Laércio de Freitas (1941-2024)

, por Alexandre Matias

Um dos maiores nomes da música instrumental brasileiro despediu-se de nós nesta sexta-feira. O mestre Laércio de Freitas – o “Tio”, para os mais chegados – pode ter se tornado conhecido do grande público ao interpretar um pianista na novela da Globo Mulheres Apaixonadas, em 2003, mas décadas antes disso já tinha deixado sua marca em nossa música. Nascido em Campinas, estudou no Conservatório Carlos Gomes e enveredou pela música erudita antes de ser apresentado ao chorinho, do qual tornou-se maestro. Seus primeiros trabalhos profissionais foram ao lado de gigantes de nossa música – participou da Orquestra Tabajara de Severino Araújo e do Sexteto de Radamés Gnatalli, muito por conta de sua excelência às teclas, que o transformaram em músico internacional e gabaritado o suficiente para substituir Luiz Eça no Tamba Trio no final dos anos 60. Entre este período e o começo dos anos 70 esteve em discos-chave daquele novo gênero musical que aos poucos começavam a chamar de MPB: tocou nos discos homônimos de estreia de Clara Nunes e de Elza Soares, no Mustang Cor de Sangue de Marcos Valle, em Carlos Erasmo de Erasmo Carlos, Quem é Quem de João Donato e Contrastes de Jards Macalé, além de ter acompanhado em shows nomes do peso de Maria Bethânia, Emilio Santiago, Ivan Lins, Ângela Maria, Wilson Simonal, Martinho da Vila, entre outros. Apaixonado fervoroso pelo choro, encabeçou uma série de projetos com o gênero a partir dos anos 70, quando começou a gravar seus próprios discos, aproximando o gênero da música erudita e do jazz. Tal ponte o tornou arranjador e parceiro de outro pianista, Arthur Moreira Lima, com quem trabalhou em diferentes discos. Trabalhou com instrumentista, arranjador e diretor musical de projetos que celebravam o choro brasileiro e seus grandes nomes, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim e junto a instituições como o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil e Sesc Pompéia. Também atuou como regente e arranjador junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e Banda Mantiqueira, além de fazer trilhas para cinema e trabalhar em diferentes gravadoras. Segundo sua filha, a cantora e atriz Thalma de Freitas, “morreu dormindo”. Axé!

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