Ainda tentando entender Bobby Fischer

pawn

À luz de cinebiografias que fuçaram personalidades fortes e geniais nos últimos anos (do Turing do Jogo da Imitação ao Zuckerberg de A Rede Social e o Hawking de A Teoria de Tudo), é a vez de Hollywood se debruçar sobre a vida do campeão de xadrez norte-americano Bobby Fischer (vivido por Tobey Maguire), que reencena o clássico embate da Guerra Fria sobre um tabuleiro quando ele enfrentou o campeão russo Boris Spassky (vivido por Liev Schreiber) no filme Pawn Sacrifice, sem previsão de estréia no Brasil. Eis o trailer:

Mas é claro que a carreira do “Muhammad Ali do xadrez” é só metade da biografia de Fischer, que torna-se um comentarista político paranoico com o passar dos anos. Vamos ver se o filme entra nesse mérito. Mas talvez a melhor contribuição deste filme seja nos fazer revisitar o excelente documentário Bobby Fischer Against the World, que encontrei legendado no YouTube.

4:20

Bobby Fischer contra todos

Bem foda o documentário Bobby Fischer Against the World, que a festejada Liz Garbus lançou no início desse ano. Conta uma história relativamente conhecida – como surgiu o grande mestre do xadrez norte-americano, como sua ascensão popularizou o jogo no planeta e como ele, aos poucos, foi perdendo o prumo mental -, mas de forma magistral, com firmeza e graça tão improváveis em um tema tão árido. A pesquisa, que reuniu impressionantes imagens de arquivo, todas harmonicamente enfileiradas, vai ao ponto de investigar a psicologia da infância do protagonista, uma das celebridades mais enigmáticas da história dos EUA. Junto às cenas resgatadas, há entrevistas comoventes e uma disposição ao mesmo tempo cerebral e emocional à medida em que a história vai sendo contada, como se a diretora jogasse xadrez com as nossas expectativas.

Um filmaço, recomendado até pra quem acha xadrez chato (hereges!).

Questão de ponto de vista

Que incrível esse xadrez bolado pelo Álvaro Naddeo.