Inferninho Trabalho Sujo apresenta Hoovaranas e Jovita @ Picles (20.6)

Nessa sexta-feira temos mais uma edição do Inferninho Trabalho Sujo no Picles, quando reunimos duas bandas instrumentais psicodélicas que estão despontando na cena brasileira. Quem abre a noite é o trio da Zona Leste Jovina, que já tocou na festa mas estreia no palco do Picles, seguido pelos festejados Hoovaranas, que vêm de Ponta Grossa para tocar pela primeira vez na festa. Depois dos shows, que começam às 22h, quem segura a noite madrugada adentro sou eu e minha comadre Pérola Mathias, que está se segurando para não transformar a pista do Picles numa quadrilha de São João. E quem garantir o ingresso antecipado e chegar antes das 21h30 não paga pra entrar. Vamos?

Desaniversário | 14.6.2025

E neste sábado temos mais uma edição da Desaniversário no Bubu, desta vez em parceria com a Feira do Livro, que também começa neste fim de semana. A festa é dividida com a festa de abertura do evento e começa a partir das 19h, mas a Desaniversário de fato começa a partir das 22h, quando assumimos a discotecagem daquele jeito. O Bubu fica na marquise do estádio do Pacaembu e a festa vai até a meia-noite, por isso não deixe pra chegar tarde… Vem dançar com a gente!

Como foi a festa da entrega dos prêmios de 2024 do troféu da APCA

Na terça desta semana aconteceu a premiação da Associação Paulista de Críticos de Arte no teatro Sérgio Cardoso, quando os agraciados de todas as categorias contempladas pela associação foram receber seus troféus em público. E durante a categoria música popular, da qual faço parte da comissão julgadora, tivemos a honra de reunir, num mesmo palco, Alaíde Costa (que recebeu o merecido primeiro aplauso de pé da noite), Amaro Freitas, os grupos Black Pantera e Boogarins, representantes dos Racionais MCs e de Hermeto Pascoal e os autores do disco Maria Esmeralda, que aproveitaram a oportunidade para apresentar uma das músicas do disco (a excelente “Todo o Tempo do Mundo”) ao vivo. Além de mim também participam da comissão de música popular Adriana de Barros (Mistura Cultural), Bruno Capelas (Programa de Indie), Camilo Rocha (Bate Estaca), Cleber Facchi (Música Instantânea), Felipe Machado (Times Brasil), Guilherme Werneck (Canal Meio), José Norberto Flesch (Canal do Flesch), Marcelo Costa (Scream & Yell), Pedro Antunes (Tem um Gato na Minha Vitrola) e Pérola Mathias (Poro Aberto).

Assista abaixo:  

Segura a novíssima geração!

Na sexta-feira tivemos mais um Inferninho Trabalho Sujo no Redoma com uma estreia que valeu por duas, afinal da banda Boia, formada na Unicamp por estudantes de música, não fez apenas seu primeiro show na festa como aquele foi seu primeiríssimo show da vida. Surgida a partir da parceria do violonista Leo Bergamini com a vocalista Luli Mello, a banda surgiu a partir da própria república, uma vez que quatro de seus integrantes moram na mesma casa – e os dois que não moram são vizinhos – em Barão Geraldo, distrito de Campinas onde fica a Unicamp. A convivência constante traduziu-se muito bem no palco e ao lado do flautista e saxofonista Renato Quirino, do guitarrista Murilo Costa Rosa, do baixista Murilo Kushi e do baterista João Decco, os dois dominaram a abertura da noite com um repertório autoral baseado nas canções de Leo e Luli, esta um colosso no palco, tanto em termos de voz quanto de carisma. A banda inteira esmerilha no território do jazz brasileiro mas sem cair na caretice típica das faculdades de música e seu entrosamento de casa os coloca num lugar em que podem embalar versões de Moacir Santos e Hermeto Pascoal sem perder o frescor nem o groove. Uma estreia e tanto de uma banda que tem tudo pra crescer bem esse ano.

