Das quatro vezes que Andy Gill veio ao Brasil, apenas uma delas não fez show com o Gang of Four e sim com… o Legião Urbana! Num show tributo ao grupo criado pro Renato Russo, seus integrantes remanescentes Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá resolveram homenagear suas origens e seu fanatismo adolescente trazendo um dos ícones que moldaram o pensamento estético da banda em seus primeiros dias, justamente o recém-falecido guitarrista do Gang of Four. Gill foi um dos convidados do show MTV Ao Vivo – Tributo à Legião Urbana, que aconteceu em 2012, com o ator Wagner Moura fazendo as vezes do vocalista original.
Andy subiu para tocar duas músicas com o grupo, que durante estes números contou com o paralama Bi Ribeiro no baixo. A primeira delas, uma versão para “Damaged Goods” do Gang of Four com o próprio Dado nos vocais tinha um clima mais de karaokê com amigos para realizar um sonho juvenil, mesmo com o guitarrista inglês mostrando serviço. Na segunda música, resolveram embarcar na música do Legião que o grupo escolheu para mostrar a influência do grupo inglês na banda brasiliense, a balada gótica “Ainda é Cedo”. O vídeo abaixo tem uma qualidade melhor que o de cima – e traz o show na íntegra (e dá pra entender a treta de Dado com alguém na plateia).
Mas podiam ter tocado “A Dança” também, né?
Muito boa a entrevista que o Sakamoto fez com o Wagner Moura, pegando como gancho a nova temporada de Narcos mas aproveitando para fazê-lo falar sobre seu novo filme sobre Marighella, o papel da arte em momentos políticos críticos como o atual, a forma como a imprensa e a direita rotulam suas principais ameaças e de sua paixão por Legião Urbana.
Um quê de ficção científica clássica, uma pitada de Matrix, Jodie Foster, Matt Damon e Wagner Moura (é…). O que pode desequilibrar Elysium de uma mesmice sem sabor é a mão de seu diretor: Neill Blomkamp, o mesmo de Distrito 9. Visualmente, parece ótimo, mas resta saber a que veio… Saca só aí embaixo:
Não ri não que é sério! Os três vão representar a história da banda num especial da MTV.
E você achava que a versão dele pra “Tempo Perdido” era o fundo do poço, né…
Wagner Moura – “Creep” (MP3)
Depois de “Eduardo e Mônica“…
Não sei nem o que dizer sobre isso… O nome da música parece ter sido feito para esse clipe.
Blackout, um filme de Daniel Rezende.
VIPs, outro filme com o Wagner Moura.
Wagner Moura, na Rolling Stone, via Mark&Bia.