Eis a escalação completa do C6 Fest 2025!

Confirmados Air, Pretenders, Wilco e Nile Rodgers e também fechados Mulatu Astatke, A.G. Cook, Amaro Freitas, Gossip, Perfume Genius, Meshell Ndegeocello, Maria Esmeralda, Seu Jorge, Agnes Nunes, Last Dinner Party, Arooj Aftab, Stephen Sanchez, Brian Blade & The Fellowship Band, Beach Weather, English Teacher, Cat Burns e Superjazzclub. Sinistro!

Wilco no Brasil!

O C6Fest do ano que vem na tá pra brincadeira e acaba de soltar para a coluna do Gilberto Almêndola, do Estadão, que o Wilco é a terceira atração anunciada do festival, que acontece em maio de 2025. A terceira vinda da banda de Jeff Tweedy para o país vem somar-se às vindas dos Pretenders e do Air (tocando o Moon Safari!) no mesmo evento, o que já torna o festival um dos grandes acontecimentos do ano que vem. E tem mais: dia 22 eles anunciam a programação completa, nos dois dias seguintes a pré-venda é aberta para os clientes do banco que patrocina o festival e dia 25 os ingressos são vendidos para todos. A coisa tá ficando séria…

Wilco celebra David Bowie

Nesta segunda-feira, David Bowie completaria 77 anos se estivesse vivo e entre as várias celebrações a um dos papas da cultura pop contemporânea, o grupo Wilco acaba de revelar a versão que fez ao vivo para o primeiro hit do ícone inglês, “Space Oddity”. A versão é a primeira faixa revelada da coletânea Live On Mountain Stage: Outlaws and Outliers, que reúne apresentações ao vivo de diferentes artistas que passaram pelo programa Mountain Stage da emissora de rádio pública norte-americana NPR. O grupo optou por uma versão acústica da canção existencialista que Bowie lançou quando o homem pousou na Lua, em 1969, com Jeff Tweedy sussurrando a letra original enquanto a banda constrói, delicadamente, o arranjo original. A coletânea será lançada no dia 19 de abril (que já está em pré-venda) e reúne outros artistas norte-americanos como Jason Isbell, Indigo Girls, Steve Earle, Lucinda Williams, entre outros. Ouça a versão do Wilco para “Space Oddity” abaixo:  

Primo Wilco

Quem está para lançar disco novo são os camaradas do Wilco, que acabaram de anunciar Cousin, seu décimo terceiro álbum – e o primeiro que não é produzido pela própria banda desde Sky Blue Sky, lançado há quinze anos – para o finzinho de setembro (o disco já está em pré-venda). “Sou primo do mundo”, brinca o líder da banda, Jeff Tweedy, ao anunciar o novo álbum. “Não acho que seja uma relação sangûínea, é como se eu fosse um primo emprestado”. O disco é produzido pela artista galesa Cate Le Bon, que trouxe um rol de novos instrumentos para o estúdio da banda de Chicago, como saxofone, guitarras japonesas baratas e um vibe de new wave de bateria eletrônica, embora não dê pra perceber pelo primeiro single que o grupo disponibilizou (bem como a capa e o nome das músicas) nesta terça, “Evicted”, veja abaixo:  

A homenagem de Jeff Tweedy para Tom Verlaine


Foto: Howard Barlow

De todos seus discípulos do Television, o Wilco talvez seja a banda que mais explicitou a importância do grupo liderado pelo falecido Tom Verlaine em sua obra, tanto que o escalou para tocar em uma das edições de seu próprio festival, em 2017. Mas o tributo que o líder do Wilco, Jeff Tweedy, faz para o recém-falecido mestre vai além das palavras que exaltam seu papel como guitarrista e vem na forma de uma versão simples e direta para uma canção incrível, “Venus”, que ele postou em seu blog, Starship Casual. Ouça abaixo:  

Vida Fodona #735: Sem muita conversa

Pra agilizar esse processo…

Ouça aqui.  

Vida Fodona #732: Transe motorizado

Entrando numas…

Ouça aqui.  

Vida Fodona #686: Festa-Solo (19.10.2020)

vf686

Esse foi o último Festa-Solo na segunda-feira – agora ele acontece sempre nas sextas, às 23h45, na twitch.tv/trabalhosujo.

