Aconteceu neste sábado: o Weezer deu início às comemorações do aniversário de 30 anos de seu primeiro disco, mais conhecido como “o disco azul”, ao tocá-lo na íntegra para uma plateia de 500 pessoas, no Lodge Room, em Los Angeles. A turnê só começa no segundo semestre, mas deu pra sacar o quanto a banda está prontinha para rodá-lo por aí com os vídeos que apareceram online. O show teve abertura da banda Dogstar, que abriu para o Weezer em 1992 com o mesmo baixista da noite deste sábado, o ator Keanu Reeves, e o Weezer limitou-se a tocar apenas as dez músicas do disco, mudando apenas a ordem de duas músicas, ao colocar o hit “Say It Ain’t So” depois de “In the Garage”, mas isso deve ter sido feito pois o grupo chamou o ator norte-americano Dominic Fike, da série Euphoria, para dividir os vocais na antepenúltima música do show (Fike lançou um single no ano passado, “Think Fast“, em que justamente citava a música do Weezer). Mas eu queria mesmo é que eles tocassem o segundo disco, o Pinkerton, disparado a melhor coisa que o Rivers Cuomo já fez na vida. Mas é muito pouco provável que isso aconteça…
E quem está voltando pro passado é o Weezer, que acaba de anunciar uma turnê pelos Estados Unidos no segundo semestre, quando tocarão a íntegra de seu disco de estreia, o famigerado disco azul batizado apenas com o nome da banda, que completa trinta anos no próximo dia 10 de maio. A turnê Voyage to the Blue Planet começa no dia 4 de setembro e passará por mais de 20 cidades por seu país, com abertura de bandas como Flaming Lips e Dinosaur Jr., e certamente deve ter mais datas anunciadas pela Europa, Ásia e, torçamos, América do Sul (quem tem coragem de trazê-los?). Os ingressos começam a ser vendidos nesta quarta-feira, primeiro para os integrantes do fã clube da banda, e depois para o público geral a partir da sexta-feira, mesmo dia em que o grupo toca em um aperitivo da turnê ao passar o disco na íntegra no Lodge Room de Los Angeles, quando terá abertura da banda Dogstar (também conhecida como a banda do Keanu Reeves), num show que já está esgotado. E em entrevista ao site Audacy, o líder da banda, Rivers Cuomo, contou que uma caixa com material da época está começando a ser pensada: “Coisas bem do começo da banda”, contou o vocalista, mencionando gravações de shows da época e que ainda não há data para este lançamento, mas que deve coincidir com a nova turnê.
Eu gosto quando a lógica da inteligência artificial segue um padrão mais naturalista, sem partir pro surrealismo, tentando manter a essência da capa do disco no contexto falso que ela mesma cria para esses ícones.
1° de maio de 1969 – Bob Dylan é o convidado na estreia do programa de Johnny Cash
2 de maio de 1989 – Os Stone Roses lançam seu primeiro disco
3 de maio de 1958 – Rock causa tumulto em Boston
4 de maio de 2000 – Metallica processa os próprios fãs
5 de maio de 1946 – Nasce Beth Carvalho
6 de maio de 1965 – Keith Richards compõe “Satisfaction” num sonho
7 de maio de 1992 – John Frusciante sai dos Red Hot Chili Peppers
8 de maio de 1911 – Nasce Robert Johnson
9 de maio de 1942 – Nasce Nei Lopes
10 de maio de 1994 – O Weezer lança seu primeiro álbum
11 de maio de 1981 – Morre Bob Marley
12 de maio de 1967 – Jimi Hendrix lança Are You Experienced?
13 de maio de 1938 – Louis Armstrong imortaliza “When the Saints Go Marching In”
14 de maio de 2016 – Beyoncé emplaca todos os singles de seu Lemonade entre os mais vendidos
15 de maio de 1986 – O Run DMC lança o primeiro grande álbum de rap
16 de maio de 1966 – Bob Dylan lança Blonde on Blonde e os Beach Boys lançam Pet Sounds
17 de maio de 1887 – Nasce João da Baiana
18 de maio de 1980 – Ian Curtis comete suicídio
19 de maio de 1945 – Nasce Pete Townshend
20 de maio de 1954 – Bill Haley & His Comets lançam o hino “Rock Around the Clock”
21 de maio de 1970 – Marvin Gaye lança What’s Going On
22 de maio de 1967 – Os Monkees lançam o primeiro disco em que compõem e tocam tudo
23 de maio de 1966 – Os Doors estreiam no Whiskey a Go Go
24 de maio de 1941 – Nasce Bob Dylan
25 de maio de 1996 – Brad Nowell, do Sublime, é encontrado morto
26 de maio de 1926 – Nasce Miles Davis
27 de maio de 1957 – Buddy Holly lança seu primeiro hit, “That’ll Be The Day”
28 de maio de 1957 – Nasce John Fogerty, do Creedence Clearwater Revival
29 de maio de 1984 – Tina Turner dá a volta por cima com Private Dancer
30 de maio de 1990 – Midnight Oil protesta no coração financeiro de Nova York
É o que anuncia o Flesch no Destak ao começar a investigar os desdobramentos do Rock in Rio: além do King Crimson, o Weezer também deve vir pra São Paulo depois de se apresentar no festival carioca (Dave Matthews Band também, mas quem se importa?).
Rivers Cuomo chamou a banda do ator Finn Wolfhard, o Mike da série Stranger Things, Calpurnia, para dublar sua versão de “Take on Me” do A-ha no primeiro clipe do álbum retrô que sua banda Weezer lançou há pouco.
Sem avisar ninguém, o Weezer de Rivers Cuomo lança um disco só de versões de músicas dos anos 70 e 80 (tudo bem que tem um “Stand By Me” e um “No Scrubs” no meio na esteira do cover que eles fizeram para “Africa”, do Toto, no ano passado. Tem Euryhtmics, A-ha, Michael Jackson, Black Sabbath, Electric Light Orchestra…
O melhor é que ficou bom!
A banda de Rivers Cuomo volta a dar as caras com um clipe ridiculamente herege – ou seria heregemente ridículo?
O desocupado norte-americano Alex Hodowanec só foi descobrir os primeiros discos do Weezer depois de velho e, curtindo com um amigo no carro, pirou na ideia de fundir canções do grupo com as de Kanye West, a partir do trocadilho infame que o amigo fez, juntando o nome de um dos discos de West com o da banda indie. Yeezer virou o nome de um disco de mashups que estava feito há um tempo e que só foi lançado este mês porque Hodowanec resolveu fuçar os velhos arquivos (como disse em entrevista ao site Radio.com). Ficou bom, mas está longe de obras-primas do gênero como o Grey Album que lançou a carreira de Danger Mouse, os discos do Girl Talk, Yoshimi Battles the Hip Hop Robots dos Kleptones e as coletâneas do Hood Internet. Mas vale ouvir:
Na página do streaming acima ele explica onde baixar o disco – e frisa: não pague por ele!
E lá vem o Weezer com uma súbita música nova: a grudenta “Everybody Needs Salvation”, liberada através do fã clube do site da banda, é tudo que os fãs amam na banda: melodia cantarolável, riffs pesados, refrão pra cantar junto, aquela vibe meio hard rock farofa meio new wave.