Lobão x Herbert Vianna

Bem boa a extensa entrevista que o Lobão deu pro PAS no IG, mas um trecho específico causa até paranóia involuntária, se liga:

E teve o episódio do Herbert Vianna, que foi o que mais perturbou a minha carreira. Podem dizer que sou maluco, que isso nunca aconteceu, mas que influenciou minha psique e minha vida, mesmo eu estando completamente equivocado, é um fato. Por 20 anos, senti aquela presença indevida e aviltante, onipresente.

O que você sentiu quando a carreira dele foi truncada pelo acidente (em 2001)?
Tem partes que eu tirei do livro, sabe? Achando que ele estava me copiando, eu abdicava das coisas para não ficar igual a ele. Faço “Cena de Cinema” (1982), ele faz “Cinema Mudo” (1983), com a voz igual à minha. Tive que trocar de voz. Não é um plágio, mas é o conceito. Faço “Me Chama” (1984), ele faz “Me Liga” (1984). Chamo Elza Soares, o cara chama Elza Soares. Vou fazer um disco de samba para fugir dele, eles vêm com “Alagados” (1986) e se tornam pioneiros! Pô, é para enlouquecer. E eu fugindo, pegando as minhas reservas.

Você ficava paranoico em relação a ele? As coisas podem estar no ar, e vários pegam ao mesmo tempo.
Não, porque a gente sabia as fontes. A minha empresária, Leninha Brandão, tinha escritório ao lado do do empresário deles (José Fortes). Ele chegou no escritório, leu “Revanche” (1986) e disse: “Eureca! A favela é a nova senzala!”. Porra. Levo lata no Rock in Rio, tô tocando na Mangueira desde 1987 com Ivo Meirelles, meu parceiro. Dez anos depois, vem uma pessoa, que é a Fernanda Abreu, pega todo aquele conceito. Você vai checar: quem está produzindo e compondo todo o disco dela? É o cara.
Aí vem a parte que não contei. Vou fazer música eletrônica, vou fazer “Noite” (1998). Soube que eles iam fazer um disco de música eletrônica, era para “Hey Nana” (1998) ser eletrônico. Consegui botar a música “Me Beija” na rádio Cidade a duras penas. A gravadora (Virgin) estava puta comigo porque eu tinha recusado fazer Faustão, estava me dando a última chance. Então vamos fazer Canecão em dia pobre, terça-feira. Na véspera do show, a rádio Cidade anuncia show-surpresa dos Paralamas no Metropolitan! Ia ter matéria minha de uma página no “Jornal do Brasil”. Abro o jornal no dia seguinte e tem duas páginas sobre ensaio dos Paralamas! Quando chego no Canecão, estava às moscas. Falei: “Regina, é o fim. Acabou”. O disco foi pro vinagre.
Até esse momento, a Regina duvidava seriamente da minha sanidade mental em relação ao Herbert (risos). Fomos almoçar no dia seguinte, Herbert tá no rádio falando do sucesso do show deles: “Quero mandar um abraço para um grande ídolo meu, Lobão”. Comecei a ter tiques nervosos. Entramos no Fashion Mall, um restaurante vazio, está Herbert Vianna, com a mulher e os três filhos. Não, não é possível. Quando me levanto, sabe o que ele faz? Sai correndo, feito um camelô! Deixou a família. “Regina! Atrás dele!”
Durante todo esse período, eu tentei falar com ele, chamei para ser parceiro, telefonei: “Já que você fala que sou ídolo, por que a gente não faz parceria? A gente divide o royalty direito, você ganha 50, eu ganho 50, não é legal?”. Ele até ficou emocionado, chorou de um lado, eu chorei do outro. “Não posso agora, tô indo para Tóquio”. Nunca mais ligou.
Aí Ivo Meirelles me chama para almoçar. Me dá esporro: “Pô, cara, você é uma língua solta mesmo, para de falar essas coisas do cara aí. Ele é poderoso, tem conexão, todas as rádios tão com o cara. Todos os jornais, todos os músicos do Brasil tão com o cara, só você que é um idiota. E tem uma coisa: eu tô com ele, porque ele tem mais talento que você”. Ele tinha convidado o Ivo e o Funk’n Lata para tocar com ele no show! Comecei a espumar, né? Não aguento mais, tô enlouquecendo, fui fazer análise por causa disso. Tinha outros problemas, mas esse foi o mote, muito mais importante do que ter matado a minha mãe. O que mais me fez sofrer e ter ódio na vida foi isso. Passava o dia inteiro com ódio, meu coração doía, ficava exausto de tanto odiar.

