Não acredito que os álbuns irão morrer como a ditadura do single da era MP3 parece antever. Óbvio que não sobreviverão como um pedaço de plástico que toca música envelopado numa cartolina ou numa caixa de plástico ilustrado com uma capa legal. Nos tempos digitais que tornaram obsoletos tudo aquilo que só faz uma coisa que vivemos, é natural que o próprio formato álbum seja cobrado de algo entre a imersão e a interatividade. Algo que antes nos satisfazia – tirar uma tarde para ouvir um disco, ver a capa e folhear o encarte – agora parece muito trivial e limitado para os parâmetros atuais. Hoje o site de um artista faz muito mais as vezes de uma capa de disco, embora o próprio conceito de site torne-se obsoleto em breve. O fato é que a música vai encontrar uma forma de se apresentar envelopada em um conceito – seja visual, temático ou momentâneo.
Beck já vem há algum tempo tentando entender como a música será experimentada no futuro, dando um MP3 aqui, fazendo show com o Flaming Lips como banda de apoio ali, deixando o fã escolher a disposição das imagens na capa do disco (no disco The Information, que repetia a brincadeira da capa recorta-e-cola da Arca de Noé, de Toquinho e Vinícius) mais adiante. Mas com seu Record Club, Beck dá alguns passos para frente.
A brincadeira é simples: ele se tranca no estúdio com uns amigos para recriar, em um dia, um disco clássico escolhido aleatoriamente para ir soltando aos poucos as versões online. É um dia de trabalho que rende semanas e semanas de visitação e linkagem sobre o projeto que, à medida que vai tomando forma, funciona também como uma celebração do formato ameaçado pelo mundo digital. “Record Club” é um trocadilho entre o Clube do Registro – sobre o encontro de um dia de Beck com seus camaradas – com Clube do Disco. E, mais do que uma estratégia online, ele pode crescer e virar um disco de fato, um show, uma turnê. Na pior das hipóteses é uma respeitosa e ousada discografia paralela lançada oficialmente – mais ou menos como os trocentos CDs ao vivo que o Pearl Jam lançou no início da década.
Pra começar, ele preferiu chamar o time de casa. Juntou sua banda de apoio (Joey Waronker, Brian Lebarton, Bram Inscore, Chris Holmes) ao produtor Nigel Godrich (o de OK Computer, você sabe), o ator Giovanni Ribisi e a cantora islandesa Thorunn Magnusdottir para recriar o primeiro disco do Velvet Underground, o clássico banana. O disco finalmente foi consolidado e, como se esperar de uma gravação feita em apenas um dia, tem seus altos e baixos. Magnusdottir até funciona como uma Nico decente, dando a austeridade necessária à “Femme Fatale” e “All Tomorrow’s Parties” e a banda improvisada se comporta bem em versões bucólicas para “Sunday Morning” e “Run Run”. Mas quando tentam soar noise, são terríveis: “Waiting for the Man” e “There She Goes Again” têm guitarras retorcidas por pura idiossincrasia e as jam sessions de “Heroin” e “Venus in Furs” só funcionam como curiosidade mórbida. Os melhores momentos do disco, no entanto, acontecem quando Beck ressalta sua veia country, transformando “Black Angel’s Death Song” numa levada folk interminável, “I’ll Be Your Mirror” e “Europpean Son” em duetos de casal. Vale como experiência, não como produto – e é aí que Beck acerta com seu Record Club. É só uma brincadeira, uma tarde livre, mas ao mesmo tempo é um formato novo, um registro
E ele já está no segundo volume do projeto. Juntou-se ao MGMT, ao Devendra Banhart e à Binki do Little Joy para recriar o primeiro disco de Leonard Cohen (não duvide se o Amarante der as caras por lá). Outro projeto, já gravado, homenageia o único disco (o clássico Oar) de Alexander “Skip” Spence, ex-integrante do Jefferson Airplane e do Moby Grape, gravado ao lado de ninguém menos que o Wilco. E entre os discos já citados como próximos projetos estão um do Ace of Base (?!) e outro do Digital Underground.
Jupiter Maçã – “Rio de Janeiro”
Coconut Records – “Any Fun”
Wilco & Feist – “You and I”
Franz Ferdinand – “Can’t Stop Feeling”
Marina and the Diamonds – “I Am Not a Robot”
Você já deve ter visto o Wilco e o Fleet Foxes cantando “I Shall Be Released”, mas não custa voltar ao tema.
