Link – 2 a 8 de março de 2009

Watchmen e a narrativa transmídiaPortabilidade numérica: como funciona?Vida Digital: Danah Boyd2010: o ano em que nos recuperaremos da crise?Saem hoje os finalistas da Orquestra do YouTubeSegue o julgamento do PirateBay

História onipresente

Essa semana estréia Watchmen e aproveitei o gancho do filme para falarmos de narrativa transmídia…

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Quando uma história é apenas o começo…

Com a cultura digital, surge uma nova modalidade de ficção: a ‘narrativa transmídia’

A carinha sorridente amarela respingada com uma gota de sangue é só o ponto de partida. A partir dela, descortina-se não só um universo de super-heróis decadentes e de superpoderes usados como armas militares, como uma série de pequenas histórias paralelas que acontecem independente umas das outras e em formatos diferentes. Juntas, todas essas narrativas contam uma história complexa e multifacetada, que dificilmente teria o mesmo impacto caso contada de forma linear.

Watchmen, a clássica série em quadrinhos cuja aguardada adaptação finalmente chega aos cinemas na próxima sexta-feira, é um dos muitos exemplos de um novo tipo de ficção – a narrativa transmídia. Nem tudo na história original de Alan Moore e Dave Gibbons era contado em forma de quadrinhos – cada episódio terminava com páginas que poderiam trazer um capítulo de um livro fictício, o prontuário médico de um dos personagens, recortes de páginas de jornal.

Mas com a internet e a digitalização das mídias, essa narrativa que acontece em diferentes plataformas aos poucos vem deixando nichos e tomando conta do mercado de entretenimento. Sites, celulares, redes sociais, games, aplicativos e blogs – peças-chave da cultura digital – são hoje responsáveis por expandir universos criados em livros, filmes, histórias em quadrinhos e programas de TV. Mas eles vão além de simplesmente levar uma grife de entretenimento para outras plataformas. Interligando-se com o produto principal, eles criam tramas paralelas e ações fora da internet que expandem ainda mais a história central. Assim, cria-se um novo vínculo com o antigo leitor/espectador/ouvinte, agora convidado a participar da narrativa.

Mas isso não pressupõe produção de conteúdo ou aquela interatividade em que pode-se mudar o rumo da trama principal. O elemento participativo da narrativa transmídia reside no fato de que a história original pode ser ampliada à medida em que a experiência da mesma possa ser provada em diferentes meios – e isso não quer dizer que esses enredos paralelos tenham que se encontrar num ponto final. “A convergência ocorre dentro dos cérebros de consumidores individuais e em suas interações com outros”, explica o teórico Henry Jenkins, criador do termo “narrativa transmídia” em seu livro Cultura da Convergência, lançado no Brasil. Nessa edição, nos aprofundamos no tema, a começar pela própria campanha de lançamento do filme Watchmen – transmídia por natureza.

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E a matéria continua:
Como atrair quem não conhece a HQ?
Watchmen original
Narrativa transmídia vai além da mera campanha
J.J.Abrams conecta tudo que faz
Indústria inclui fã como produtor de conteúdo
Exemplos de narrativas transmídia
ARGs em 2009

Falando em Watchmen…

Vi o filme hoje. Mas conto só amanhã. Guentaê.

Watchmen aos poucos

Quatro clipes curtos do filme mais aguardado do semestre:

Parece só um filme de super-herói, né… Com umas cenas de ação OK, nada demais. Eles tão guardando o filé, fica frio – ontem rolou a primeira cabine para a imprensa, no mundo todo, em Los Angeles.

Hoje só amanhã: a sexta semana de 2009

Leitura Aleatória mudou para o Twitter
• Mashups de Pet Sounds com Sgt. Pepper’s, J-Dilla, Kanye West e Rubber Soul (quer dizer, esse último não é mashup) •
• Fellini recapitula a carreiratá pra download e tem vídeo ao vivo no YouTube •
• Patrulha do Espaço, a banda de Arnaldo depois dos Mutantes (e a morte de um de seus integrantes) •
• Como era um show dos Mutantes (e um filme com eles) •
• Todos os palavrões dos Sopranos •
• Michael Phelps na High Times? •
• Henry Rollins lembra Lux Interior •
• Leia esse filme e jogue esse livro •
• Sete episódios para o fim de Battlestar Galactica •
• E o Paul McCartney fingindo que não fala inglês? •
• Dilma Roussef no carnaval? •
• Obama sobre maconha •
• Nova do Arctic Monkeys •
Camelo viral
Rápido comentário sobre o terceiro episódio da quinta temporada de Lost
Globo OWNED
Fernando Naporano
A Coca-Cola do Justice
David Lynch cantando
A volta do Cara de Cavalo
Federico Fellini e o LSD
Um produto que vai revolucionar o mercado de tecnologia
• A demo de “Live Forever” •
• O problema da Comic Sans •
• Transformers 2 •
• Battlestar LOLactica •
• Thee Butchers’ Orchestra sábado passado e há mais de cinco anos • 
Tarantino 2009
Camisinha do Watchmen?
Comerciais feitos pelo público
Maconheiros boicotam Kellog’s
Radiohead no Grammy
• David after divorce •
Donnie Darko 2?
Pereio pergunta: sabe aquele homem?
• Britney com Britney •
• Lost: The Little Prince deschavado •
• “Lucy in the Sky with Diamonds” no céu •
Bloco do Bruno Aleixo
Comentando Lost: The Little Prince
Los Hermanos tocando Little Joy?
FHC quer legalizar a maconha
• Cardoso no Twitter •
• Museu de super-heróis de brinquedo •
• O adeus do Little Joy •
MP3 com o Trio Esmeril tocando os Afro-Sambas
Spot-Motion
Watchmen na capa da Mad
Beach Boys remixado
Roberto Carlos 2009
Watchmen 8-bit
Um blog de comidas gigantes
Humanos entre nós
Carmen Miranda, 100 anos

O Cargueiro Negro

É isso aí: teaser do DVD com a história que, como diz o filminho, “completes de Watchmen experience”.

Camisinha do Watchmen?

Inacreditável. Via @Latinoreview.

Fliperama do Watchmen

Mais um marketing esperto do filme, dessa vez um site em que dá pra jogar um game 8-bit tipo Double Dragon sobre os Minutemen, a equipe de super-heróis que antecedeu os Watchmen.

Watchmad

Capa da Mad americana do mês que vem. Via Slashfilm.

À meia-noite…

E Watchmen define seu pôster oficial.