O que sentiu quando ele se acidentou?
Fiquei com um sentimento horroroso, parecia que eu estava sendo enterrado vivo. Cara, e agora, como vai ficar minha história? O cara não pode mais se defender! Mas sabe como fecha essa história? Ele se recupera, volta do coma, fala uma coisa em espanhol, outra em inglês, outra em português e imediatamente pede um violão. A primeira coisa que cantou? “Chove lá fora e aqui…” (de “Me Chama”)! O epílogo do epílogo foi que em 2005 nos encontramos no VMB (premiação da MTV). Ele foi um amor, meio que perdeu a pose, né? Me abraçou, fiquei emocionado, senti carinho por ele. Até fui a um show deles. Tentei me adestrar, porque era muito ódio acumulado. Não fico achando isso das pessoas, é uma coisa pontual. Quando fui escrever o livro, fiquei num dilema terrível, não queria falar mal dele, mas precisava contar minha história.

Doideira doida.

Você pode gostar...

66 Resultados

  1. Geandré disse:

    The Great WOLF!!!! Psicodelia Tupiniquim de alta octanagem. Que Jupíter Maçã, que TomZé o quê… Lobão o artista do século VI, VII, VII…

  2. Geandré disse:

    Era VII, VII, VIII!!!! Tão vendo, é culpa do LobÃo!!

    • jovemdaw disse:

      num é porra,hebert vianna é foda! lobão só ataca o cara pq não teve talento para brilhar mais do que ele nos anos 80.

  3. Nilton disse:

    Terminei de ler a biografia do Lobão há algumas semanas. Essa pendenga dele com o Herbert Vianna é muito louca. A princípio achei que fosse paranóia dele, mas são tantas coincidências e fatos curiosos!

  4. Agnaldo disse:

    Nunca gostei do H Viana, muito menos dos paralamas, e agora tudo parece fazer sentido. Sempre achei o cara um puta arrogânte, sem talento e convencido, nessa entrevista o lobão me deixa mais tranquilo sobre o meu poonto de vista.

    • david disse:

      dizer que o heberth viana nao tem talento é ser muito leigo em música!
      paralamas é simplismente a banda que toca com a maior qualidade no brasil!!

    • Carolina Marinho disse:

      O Herbert é gente finíssima, esse Lobão é um cara muito louco das ideias… Lendo essa entrevista, percebi o quanto ele é invejoso, e de fato sabe que é…

  5. João disse:

    Não gosto de nenhum dos dois, Lobão ou Herbert, mas o do Paralamas tem uma carreira muito mais sólida e menos “rock de bermudas” que o outro. Isso aí o Lobão inventou pra auto-promoção. Agora ele mudou o foco pra Restart e Luan Santana. E as músicas dele são todas baba FM, do tipo Herva Doce.

  6. Enilson disse:

    Lobão é o cara. Não acho que deveria ter dado trégua nenhuma ao Herbert. No episódio da reivindicação dos direitos autorais, ele também se acovardou. Agora, só pq tá numa cadeira de rodas virou santo? Ah, vá.

  7. wb disse:

    o rock nacional precisava (precisaria, precisou e nao teve) de mais loboes. essa é a verdade.
    familia restart, família emo, ah pqp.
    vários bons discos de rock foram criados na base de treta entre artistas.

  8. Inquisidor disse:

    paralamas do sucesso> lobao

    só pra esclarecer.