Beabadoobee – “Care”
Smashing Pumpkins – “Cherub Rock”`
Pavement – “You Are a Light”
Astromato – “Não Sei Jogar”
Pixies – “U-Mass”
Jesus & Mary Chain – “Vegetable Man”
Pere Ubu – “Navvy”
Fall – “C.R.E.E.P.”
B-52’s – “Private Idaho”
Blitz – “Você Não Soube Me Amar”
Pretenders – “Brass in Pocket”
Rolling Stones – “Start me Up”
Led Zeppelin – “The Crunge”
Mutantes – “It’s Very Nice Pra Xuxu”
Yes – ” I’ve Seen All Good People”
Yo La Tengo – “Blue Line Swinger”
Thin Lizzy – “Whiskey in the Jar”
Wilco – “Theologians”
BNegão e os Seletores de Frequência – “V.V.”
De Leve – “Essa É Pros Amigos”
Cassiano – “Onda (Poolside & Fatnotronic Edit)”
Lincoln Olivetti & Robson Jorge – “Eva”
A Cor do Som – “Palco”
Letrux – “Coisa Banho de Mar”
Spoon – “Rhthm & Soul”
Lou Reed – “Vicious”
Eurythmics – “Sweet Dreams”
Human League – “Don’t You Want Me”
Cure – “Let’s Go to Bed”
Daryl Hall & John Oates – “I Can’t Go For That (No Can Do)”
David Bowie – “Cat People (Putting Out Fire)”
Radiohead – “Bodysnatchers”
Dua Lipa – “Pretty Please”
Jessie Ware – “Adore You”
Chromatics – “Twist The Knife”
Tame Impala – “Borderline (Blood Orange Remix)”
Lana Del Rey – “Venice Bitch”
Pelados – “Entalhado na Carteira”
Fleet Foxes + Tim Bernardes – “Going-to-the-Sun Road”
Taylor Swift + Bon Iver – “Exile”
Bonifrate – “100%”
Red Hot Chili Peppers – “Breaking the Girl”
Sebadoh – “2 Years 2 Days”
R.E.M. – “Low”
Nick Cave – “Cosmic Dancer”
Fiona Apple – “Ladies”
PJ Harvey – “Down By The Water (Demo)”
Carabobina – “Pra Variar”
Warpaint – “Whiteout”
Angel Olsen – “Lark Song”
Joni Mitchell – “Day After Day”
Beatles – “Long Long Long”
Beatles – “Cry Baby Cry”

O disco de versões do Lambchop

Lambchop2020

O grupo norte-americano Lambchop, mestres do country moderno, acaba de anunciar o lançamento de seu décimo quarto álbum, um disco inteiro dedicado a versões de músicas alheias, uma escolhida por cada integrante do grupo. Trip começou a partir de uma ideia do líder e principal compositor do grupo, Kurt Wagner, que queria “ver o que aconteceria se eu me retirasse do processo o máximo que pudesse” e assim seus companheiros de banda escolheram músicas do Stevie Wonder, das Supremes, de George Jones, dos Mirrors e de James McNew, do Yo La Tengo. Para abrir o disco e os trabalhos do álbum que será lançado em novembro, o grupo foi com a música escolhida pelo baterista do grupo, Matthew McCaughan, que pinçou “Reservations” do Wilco. Ele comentou sobre sua escolha:

“Gosto de dizer que ‘Reservations’ do Wilco é uma música que sempre quis fazer uma versão, mas, honestamente, depois que um amigo mencionou isso em uma história, tive que voltar e ouvi-la novamente. Escolher uma versão é estressante para mim. É uma coisa meio idiota para se estressar, mas tantas músicas têm memórias ligadas a elas, e eu não quero obscurecer essas memórias. Geralmente escolho uma daquelas músicas que eu sinto que se encaixaria na banda, mas então vou e volto, pensando na melhor maneira de abordar o arranjo. Devemos honrar o original e tentar recriar fielmente todos os sons e feitos que tornam a música especial para mim ou devemos desmontá-la e começar de novo? Em seguida, acrescente o fato de que a versão será gravada e preservada para sempre. Eu não conseguia pensar em uma música que não pudesse servir de argumento para ambas as abordagens, então sempre terminava em um impasse para uma só pessoa. Então decidi que escolheria uma música que, embora eu a ame e saiba disso, não fosse uma que tivesse sido repetida por meses em algum momento da minha vida, nem que estivesse permanentemente ligada a alguma lembrança minha própria. Em vez disso, usei as memórias e lembranças de minha família e amigos com ou sem a permissão deles. Assim eu estragaria tudo para eles. Mas é o pensamento que conta.”

