“O que está acontecendo?”

E a cobra mordeu o próprio rabo – hora de tirar mais uma semana de folga

Não lembro direito quando foi, deve ter uns três, quatro meses, no máximo, quando comecei a twittar coisas velhas do Trabalho Sujo que ainda faziam sentido depois do post original (o hábito que causou o surgimento do chamado #trabalhosujoday). E assim comecei diluindo coisas de janeiro e fevereiro entre agosto e setembro, vendo que, uma hora ou outra eu ia começar a twittar posts de meses mais próximos ao que eu estava, deixando rolar mesmo sabendo que, uma hora ou outra, a fonte ia secar.

Uma delas, nem longe disso. Você que me acompanha via Twitter já deve ter percebido a alternância – um post velho do Trabalho Sujo, um post de ontem do Link. Se por um lado os posts antigos do Sujo iam chegar ao fim, os posts do Link nem sequer começaram. Cabei de fechar a equipe com quem trabalho depois de uma série de mudanças, que começaram quando assumi a editoria do caderno, em maio. Estamos fechando nas próximas semanas o primeiro ciclo online, quando mudamos nosso site de novo para sair da fase de transição que começou quando virei editor do caderno. Junte a véspera desta mudança com os posts velhos do Sujo acabando e ambas se encontraram na mesma sexta-feira em que o próprio Twitter anunciou sua mudança de lema – em vez de perguntar “O que você está fazendo agora?” pergunta “O que está acontecendo” (como eu já havia profetizado em julho, quando o site do ano suspendeu minha conta). E como eu gosto de facilitar as coincidências, ainda reúno tudo isso ao fato de que, no próximo dia 28, o Trabalho Sujo completa quatorze anos de vida.

Que beleza, não? Véspera de aniversário do site, véspera de mudança no site do jornal, fim dos posts velhos para twittar no mesmo dia em que o Twitter muda sua pergunta. Era o que eu precisava para pedir uma semaninha de folga para me preparar para o ano que vem.

Dezembro já é praticamente 2010 e eu não vou esperar o mês inteiro para anunciar as novidades. De cara, eu e o Bruno já começamos a recepcionar o verão com a ajuda de bons bambas da nossa música, no terceiro disco com a chancela dOEsquema. Na mesma primeira semana do mês que vem temos nova localização para a Gente Bonita na última festa do ano, em que eu e o Kalatalo viramos a noite inteira discotecando. O décimo quarto aniversário do Sujo também marca o início das atualizações das edições impressas, quando este site era uma coluna de papel no Diário do Povo em Campinas. O plano é subir os quatro anos de impresso até o décimo quinto aniversário, mas sabe como são esses planos…

Além da mudança no Link, também mudo, quando voltar, o viés do Twitter. Já que não tenho mais posts velhos pra ressuscitar (ou tenho? É claro que tenho) vou sair da vida de links que exercitava até hoje e começar a entrar no papo furado do dia-a-dia do site. Claro que vou continuar linkando um monte de coisas – inclusive o Link e posts, velhos e novos, do Sujo – mas já vi que tem discos, filmes e acontecimentos que não valem mais que 140 caracteres de empolgação. E assim, meu Twitter começa a virar uma versão micro do Trabalho Sujo.

E a versão macro – esta aqui que você está lendo – também irá mudar. Provavelmente durante essa minha semana de recesso (que também aproveito para encerrar minhas listas de melhores da década e começar a colocar as listas de melhores de 2009 no jeito, além de terminar a tradução de um livro – depois eu falo mais disso), você irá ver algumas mudanças aqui e ali, nesses banners aí da direita, nos links debaixo da minha foto, nas categorias, no uso do Flickr… Enfim, mais uma revisão sazonal acontece aqui no site e você perceberá algumas mudanças drásticas – e outras nem tanto quando eu voltar a postar direito na próxima segunda-feira, dia 30.

Essa segunda eu ainda posto alguma coisa, de leve: um Vida Fodona (Soundsystem, ora pois), o Link da semana, uma ou outra novidadezinha. Se pintar algo em cima da hora, quem sabe eu tuíte. E até a sexta eu também dou notícia pois estou em duas programações diferentaças – ma non troppo – durante o fim de semana.

Certo? Já já, volto ao ritmo normal. Por enquanto, relaxem…

Você pode gostar...

16 Resultados

  1. Maday disse:

    Profeta…

  2. Denis disse:

    Tá tudo muito massa! E o ano que vem fechando a década será emblemático. Dále!

  3. flávia d. disse:

    ufa, demorô, né? agora sim vou te assinar, hahahahahha!!!

  4. antonico disse:

    Cara, sei que vc não gosta de mim mas confesso de coração que torço para o Trabalho Sujo durar mais uns 14 anos. Bola pra frente…

  5. sou seu fã desde quando tinha textos publicados num jornal aqui de Campinas. Mas fiquei com medo. Essa profecia te torna um vidente! kk Abraço e parabéns pelas antecipações sempre inteligentes do mundo pop.

  6. Gustavo disse:

    E na boa hein Matias, se o Leitura Aleatória, deixa de ser só leitura, mas continua a leatório, a primeira palavra vai precisar de uma repaginada também…
    Mas tá tudo massa, como sempre. Bora!

  7. tiago disse:

    Parabéns cara!!!!
    Mas cade o restante dos melhores de 2008???
    srsrsrsrs
    Abraços!!!

  8. Francisco Agrimar de Almeida disse:

    soulfan do VF

  9. the hardest working man in web business! 😀

  10. Masterdik disse:

    Bem que esse livro que você está traduzindo poderia ser o Goodbye 20th Century, hein…

  11. Strat disse:

    Cara, eu quero meu nome na sessão de agradecimentos da edição nacional, enquanto divulgador maior da obra em solo pátria nas redes sociais…

    Valeu aí, Alê!
    abs

  12. otavio disse:

    Ao inves de trabalhar, segue firme não fazendo porra nenhuma… Arranja tempo pra twitter e até traduzir livro, enquanto isso o link tá cada vez pior… Parabens!

  13. Tem certeza de q o Link tah cada vez pior mesmo ou eh soh invejinha disfarçada de alfinetada? Le o caderno pelo menos antes de falar abobrinha, nao tenho duvidas de q ele tah na melhor fase (e nao sou soh q tenho dito isso,nao – todos meus chefes concordam). E eu nao vejo a hora (tou contando os dias, juro) pra resolver um probleminha que vai melhorar o caderno de vez. Nao vejo a hora, serio mesmo, jah tou ficando de saco cheio de esperar… Enqto tu isso tu podia arrumar o que fazer da vida (q tal um emprego? Eh soh procurar…) em vez de ficar de mimimi madrugada adentro. Afinal, pelo tom da tua voz, tu nao deve ser mais um moleque, neh… Ou serah q eh soh isso (molecagem) mesmo?

  14. Strat disse:

    Liga não, Alê!
    Carolas e reaças adoram regular piroca alheia…

  1. 04/01/2010

    […] posts do Sujo, do resto dOEsquema e do Link como, ao mesmo tempo, entro no tal diálogo contínuo como havia prometido. Neste início de semana vem mais links do Link, que não parou durante as festas, e logo, logo […]

  2. 10/11/2010

    […] que chega uma hora em que programar tweets e agendar posts vira trabalho mecânico. Fora que, como já disse outras vezes, transformei o blog num tumblr e deixei de lado uma das coisas de que mais gosto – […]