta norte-americana Camille Paglia e o escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez. Estive em uma mesa cujo tema era A Produção Musical Contemporânea e a Crítica Especializada e, comigo, participavam os jornalistas Pablo Miyazawa, editor da versão brasileira da revista Rolling Stone, e Marcus Preto, do jornal Folha de S. Paulo, e o músico Zeca Baleiro.

Muitos podem estranhar a presença de um editor de um caderno de tecnologia – que é o que faço, caso alguém não saiba (edito o Link, publicado todas as segundas-feiras neste jornal) – em uma mesa que se propunha a discutir produção cultural e crítica musical, mas bastou o papo começar para perceber que não dá para dissociar o que está acontecendo tanto em termos de criação quanto de avaliação – artistas e críticos estão sendo igualmente afetados pelo impacto que as mídias digitais (não só a internet, mas principalmente ela) vêm causando em suas atividades.

Pablo falou da dificuldade em falar de lançamentos de discos numa época em que estes aparecem primeiro na internet e depois nas lojas – antes, até mesmo, de chegar aos jornalistas, que, em outros tempos, recebiam os álbuns previamente para que pudessem publicar suas matérias simultaneamente ao lançamento comercial. Zeca Baleiro concordou e disse que a melhor crítica musical feita no Brasil atualmente – e a pior – vem acontecendo longe dos jornais e sim em blogs.

Citei que tive a felicidade – ou melhor, a sorte – de cobrir música na época em que o Napster apareceu, em 1999. O primeiro programa de trocas de MP3 revolucionou a forma como consumimos música até hoje e em menos de um ano depois de seu lançamento, seus criadores já sentavam em bancos de tribunais sendo acusados de ter facilitado a pirataria.

E ao mesmo tempo em que os autores do software eram processados, o Radiohead lançava seu quarto CD, que vinha sendo aguardado devido ao sucesso de seu antecessor, OK Computer. Só que, pela primeira vez na história, aconteceu um fenômeno novo: o disco apareceu na internet meses antes de ter sido lançado comercialmente. Sem refletir, a indústria cravou que o disco seria um fracasso de vendas, pois muitos dos fãs que comprariam o disco já o teriam em casa, em seus computadores, de graça. Para piorar, Kid A, o disco que havia vazado, era experimental e hermético. Mas a indústria errou – e o álbum foi um dos mais vendidos daquele ano, mesmo tendo aparecido gratuitamente antes de ser lançado.

As mudanças que vêm sendo impostas pela digitalização quase sempre são recebidas com ceticismo ou temor, sem que se pense em como os ouvintes – agentes culturais sem nome, mas tão importantes quanto a indústria, a crítica e o artista – vão recebê-las. Por isso, me sinto felizardo por ter começado a cobrir tecnologia a partir de mudanças que ocorreram na área cultural. E, assim, posso participar de uma mesa sobre crítica musical, mesmo que não exerça essa função.

Liberdade Digital e Direito Autoral, hoje no Sesc Pinheiros


Falo daqui a pouco no Sesc Pinheiros, num debate sobre direito autoral e internet organizado pelo pessoal do Projeto Axial, que criou o software Bagagem, para facilitar a distribuição digital de novos artistas.

Dia 21 – 15 h – “Liberdade Digital e Direito Autoral” – Discussões sobre a cultura digital e eletrônica, o mercado musical e suas implicações em relação aos direitos autorais. Quais modelos de circulação de idéias e produtos serão aceitos nos próximos anos?

• Sergio Branco – integrante do Creative Commons Brasil, professor da FGV especialista em direito autoral.
• Mesac Silveira – É pesquisador do grupo CEPOP / ATOPOS – estudos sobre a cultura digital – da ECA USP e coordena o grupo de pesquisa Soundscape – arte, cultura e as novas tecnologias da comunicação (USP).
• Pedro Markun – (Casa da Cultura Digital)
• Alexandre Matias – (Caderno Link/O Estado de S. Paulo) jornalista e cobre música e tecnologia há mais de 15 anos.

Mediação: Fernão Ciampa e Felipe Julián

O evento é gratuito e as entradas estão sujeitas à lotação do auditório (101 lugares). É preciso retirar o ingresso para o debate com antecedência. O Sesc Pinheiros fica na Rua Paes Leme, 195, em, claro, Pinheiros.

Mais sobre jornalismo cultural

E logo depois da mesa de ontem, me puxaram para participar de um programa ao vivo, transmitido via web, direto do próprio Sesc Vila Mariana. O Estúdio Aberto é exatamente o que diz ser: um estúdio de TV foi montado no meio do Sesc e quem estiver passando pode acompanhar os diferentes processos de transmissão de um programa instantaneamente. Apresentado pela Lorena Calábria, o programa ainda teve, além da minha participação, as presenças do professor Carlos Vogt e do jornalista Ricardo Calil. Foi nesse bate-papo que falei a frase que criou uma micropolêmica ontem no Twitter, mas aí dá para entender o contexto melhor (espero).

Enquanto isso, no 3º Congresso Internacional de Jornalismo Cultural da Revista Cult…

Lá vou eu falar sobre crítica musical num evento cheio de atrações internacionais,. produzido pela revista Cult no Sesc Vila Mariana: Herzog, Zizek, Gutierrez, Paglia e um monte de outros bambas, a maioria brasileiros. Me chamaram de “escritor” na programação, mas creio que queriam dizer “jornalista”. Tudo bem, é tudo texto:

11h30 – A produção musical contemporânea e a crítica especializada
Alexandre Matias (escritor e editor do caderno Link, do jornal O Estado de São Paulo), Pablo Miyazawa (diretor de redação da revista Rolling Stone) e Zeca Baleiro (músico)
Mediação: Marcus Preto (crítico de música da Folha de São Paulo)

Depois, às 14h, entro ao vivo no Estúdio Aberto, produzido pelo Sesc durante o evento, e converso com Lorena Calábria, Carlos Vogt e o Ricardo Calil sobre alguns dos temas discutidos durante a semana.