E a versão ficou linda, mesmo esticando-se por treze minutos:

Trip já está em pré-venda e abaixo segue sua capa e a ordem das músicas.

TRIP-lambchop

“Reservations” (do Wilco)
“Where the Grass Won’t Grow” (de George Jones)
“Shirley” (dos Mirrors)
“Golden Lady” (de Stevie Wonder)
“Love Is Here and Now You’re Gone” (das Supremes)
“Weather Blues” (do James McNew do Yo La Tengo)

De volta ao Summerteeth

wilco-1999

Tudo bem que Summerteeth completou 20 anos no ano passado, mas o Wilco resolveu comemorar o aniversário de seu terceiro álbum um ano depois da data redonda, acabando de anunciar a caixa Summerteeth Reissue, que, além do álnbum original, ainda traz demos, versões ao vivo e sobras de estúdio do disco que começou a transformar o grupo liderado por Jeff Tweedy no que ele é hoje. A versão em vinil da caixa ainda traz um quinto disco, chamado de An Unmitigated Disaster, com o show que o grupo fez na Tower Records dois dias antes do lançamento do disco, em março de 1999, que incluiu as novíssimas I’m Always In Love”, “Via Chicago”, “How To Fight Loneliness”, “She’s A Jar”, “We’re Just Friends”, “Can’t Stand It” e “I Got You (At The End Of The Century)”, entre outras. Para anunciar a caixa, o grupo antecipou uma versão para a quase-faixa-título (a grafia do nome da música é diferente da do disco) chamada de “Slow Rhodes”…

A caixa já está em pré=venda e só chega às lojas no fim do ano. Abaixo, sua nova capa e a ordem de todas as músicas da caixa.

summerteeth2020

CD1: Original Album
“Can’t Stand It”
“She’s A Jar”
“A Shot In The Arm”
“We’re Just Friends”
“I’m Always In Love”
“Nothing’severgonnastandinmyway (Again)”
“Pieholden Suite”
“How To Fight Loneliness”
“Via Chicago”
“ELT”
“My Darling”
“When You Wake Up Feeling Old”
“Summer Teeth”
“In A Future Age”
“23 Seconds Of Silence”
“Candyfloss”
“A Shot In The Arm (Remix)”

CD2: Outtakes/Alternates/Demos *
“Tried And True (Demo)”
“I’m Always In Love (Demo)”
“All I Need (Demo)”
“I’ll Sing It (Demo)”
“Two Guitars – Instrumental (Demo)”
“Candyfloss (Demo)”
“In A Future Age (Demo)”
“No Hurry (Demo)”
“She’s A Jar (Demo)”
“Can’t Locator It (Guitar Riff Demo)”
“Nothing’severgonnastandinmyway (Again) (Demo)”
“Summer Teeth (Slow Rhodes Version)”
“Pieholden Suite (Alternate)”
“I’m Always In Love (Early Run Through)”
“My Darling (Alternate)”
“Tried And True (Alternate)”
“She’s A Jar (Alternate)”
“Nothing’severgonnastandinmyway (Again)”
“Candyfloss (Intro)”
“Every Little Thing (Alternate)”
“Viking Dan (Outtake)”
“We’re Just Friends/Yee Haw (10/29/99 Minneapolis Soundcheck)”
“Summer Teeth (Alternate)”
“In A Future Age (Take 3)”

CD3: Live At The Boulder Theater, Boulder, CO (11/1/99) *
“Via Chicago”
“Candyfloss”
“Summer Teeth”
“I’m Always In Love”
“I Must Be High”
“How To Fight Loneliness”
“Hotel Arizona”
“Red-Eyed And Blue”
“I Got You (At The End Of The Century)”
“Nothing’severgonnastandinmyway (Again)”
“She’s A Jar”
“A Shot In The Arm”
“We’re Just Friends”
“Misunderstood”

CD4: Live At The Boulder Theater, Boulder, CO (11/1/99) *
“Hesitating Beauty”
“Christ For President”
“Passenger Side”
“Can’t Stand It”
“Forget The Flowers”
“New Madrid”
“California Stars”
“Kingpin”
“Casino Queen”
“Outta Mind (Outta Sight)”
“Hoodoo Voodoo”
“Monday”