Depois foi a vez do Saravá e o trio formato por Joni (guitarra), Roberth Nelson (baixo) e Antonio Ito (bateria) também mostrou que não está pra brincadeira, fazendo o rock clássico e o indie rock conversarem como se fossem da mesma geração. Três instrumentistas de peso, passearam pelo repertório já estabelecido em dezenas de shows pela cidade e mostraram músicas novas, além de recuperar um trecho do show que haviam abandonado, quando se entregavam ao improviso elétrico, meio psicodélico meio jazz, no número que batizam adequadamente de “Fritação”. É outra banda que está criando uma ótima casca e já tem uma reputação, ainda que nova, dentro da nova cena paulistana – que não para de ferver!

#inferninhotrabalhosujo #sarava #boia #redoma #noitestrabalhosujo #trabalhosujo2025shows 108 e 109

Inferninho Trabalho Sujo apresenta Boia e Saravá @ Redoma (6.6)

Nessa sexta-feira temos mais uma edição do Inferninho Trabalho Sujo no Redoma e no palco do Bixiga subirão duas bandas novíssimas em ascensão: a banda Boia, que está fazendo seus primeiros shows com repertório autoral, e o trio Saravá, que já passou pelo Inferninho e faz mais uma de suas apresentações fulminantes. Como as bandas dessa nova geração paulistana, as duas equilibram-se entre o rock independente, a MPB dos anos 70 e 80 e o rock clássico, e mais uma vez discoteco antes, entre e depois dos shows. A noite começa a partir das 21h e os ingressos já estão à venda.

Caos desembestado

Sexta-feira foi dia de um Inferninho Trabalho Sujo pautado pelo acaso e pela criação espontânea, quando os três artistas reunidos na Porta Maldita só tinham uma regra como repertório – como chegar do silêncio do início ao silêncio do final deixando suas ferramentas musicais expandirem o som de forma intensa e desenfreada. A noite começou com os Giallos percorrendo esse percurso com bateria, percussão, theremin, guitarra e trombone, com o vocalista Cláudio Cox soltando sua verborragia e suas maracas num spoken word tenso e agressivo, que ainda contou com a participação do saxofonista do Naimaculada, Gabriel Gadelha, convidado para participar da segunda parte do show. Free jazz com rock de confronto na veia.

Depois dos Giallos foi a vez do Pode Tudo Mas Não Pode Qualquer Coisa, projeto de improviso livre puxado pelos Fonsecas e quem eles quiserem chamar no dia. Como o baixista Valentim Frateschi estava no Rio de Janeiro, eles convidaram o baixista Julio Lino – uma espécie de Thundercat alto astral -, um monstro do baixo de seis cordas, e, de quebra, a tecladista Júlia Toledo e os seis foram do rock desembestado ao jazz funk, com Thalin tinindo jazzman na bateria, Felipe Távora solto entre os vocais e os efeitos e Caio Colasante levando sua guitarra para muito além do rock, num encontro que pareceu que durou horas – ou segundos – enquanto chegou em uma hora de improviso.

A noite encerrou com o dono da casa, Arthur Amaral, experimentando uma nova versão de seu projeto Tranze, que contou com o baterista do Naimacuiada, Pietro Benedan (entre o jazz, o rock e o drum’n’bass!), que tocou pela primeira vez com o guitarrista Arthur Sardinha, o baixista Rafael Penna e o tecladista Lukas Pessoa, da banda Monstro Enigma, num encontro liderado pela pregação anticonformista de Arthur – trajando um jaleco – que deixou todo o flow Doors dominar a noite num caos desembestado. Terminei os trabalhos discotecando faixas improváveis como “A&W” da Lana Del Rey, “Dogs” do Pink Floyd e “Crazy Rhythms” dos Feelies para o público que ficou na casa até quase o sol raiar. Noitaça!

#inferninhotrabalhosujo #gialos #tranze #podetudomasnaopodequalquercoisa #aportamaldita #noitestrabalhosujo #trabalhosujo2025shows 096, 097 e 098

Inferninho Trabalho Sujo apresenta Giallos + Tranze + Pode Tudo Mas Não Pode Qualquer Coisa @ A Porta Maldita (30.6)

Nessa sexta-feira tem mais Inferninho Trabalho Sujo na Porta Maldita, quando reunimos três bandas que trabalham na base do improviso livre de natureza rock, com muito noise, microfonia e caos sonoro. Os Gialos já são uma banda clássica, o Tranze é o projeto beat do dono da Porta Maldita, o grande Tuta, e a bagunça do Pode Tudo Mas Não Pode Qualquer Coisa, reúne integrantes dos Fonsecas, Julio Lino e Julia Toledo. Shows completamente fora de controle, temperados pelo clima caseiro e aconchegante que só a Porta Maldita tem hoje – com discotecagem minha no final da noite. A Porta Maldita fica no número 400 da rua Luiz Murat, entre os bairros Pinheiros e Vila Madalena, e os ingressos já estão à venda neste link.