Sempre ele: quando não consigo falar entre as músicas e a correria do dia-a-dia não me permite frisar o lado jornalístico do programa, só me resta me deixar levar e enfileirar músicas boas pra se ouvir. Não falo nem no começo do programa, pra alívio de uns ingratos e frustração da maioria. Mas é só essa semana…
Los Amigos Invisibles – “Playa Azul”
Cut Copy – “Far Away (Hercules & Love Affair Remix)”
Ladyhawke – “Better Than Sunday”
Britney Spears – “Amnesia”
Lobsterdust – “L.E.S. Lockdown”
Mad Mix Mustang – “Don’t Give Up Wanting Me Baby”
Klaxons – “Totem on the Timeline”
Dangermouse & Sparklehorse – “Little Girl (feat. Julian Casablancas)”
Wilco – “Sunny Feeling”
Elastica – “Hold Me Now”
Paul McCartney – “Back Seat of My Car”
Erasmo Carlos – “Gente Aberta”
Scott Walker – “Maria Bethânia”
Os Incríveis – “Ogum”
Of Montreal – “First Time High”
Acredite se quiser: essa é a capa do novo disco do Wilco.
Um palhinha de Ashes of American Flags, o DVD que o Wilco lança esse semestre.
Era só o que faltava…
No programa de hoje temos a vocalista do Yeah Yeah Yeahs virando o Mick Jagger (enquanto seu hit torna-se folk e inofensivo), a faixa que batiza o disco do ano passado de uma das melhores bandas instrumentais do Brasil, uma das músicas do Sensational Fix, novas do MSTRKRFT, Rômulo Fróes e Mulatu Astatke, Erasmo vintage, Hot Chip com Robert Wyatt, Arnaldo ao vivo, Booker T. tocando Beatles, Wilco tocando Costello, tributo a Lux Interior, Spoon, Momo, Of Montreal e Paul McCartney.
Arnaldo Baptista & Patrulha do Espaço – “Feel in Love One Day”
Rogue Wave – “Maps”
Paul McCartney – “Check My Machine”
N.A.S.A. (com Karen O, Fatlip e Ol’ Dirty Bastard) – “Strange Enough”
MSTRKRFT (com Lil Mo) – “It Ain’t Love”
Smokey Robinson & the Miracles – “Tears of a Clown (Action Jackson Remix)”
Booket T. & the MG’s – “I Want You (She’s So Heavy)”
Mulatu & The Heliocentrics – “Chinese New Year”
Sonic Youth – “Rats”
Of Montreal – “And I’ve Seen a Bloody Shadow”
Pata de Elefante – “Um Olho no Fósforo, Outro na Fagulha”
Wilco – “Peace, Love and Understanding”
Rafael Castro e os Monumentais – “TV”
Momo – “Fin”
Rômulo Fróes – “A Anti-Musa”
Hot Chip com Robert Wyatt – “We’re Looking for a Lot of Love (Remixed by Geese)”
Erasmo Carlos – “Grilos”
Spoon – “The Way We Get By”
Cramps – “Sunglasses After Dark”
Tá frio? Tá quente? Choveu? Nevou? Deixa pra lá: olha essa coleta que a Carol fez pra inspirar o verão, independente da temporatura lá fora…
Pro dia:
Beach Boys – “Wouldn’t it be Nice”
Mallu Magalhães – “Tchubaruba”
Das Pop – “Fool for Love”
Frank Jorge – “Elvis”
Homiepie – “Flying Machines”
Albert Hammond jr – “In Transit”
Motormama – “Meu Problema com a Bebida”
Franz Ferdnand – “Turn it On”
Pixies – “Hey!”
R.E.M. – “Orange Crush”
Shout Out Louds – “Shut Your Eyes”
The Decemberists – “The Perfect Crime No.2”
Pra noite:
Cérebro Eletrônico – “Dê”
Beatles – “Blackbird”
Sebastien Tellier – “Divine”
Little Joy – “Unattainable”
Here We Go Magic! – “Fangela”
Emmy the Great – “We Almost Had a Baby”
Dan Auerbach – “Heartbroken in Disrepair”
Nick Cave – “Today’s Lesson”
Motormama – “Coração Hardcore”
Wilco – “Sky Blue Sky”
Cheio de músicas de 2009. E eu juro que já já eu volto pra Retrospectiva também no Vida Fodona:
Franz Ferdinand – “No You Girls”
Bonde do Rolê – “Papa’s Got a Brand New Pigbag”
Beatles – “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Streetlab Remix)”
Digitalism – “Idealism (A-Trak Dub Mix)”
Midfield General – “Disco Sirens (Blacklight Flashlight Remix)”
Vanguart – “Spanish Woman”
Fever Ray – “If I Had a Heart”
Feist & Ben Gibbard – “Train Song”
Rosie and Me – “Folkie Song 2 (Demo)”
Passion Pit – “Sleepyhead”
Mickey Gang – “I was born in the 90s (Naji Nahas Footloose Remix)”
David Bowie – “Rebel Rebel (Soulwax Club Mix)”
Robotech on the Offensive – “Intergalactic Waters of Nazareth”
Mallu Magalhães – “Angelina”
Whitest Boy Alive – “1517”
Das Pop – “Saturday Night Part 1”
Of Montreal – “Id Engager”
Marcos Valle – “Quarentão Simpático”
Wilco – “King of Carrot Flowers Pt. 1”