  9. Tiago disse:

    Eu confesso que tenho pena do Lobão… Sério…
    Ele fica nessa postura passivo-agressiva de punk modernista (de botique) desde os anos 80, e não consegue entender porque ele se fode enquanto outros ganham dinheiro.

    Falta crescer. Falta acordar pra vida e pra realidade do mundo musical. Falta ver exemplos de bandas (e músicos) de verdade que deram a banana pras gravadoras ou produtoras, mostrando que são auto-suficientes e relevantes – e não ficam chorando por não ganhar Grammys e outros prêmios, é só perguntar pra Neil Peart e cia.

    É uma pena, pois houve um tempo em que ele era interessante.

    • DIEGO LOPES disse:

      ”e não ficam chorando por não ganhar Grammys e outros prêmios” Antes de falar as coisas… pesquise… confira quantos Grammys o lobão já ganhou.

    • Marcos disse:

      Pura imbecil… Não sabe nada da historia do rock no Brasil. Deve ser um emo de 13 anos

  10. José Carlos disse:

    Porra Joao, o Rock de Bermudas é justamente por causa do Herbert, esse termo surgiu por causa dele… hahahaha…. Escuda as musicas dele de 95 pra cá e veja se é baba FM tipos Herva Doce… Se informa e pára de fazer crítivas vazias.

    Aí Tiago, cara, nao sei o que te dizer… Vamos começar por boutique, Lobao é cara menos boutique da musica nacional, ele deu banana pras gravadoras e vendeu 100 mil cd´s em banca de jornal revilucionando a industria fonografica, é o unico de sua época que produz musicas novas e lança artistas, conseguiu uma fazer aprovada uma lei de numeracao de cd´s…. Pra terminar, ele ganhou vários prêmios, e pra seu governo, um Grammy de melhor disco de rock… sabe que ano? 2007.

    Se informem, se nao se informarem: CALEM A BOCA!!!

  11. Deivid Duarte disse:

    Isso muito me lembrou The Beatles x The Rolling Stones…

  12. adriane leal disse:

    O Lobão é meu ídolo, pô o cara é de uma inteligência ardilosa. Sou quarentota, e coloco lobão p/ minha filha ouvir. Paralamas sempre foi uma bosta, o cara não canta nada, é poderoso, mas afirmar que bons artistas são os que estão na mídia e que ganham grana é no mínimo coisa de gente bem limitada como vc Tiago. Se informe mais, leia mais e…..rapazinho, filtre o que vê e ouve na mídia….os caras pagam muito jabá falou?
    fora outras cositas mas….

  13. adair disse:

    pra entender o que o lobao escreve ou fala , é preciso pensar um pouco , não precisa concordar !!!!! se vc discorda achando que é por falta de talento , por inveja , etc .. nao entendeu nada ! na boa !!!

  14. Roberto disse:

    Concordo com as afirmações de lobão. Um artista que não é comercial.
    Porém, tem personalidade e talento. E é consegue ser mais original e verdadeiro do que os paralamas do sucesso. Que dia-se de passagem, têm os seus méritos.

  15. Sampa disse:

    Antes de ler a biografia, confesso que achava que rolava uma espécie de ‘Mania de perseguição’, agora concordo com o Lobão. A humildade nunca foi uma característica do Herbert Vianna. Ele mesmo reconheceu isso depois do acidente…

  16. Fernando Maciel Junior disse:

    Acho o seguinte: duas vozes da geração 80, cada um tem sua história, seu talento, gosto das duas atrações. Tudo bem que Lobão tinha que registrar este fato, mas não estamos aqui para ficar com intrigas.

  17. Felipe disse:

    Herbert Vianna é um artista completo, compos centenas músicas para os Paralamas, mais umas dezenas para sua carreia solo e ainda tem muitas músicas espalhadas com outros artistas. Não dá para aceitar que um cara diga que o Herbert está o copiando por conta de 3 ou 4 músicas. Os Paralamas ainda sobrevive a esse mundo “moderno” com muita copetencia diga-se por sinal são 30 anos de sucesso.

