A Era do Gelo

, por Alexandre Matias

Aos poucos 2009 vai assumindo suas cores: um preto e branco desfocado, entre o sonho lúcido e o cinema vérité, em que as barreiras entre gêneros e personalidades vêm desmoronando umas atrás das outras, criando uma paisagem desolada propícia para começar a próxima década. E o terceiro disco dos Arctic Monkeys, “Humbug” têm as qualidades necessárias para demolir, sozinho, algumas boas paredes. A começar pela produção de Josh Homme que, por mais que tenha ressaltado qualidades que glorifica em suas bandas (tente ouvir a passagem em que Alex Turner canta “Yours is the only ocean” em “Potion Approaching” e tente não lembrar do Queens of Stone Age), prefere ajudar o grupo a se distanciar do apelo adolescente do primeiro disco, obsessão do líder da banda, Alex. E por mais que o grupo tente emular o Black Sabbath, o que se ouve é uma versão rock do que Turner já havia nos mostrado ano passado, com seu projeto acústico Last Shadow Puppets. Há, sim, uma clara fixação em soar mais adulto do que divertido, mas o casamento da banda com o produtor torna tudo muito fluido e natural – e talvez não seja exagero imaginar que, com seu terceiro disco, os Monkeys consolidam uma nova fase no rock do Reino Unido. Essencialmente britânicos, eles se distanciam do internacionalismo pop dos escoceses Franz Ferdinand e mostram o que parece ser uma espécie de britpop ainda mais radical que o original. Se o gênero dos anos 90 glorificava a Swinging London, este pop inglês do novo disco dos Monkeys vê os anos 60 como o fim do Império Britânico que um dia mandou no mundo (não estranhem se eles não saírem por aí tocando “Victoria”, dos Kinks e regravada pelo Fall, em algum show do futuro). Coeso e redondo, Humbug já é um dos melhores discos de 2009 – e melhora a cada audição.


Arctic Monkeys – “My Propeller

Tags: ,