A importância da Virada Cultural de São Paulo

Não irei na Virada Cultura desse ano, quando o evento completa 20 anos como um dos principais acontecimentos culturais do calendário de festas no Brasil, mas falei um pouco sobre sua importância na série de programas Virada da Brasilidade que o jornalista Decio Caramigo fez na rádio Nova Brasil, e me colocando para falar ao lado dos cantores Jotapê, Paulinho Boca de Cantor e Paulinho Moska, da dançarina Aline Cortez e da cantora Josyara, além de políticos, público e outros convidados. Ouça a íntegra dos três programas abaixo. E boa Virada pra quem for hoje!  

Uma noite daquelas

Noitaça daquelas no Picles nessa sexta-feira, quando reuni em mais uma edição do Inferninho Trabalho Sujo duas bandas nada próximas pra mostrar que, mesmo tocando estilos musicais diferentes e estando em fases distintas de suas carreiras, estamos diante de uma safra invejável de novas bandas, que se conversam e se frequentam. Fazendo sua primeira apresentação em São Paulo, o quarteto Movimento Náufrago, de Santo André, faz parte daquela safra de artistas desta década que são igualmente influenciados por indie rock, música brasileira e rock clássico, com um elemento poético colocado em primeiro plano graças à excelente vocalista Jeini Cristina, que além das letras literárias também tem um carisma que entretém o público entre as canções. A guitarrista Mari Oliver traz os elementos rock tocando seu instrumento de forma enxuta, melódica e sem firulas, para que o novo baixista Askov (que também toca na Cianoceronte) e o baterista Matheus Rocha encorpem as canções de forma igualmente concisa e precisa. Entre as curtas músicas que apresentaram, mostraram uma que foi finalizada na tarde daquela sexta, tão bem recebida pelo público que foi tocada pela banda novamente no bis. Bem bom.

Depois foi a vez dos cariocas da Glote infestarem o Picles com uma bruma elétrica pesada, hipnotizando os presentes com o peso do shoegaze tocado com duas baterias. Soando como um cruzamento do Television com o Sonic Youth, o grupo, liderado pela dupla de guitarristas João Autuori e Alvaro Mendes (que também respondem como a banda Drogma, em uma encarnação paralela), é 100% cria do Escritório, escola de indie lo-fi inventada por Lê Almeida no Rio de Janeiro, que converge a estética indie e o modus operandi faça-você-mesmo para uma realidade periférica brasileira. E no Glote essa brasilidade está nas letras – tanto no jeito de cantar quanto nos assuntos -, que trazem essa brasilidade para o mar de noise e microfonia tenro e adocicado que formam seus arranjos, sempre pesados, nunca agressivos. Um sonho bom, em que canções de poucos minutos parecem durar horas de transe coletivo ao redor do som. Uma noitaça que terminou com a minha discotecagem ao lado da Fran, numa madrugada particularmente inspirada para os dois, mesmo ela tendo esquecido parte de suas músicas e de ela ter cutucado o meu passado mashup, que eu nem sabia como estava sentindo falta. Só começando…

#inferninhotrabalhosujo #movimentonaufrago #glote #picles #noitestrabalhosujo #trabalhosujo2025shows 083 e 084

Inferninho Trabalho Sujo apresenta Movimento Náufrago e Glote @ Picles (23.5)

Sexta-feira tem mais @inferninhotrabalhosujo no Picles, quando reunimos duas bandas que nunca passaram pela festa. A noite começa com os cariocas do Glote e depois a bola é passada pro Movimento Naufrágo, apresentando nova formação. Depois dos shows, eu e Fran (aniversariante da semana ❤️) começamos a esquentar a pista pra mais uma noite daquelas. Os ingressos já estão à venda e quem segurar os seus antes pode entrar de graça até às 21h30. Se não chegar essa hora o preço é 20 reais. Se você não pegar antes, o ingresso custa 30 reais. Não dê mole que a noite vai ser quente! Garanta seu ingresso aqui/a>.