  18. RX Urien disse:

    haueha Lobão é foda

  19. Adoro o Lobão e Amo os Paralamas! Mas tenho certeza que Os Paralamas do Sucesso não estariam fazendo sucesso até hoje e completando 30 anos de existência se estivessem o tempo inteiro plagiando, alguma coisa de bom o Herbert, Bi e Barone tem para fazerem sucesso até hj.

  20. Adriano disse:

    Porra o Lobão é meio a meio tem horas que ele é gênio e outras horas um completo idiota. O cara conseguiu ser preso em uma época em que todo mundo fumava e cheirava, e ele conseguiu está façanha ( idiota ), e ganhou um grammy de melhor disco de rock (gênio), acho é o que define Lobão. O Hebert e os paralamas destacaram-se em uma época que houve um BOOM de bandas de rock, mais só os melhores permanecerão ao longo do tempo é bem verdade que os paralamas não fazem mais musicas boas já algum tempo, quer dizer musicalmente as letras ainda estão muito legais. Eu acho que o Lobão deu uma pirada com Hebert, algumas coisas com certeza foram coincidências e outras até que não mais não era para tanto, eu acho que as drogas fuderão a cabeça do Lobão e ele pirou na batata.

  21. Nato disse:

    Herbert vianna é um musico completo, seu talento é surpreendente, não tem como comparar, graças aos paralamas que muitas bandas surgiram, é até uma falta de respeito falar mal de um artista que faz da musica um veículo de comunicação e não um display de virtuosismo…
    Herbert, muito obrigado por deixar tantas canções lindas na nossa historia!
    abraço galera!

  22. Vanusa disse:

    Nossa! Esta do Ivo Meireles eu não esperava!

    Pôxa Lobão, te dou toda razão! Depois da primeira sacanagem, que já foi muito grande e depois de tantas “coincidencias” desastrosas; fica difícil de acreditar que tudo foram apenas coincidências ou uma grande admiração.
    Vejo inveja, vejo mal caratismo ( da outra parte).
    Sempre gostei dos dois, mas com estas atitudes o que se pode pensar de um e de outro?
    Lobão, sei que sempre dá uma culpa de achar algo do outro mas não se sinta culpado. De verdade!
    Acredito que seu “erro”, ou seja ter sido um bom camarada, ter bom caráter, ser gente boa e acreditar que as pessoas são como vc.
    Outra coisa, essa de ficar se martirizando, odiando, atrai tudo de ruim mesmo (vejo que isto é verdade) e também atriúo o acontecido a isto também. Já viu o filme “O Segredo” ? Se não , veja que vc vai entender. Beijões e parebéns! Seja feliz!

  23. Vanusa disse:

    meu comentário não está aparecendo…. parece não ter ido. Mas, quando tento novamente tenho um recado de que a mensagem foi repetida , estou testando… quero saber se foi mesmo e se não quero saber como postá-la. Obrigada

  24. Nato disse:

    Em 2006 segundo o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) Herbert foi o artista que mais arrecadou em direitos autorais.
    E o Lobão?
    de tantas musicas que herbert fez são do Lobão?
    Isso não tem lógica, tantos artistas cantam as musicas de herbert, isso mostra o quanto Herbert é importante para a musica brasileira.
    Eu sei, que isso que o lobão está fazendo é uma injustiça…o que seria de Herbert se estivesse o tempo todo copiando o lobão?
    abraço galera!

  25. Caio disse:

    …”Já sei o que fazer pra ganhar muita grana…vou mudar meu nome para Herbert Viana”

    Acho que essa frase da Plebe Rude resume tudo…LIXO COMERCIAL

  26. Paul Katzo disse:

    Lobão e Herbet são dois medíocres da classe média brasileira.
    Rock nacional é uma piada juvenil. Esses caras não estudaram, não dominam bem instrumento nenhum, cantam mal, compôe mal.

