A Tábua de Esmeraldas e África Brasil em vinil

A Polysom volta para o passado da música brasileira cravando os dois melhores Jorge Bens. Visitei a única fábrica de vinil da América Latina no início do ano, em uma materinha pro Caderno 2.

De volta ao vinil

Materinha que fiz pro C2 Música, a edição semanal do Caderno 2 do Estadão dedicada ao tema, sobre a visita que fiz há menos de um mês à Polysom, a tão falada única fábrica de vinis da América Latina, que finalmente lançou seus primeiros discos. Ela conversa com o Personal Nerd que fiz pro Link há duas semanas.


Sulcos do acetato, primeira etapa na fabricação do vinil, vistos no microscópio da sala de corte

Fotos: Tasso Marcelo/AE

Fazendo disco: o pó de PVC é posto na extrusora…


…que depois sai pelo cilindro à direita, como uma massa mole…


…as matrizes do disco são postas na prensa, que é calibrada a cada prensagem…


…a massa de vinil é posta entre os dois rótulos do futuro LP e depois posta na prensa…


…que, uma vez fechada, é aberta para revelar o disco idêntico ao que você vai pegar na loja, ainda quente…


…Tcharã!

O que ele está fazendo aí?
Passar um dia na Polysom, única indústria de vinil da América Latina, é como viver nos tempos em que CDs e música digital não eram mais do que ficção

Uma massa mole e preta sai quente de uma máquina chamada extrusora. Moldada numa pequena bola que cabe na palma da mão, ela é disposta sobre um dos rótulos de papel do futuro disco ? o outro é aplicado por cima, formando uma espécie de sanduíche de massa de pó de PVC e papel, que é colocado em uma enorme prensa hidráulica. A máquina faz seu trabalho em poucos segundos: espreme o bolinho engraçado entre duas chapas horizontais que, ao se afastarem uma da outra, revelam um disco de vinil recém-prensado.

Esta operação simples e quase artesanal é a etapa final de um processo que chega ao fim após quase um ano. “A gente achava que em um mês dava para colocar isso para funcionar e já estamos há oito meses, sempre fazendo testes para ficar direito”, explica João Augusto, dono da gravadora Deckdisc e agora proprietário da Polysom, a única fábrica de discos de vinil da América Latina.

A fábrica fica em Belford Roxo, região metropolitana do Rio, e a ida do Aeroporto Santos Dumont ao portão da Polysom dura quase o mesmo tempo que o do voo Rio-São Paulo. Ao volante, Rafael Ramos, filho de João Augusto e diretor artístico da gravadora ? um dos principais entusiastas da reativação da Polysom -, recorda o feito, com o sorriso largo. “Nem parece que até outro dia isso era só uma provocação que eu fazia com o meu pai”, revela enquanto atravessamos a Linha Vermelha saindo do Rio.

É importante entender o papel de Rafael nesse processo, uma vez que ele faz parte de uma geração que viu os vinis nas coleções dos pais, assistiu à ascensão e posterior queda do CD, viveu os primeiros dias da música digital, sem suporte e sem disco, e redescobriu o velho disco preto quase no fim da primeira década do século.


“As pessoas compram pelo fetiche”, diz João Augusto, um dos donos da Polysom

E Rafael está longe de ser o único. Só nos EUA, no ano passado, foram vendidos 2 milhões e meio de vinis, um número a que João Augusto acrescenta um dado interessante: “47% desses compradores sequer tem toca-discos”, enfatiza citando uma pesquisa feita pelo instituto Nielsen Soundscan. “As pessoas compram pelo fetiche.”

As megastores brasileiras não demoraram a perceber isso, tanto que algumas já exibem prateleiras com vinis recém-fabricados – todos importados. “Mas a maioria das lojas não tem nem espaço para receber os discos”, conta João. E ele traduz esse novo interesse pelo vinil ao contar como foi que a cantora Pitty reagiu ao ver seu disco na versão vinil: “Agora, sim, somos uma banda de rock.”