  27. Methodical.L disse:

    O problema do brasileiro é achar que tudo gringo é melhor e pra vocês bando de babaca mal comido(a) fica a dica: estudem primeiro antes de esporrar qualquer merda sobre alguém que pelo menos pensa e aproveita a vida de um modo que nós não temos coragem.

  28. Letícia Cellesumann disse:

    O Lobão pode ser um merda no sentido moral,mas tudo que ele faz afeta o próprio.Quem tem poder nesse país acaba mandando nos outros e foi assim com o Herbert-Viadinho-Plagiador-Viana que subiu à custa de um puta compositor e taambém puta cheirador.

  29. João Costa disse:

    “Lobão e Herbet são dois medíocres da classe média brasileira.
    Rock nacional é uma piada juvenil. Esses caras não estudaram, não dominam bem instrumento nenhum, cantam mal, compôe mal”

    Que porra foi essa???Cara tu só pode ser um punheteiro de merda pra falar essa bobagem.Pra começar tu deve ser daqueles brasileiros idiotas que se acham os legais só por escutar musicas de outro país…Não solta a merda que tem na tua cabeça antes de saber sobe o que tu tá falando. Pensa um pouco colega,faz bem pra corpo quando a cabeça pensa.

  30. BRUNO ROCK NACIONAL disse:

    SOU FANATICO PELO ROCK NACIONAL 80’S, QUANDO OS ARTISTAS AINDA PENSAVAM UM POUCO E AS MUSICAS TINHAM BOAS LETRAS. E ADIMIRO MUITO O TRABALHO DOS DOIS EM QUESTÃO. O LOBÃO É UM CARA QUE TEM UMA INTELIGENCIA FORA DO NORMAL, E ESTA SEMPRE LANÇANDO UMA IDEIA NOVA NO MERCADO FONOGRAFICO. O HEBERT É UMA CARA ESPIRITUOSO QUE TEM MUITA INFLUIENCIA NO ROCK NASCIONAL. ACHO QUE SOMENTE AQUELES QUE CONHECEM A HISTORIA DESSES DOIS DEVERIAM POSTAR ALGUMA OPINIÃO. TEM MUITA GENTE AI FALANDO SEM SABER OU BASIANDO SE SOMENTE EM INFORMAÇÕES VAZIAS E IMCOMPLETAS SOLTAS PELA INTERNET A FORA.

    • david disse:

      concordo plenamente com que o BRUNO ROCK NACIONAL comentou aí, lobão e heberth fazem parte de uma geração em que os músicos pensavam para compor e escrever letras. É preciso conhecer a história dos anos 80 pra falar sobre eles. Só posso dizer que os dois sao demais!!!!

  31. Jeff Satribeck disse:

    Concordo com o Bruno aí !!! valeu!!! guitarra nelesssss

    Responder

  32. João batista p da rocha disse:

    comentarios baratos dalgum desses internautas, o mundo virtual
    é uma cabeça de camarão,,,, lobão deve ter suas razoes é um cantor genial… hebert vianna tambem um criacionista. não sabemos ser parcial quando gostamos de tais coisas ou de pessoas…..

  33. verdade disse:

    Paralamas é um merda , rock vagabundo , xinelao !
    Lobao nao fede , nem cheira como artista , por mas conceito é melhor que paralamas , nao é rato covarde como 99 % dos brasileiros sangues de barata.
    O fato é que o Lobao pensa , e esse pessoal dos paralamas sao uns retardados , tem o mesmo qi do xitaozinho e xororo , inclua a sandy nisso tb , pq vem desse dna.

  34. Max disse:

    Herbert é um cara que na musica popular brasileira tem o seu nome no auto, sua musica foi cantada por todos o gênios da música, entre eles Renato Russo, Cazuza, Cassia Eller entre muitos outros que não lembro.Por isso temos que elogiar e bater palmas para Herbert que sempre mostrou um bom exemplo de amor pelo grupo, amor pela familia e respeito com todo o público.
    Lobão é sem dúvida um cara muito inteligente, apesar de sua carreira está ligada a muitos escandalos, Lobão sempre foi um cara que revolucionou com seu jeito, mas nada justifica o que ele fez e está fazendo com Herbert, será que foi Lobão que fez a musica alagados, Tendo a Lua, Loirinha Bombril, Aonde quer quer eu vá, Saber amar, Uma brasileira, entre muitas outras. Não dá para acreditar.

  35. Marcelo disse:

    Aos q tão falando mal do Lobão sem um motivo concreto, vcs vão todos tomar no cu!

    Lobão só está defendendo o q ele acredita. E na boa, tá muita coincidência pro meu gosto essa coisa toda do Herbert Vianna.

    Lobão é bom pra caralho, é mto mais voz ativa, representativo, avant-garde do q o aleijadinho lá q canta mal pra cacete…

    Pra quem fica julgando o Lobão só pq ele é EXTREMAMENTE sincero e destemido: VAI TOMAR NO CUUU!

    • david disse:

      Ninguém ta questionando a qualidade do lobão! sem dúvida ele é muito bom!! criativo e tal! mas, quando se fala de heberth viana e paralamas, está se falando simplismente da maior banda a nível de qualidade técnica de instrumentos, os caras tocam demais! apesar de o heberth nao ter mais uma voz muito boa! em virtude da idade e outras coisas mais…
      Os paralamas foram a banda pioneira a valorizar os estilos musicais nacionais, da terra, coisa que a maioria das bandas nao fazem, preferem continuar nessa de copiar rock ingles e tal, paralamas tem estilo próprio, entao meu amigo, é muito dificil voce dizer quem é melhor!
      e outra, nos anos 80, qualquer musico que lançasse um lp ele sempre dizia que tavam plagiando ele! isso é paranoia antiga dele! ele sempre foi assim mesmo. mas é o cara!!!!

  36. Danilo R. Bill Enderic disse:

    Não adianta ficar discutindo gostos aqui, ora quem gosta de Lobão e não gosta de paralamas, é lógica que vai defender o cara, ou vice-versa. Tentemos ser imparciais, todos na época se via dentro de um mesmo conceito, e seria normal uns se apoiarem nos outros. Paralamas é uma banda da mídia, eu sei, eu não gosto da mídia, mas os caras são bons e genuínos e isso é indiscutível, sua sonoridade é totalmente ímpar e rica, Skazeira na veia, gosto pacas. Lobão tem seus altos e baixos, seu timbre não me agrada, mas isso é uma opinião minha, pois acho o cara muito foda e verdadeiro, e respeito isso demais, se eu não escuto não que dizer o cara é ruim, alías as letras dele são ótimas. Bom galera, tentem não serem tão arrogantes, e tentem ser mais críticos em relação a isso

  37. Zeroum disse:

    Marcelo… Tu é um bosta, um podre, um retardado!
    De que adianta o lobão ser um bom músico ter atitude, mas viver falando merda e criticas inuteis. Esse Lobão se acha o centro das atrações vi numa entrevista que ele botou até o Chico Science, no meio da sua critica (pra dizer que foi um dos q imitaram as “batucadas” da musica dele). O kra sabe falar é inteligente e talz mas tem horas que ele caga no pau.

    E Marcelo: Tu é tão putinho que consegue desrespeitar um dos grandes nomes da musica brasileira chamando o Herbert de “aleijadinho”. Isso, só, ja prova tua imaturidade pra falar sobre qualquer assunto seu bosta. Voce aleijado não faz um terço do que Herbert fez, respeito é pra quem tem, vai pro kralho!

  38. renato disse:

    Cena de cinema e Cinema mudo só tem a palavra cinema em comum. Músicas e letras bem diferentes. Acho que Me chama e Me liga sim, têm relação. Agora ficar falando de Alagados, um discão, parece dor de cotovelo. A música Alagados é um achado… e a guitarra tem influência é dos guitarreiros de Belém, lambada, bem antes da moda, falou Lobão. Pode-se não ir com a cara do Herbert Vianna… mas os que criticam já foram a um show dos Paralamas? Muito profissional e som pesado. Eu vi quase todos da geração 80, Lobão não vi.. mas garanto, só os Titãs de um pequeno período superaram os caras. Não é fácil se manter assim por quase trinta anos. Não há jabá que justifique. E vi o Lobão perdendo o rebolado num Roda Viva da TV Cultura, quando foi perguntado se o ódio dele não seria por ele ter proposto uma parceria e não ter rolado. Acho natural, o H Vianna é um cara mais pacato o Lobão mais doidão. Se não quis parceria, deixa o cara seguir com seus dois parceiros… Bi e Barone. Grande banda Paralamas do Sucesso… fizeram sucesso e nunca “dançaram”.

  39. edu disse:

    uma pergunta: alguém já percebeu que já faz uns 5 anos que o Lobão só FALA?

    outra pergunta: cadê as músicas novas do Lobão? Cadê sua produção artística?

    Enquanto isso, de cadeira de rodas, não muito distante dali, um músico de careca reluzente reaprende a viver (e a compor).

  40. Paulo disse:

    Herbert Vianna sempre foi um imitador, principalmente do Lobão.

    Me Liga = Me Chama,

    Alagados = Revanche e por aí afora……

    Quando o Herbert foi imitar a Esquadrilha da Fumaça, deu no que deu!

    • Rogerio disse:

      E o amigo aí acha que os paralamas viveram 30 anos de banda com apenas essas tres músicas ??? Se voce tirar essas 3 musicas acusadas de plagio pelo Lobão, vai sobrar um repertório de dar inveja a qualquer banda !!! Ahhh para com isso, existe uma seleção natural, o que é ruim vai ficando pelo caminho, os paralamas estão a 30 anos no mercado e não é atoa, eles são bons.

  41. Nato disse:

    ” eu vejo a música como um meio de comunicação e não um display de virtuosismo”( Herbert Vianna)
    É uma pena que as pessoas não consigam entender a importância da música e do músico.Sei que estamos aqui defendendo uma lição de vida, pois mesmo perdendo a mulher em um acidente e sofrendo danos irreversíveis no seu cérebro, deu a volta por cima e nos mostrou a grandeza de uma brasileiro.

  42. renato disse:

    Alagados = Revanche?
    Gost do Lobão como músico, mas ela acha que inventou a roda. Os Paralamas imitavam é o Police. O Lobão, sendo contemporâneo deles deve ter algumas influências comuns. E outra se eu for imitar o Lobão ou o Herbert Vianna, não vou conseguir. O fato é que o Herbert Vianna é careta… o Lobão é doidão e mais efusivo.
    O Herbert Vianna tem de ser respeitado não pela recuperação, que é assunto pessoal, tem de ser respeitado pela quantidade de músicas boas que compôs. Pelo trabalho que trinta anos com os dois parceiros. Isto não é pouco. Aos Paralamas parabéns pela carreira onde os problemas de ego, que devem ter, não atrapalha.
    Podem falar o que for mas eles têm uma obra.

  43. renato disse:

    O Lobão é ótimo músico mas é ressentido. Ele fala mal do Chico Buarque, Geraldo Vandré. Ele é incapaz de perceber que eles são de uma geração anterior, que não tiveram as mesmas influências. Ou seja o Lobão faz criticas a artistas, sem levar em consideração o momento de cada um, o cenário e momento onde e quando um artista foi formado. Isto é Cultura. Se o Lobão tivesse nascido nos anos 30 ele faria rock´n´roll? Claro que não.
    Outra coisa que ele ignora quando vai falar dos outros é o temperamento pessoal de cada um.
    Vejam entrevistas do Cazuza e perceberão que ele é tão inquieto e rebelde quanto o Lobão, mas não é um ressentido para com os demais.

    Lamentável… realmente se ele falasse menos e tocasse mais, seria muito melhor para os gostam da sua música, como é o meu caso.

    Se eu tô com um microfone na mão só passo pra ele se for pra cantar. De falação eu tô cheio.

  44. Benedito Silva disse:

    Ainda bem que o Herbert não copiou a fase decadente de Lobão, que se instalou desde os anos noventa e perdura até hoje.

  45. Rafael disse:

    O Lobão é um excelente músico, tanto enquanto instrumentista como compositor, além de ser extremamente inteligente, só que é frustrado por não ter o devido reconhecimento da mídia em relação a sua obra.

    O Herbert Vianna, a despeito de sua grandeza enquanto ser humano pela incansável e gloriosa luta para superar todas as dificuldades advindas do acidente, também é um músico talentoso instrumentalmente falando, assim como é dono de uma sensibilidade, versatilidade e fluidez inconfundíveis no quesito composição. Para comprovar isto, basta conferir canções como “Lanterna dos afogados”, “Alagados”, “Quase um segundo”, “Hoje canções”, “Nada por mim”, “O fundo do coração”, “Partir, andar”, “Se eu não te amasse tanto assim”, “A lua que eu te dei” e tantas outras. Será que um músico com este potencial precisaria plagear algum outro para conseguir obter êxito em sua carreira fonográfica? Eu, particularmente, penso que não.

    Um forte abraço a todos!

    Rafael

  46. jorge disse:

    Ambos são excelentes mais Hebert Vianna e um hitmaker como o Lulu um genio olha a harmonia de quase um segundo e não só ela como todas e vera que é um ser humano de tamanha capacitação e sobretudo um genio e a banda de rock que mais transita em todos os estilos sem perder a essencia

  47. jorge disse:

    Vida longa aos Paralamas do Sucesso

  48. Alex Ribeiro disse:

    não quero saber quem está certo ou errado… só sei que se não fosse todos esses caras do período “rock anos 80” … nois tava mais fudido ainda!!!

  49. tivigla disse:

    Herbt Vianna, não é cantor,não canta nada, ao vivo é um fracasso, disco de stúdio é fácil. Manda bem na guitarra,mas era muito exibido,eu diria talvez até arrogante, no inicio da carreira. O Lobão é mais cantor, e tem uma qualidade que eu gosto; Nunca fica em cima do muro,fala umas verdades, que do jeito que ele fala, incomoda,mas é o jeito dele. É o cara. Musicalmente falando, gosto, e não compro disco de nenhum dos dois.

  50. Morte aos indies disse:

    O HERBERT VIANNA SEMPRE FOI UM BOBALHÃO METIDO A BESTA, ARROGANTE PRA CARALHO. CARA CHATO, SEM GRAÇA, PÉSSIMO COMPOSITOR, VAI SE FODER.

  51. Morte aos indies disse:

    O HERBERT VIANNA SEMPRE FOI UM ARROGANTE, METIDO, PREPOTENTE, O CARA SE ACHA, É UM CUZÃO

  52. Virginia Calrow disse:

    Ah nunca gostei do Herbert vianna … Ôh cara mala ! Suspeitei desde o princípio que o cara era plageador e dos ruins… Lobão é autêntico … Suas músicas bem elaboradas e fascinantes. Tava na cara que o mala do Herbert vianna não tinha competência mesmo. Dá-lhe Lobão !!!!

  53. cristina lima disse:

    Lobão e muito chato um cara mimadinho lia a biografia dele, conto nos dedos da mão as músicas legais do lobão e do Paralamas faço um coletânea.

  54. Eufrates Domingueiros disse:

    Ah…vai dizer quw Lobão e Herbert são melhores que Fresno, Restart, etc… Vcs estão de brincadeira! E muito melhor do que esses é o Justin Bieber! Salve Anitta!

    A música no Brasil tá na UTI…

  55. Cris Nardos disse:

    Engraçado… Depois de ler tudo isso aqui, continuo amando o Herbert e amando o Lobão, igualmente! Rixas são rixas em qualquer lugar., e o problema é deles, pô, se não se acertavam… Não é problema nosso!
    Eu fico aqui desse lado admirando os dois 🙂

  1. 28/03/2011

    […] Lobão x Herbert Vianna – Trabalho Sujo – OESQUEMADoideira doida. […]