Pitty faz parte da primeira safra de discos saída da gravadora, todos da Deckdisc. Além do relançamento de Chiaroscuro, a primeira leva ainda inclui outros discos da gravadora carioca: o solo da vocalista do Pato Fu Fernanda Takai e os discos mais recentes dos grupos Cachorro Grande e Nação Zumbi. Mas João é enfático ao dizer que a Polysom não é a fábrica da Deckdisc. “É dos sócios da Deckdisc, cobramos da Deck o mesmo que cobramos de qualquer um.”

Ele acredita que a primeira etapa do processo está terminando agora, com a fabricação dos primeiros discos. “Só agora é que as pessoas vão ver que é verdade”, festeja. E não está falando apenas dos consumidores, mas também das gravadoras e dos artistas. “Acredito que os artistas vão motivar muito este movimento”, diz João, contando que alguns deles – Jorge Ben Jor e Lenine – já abraçaram a ideia.

Resta saber como o mercado brasileiro reagirá aos lançamentos. A gravadora EMI é uma das que estão em conversações com a Polysom para o relançamento da discografia do grupo Legião Urbana. Se ainda é cedo para saber se o velho LP volta para valer às lojas, ao menos podemos comemorar que a única fábrica de vinil da América Latina fica no Brasil ? e já está funcionando.

Na linha de produção


Pré-análise do áudio. O operador mede a qualidade do som usando instrumentos específicos e sua experiência técnica, antes do áudio começar a se transformar num vinil.


Cabeça de corte. Esta máquina funciona como um toca-discos. A diferença é que, em vez de reproduzir o som, ela grava os sulcos no acetato.



Galvanoplastia. É a fase química do processo, em que o acetato original é colocado em tanques com nitrato de níquel. As partículas de níquel “grudam” no acetato, formando uma “capa”, que é retirada e funciona como um vinil em negativo.

Prensagem. A capa de níquel é colocada nas prensas, que depois recebem uma massa mole feita a partir de pó de PVC que, prensada, vira um disco.

E por falar em vinil…

Fino, dizaê. É daqui.

Disco preto

Esqueci de linkar o infográfico que fiz nesta edição do Link sobre a volta e mostrando como se fabrica um disco de vinil. Ei-lo (pra ampliar, basta clicar):

Estiletando o mashup

O melhor presente de natal que um fã de Wilco pode querer

Fora coisas do tipo “show particular”, “virar broder do Tweedy”…

Bom, hein? Se eu fosse fãnzaço, já teria comprado.

E por falar em Velvet Underground…

E essa caixinha com os compactos em vinil que foram lançados pela banda na época que a Sundazed botou pra vender? OK, é uma reedição, mas é muito fino. Dica do Danilo.

Novos colecionadores de vinil e o disco mais raro dos Beatles

Dica da Babee.

A vingança do vinil

Post surrupiado na íntegra do Ronaldo, que sampleou um trecho de uma matéria do LA Times e uma foto do Mario Rodrigues, tirada no clássico Sebo Jovem Guarda, na Móoca.

“I’ve always marveled at every new generation of 15-year-old boys who go to the Doors vinyl section and say, ‘Wow, an original Doors LP!’ ” said Marc Weinstein, founder of Amoeba Music, the three-store chain whose Hollywood branch is among the largest independent retail record stores in the U.S. “Major labels should have capitalized on this years ago.”

Slowly they are, by pressing a growing list of vinyl catalog reissues and new albums by marquee artists such as U2. Nielsen SoundScan reported 1.88 million sales of new LPs last year, an 89% increase over 2007. And that figure is almost certainly conservative, as many independent retailers do not report their sales to SoundScan; the service says that more than two-thirds of vinyl albums are sold at indie operations.

Hoje só amanhã: a quarta semana de 2009 e findo o primeiro mês

Trabalho Sujo: o melhor blog de 2008
Tim Berners-Lee na Campus Party
Minidocumentário sobre a quinta temporada de Lost
Da Sandy pra Mallu
Silver Jews: Fechado pra balanço
E esse barco-violão?
• Little Joy ao vivo em São Paulo e Porto Alegre (e música nova!) •
Conheça Jacques Brel
Toy punk
Comentando Lost: Because You Left
Rosie and Me
Tratamento Men In Black pós-Bush, o AI-5 dos EUA
Rápido comentário sobre o terceiro episódio da quinta temporada de Lost
Of Montreal ao vivo
Mira telescópica com iPod
Nove episódios para o fim de Battlestar Galactica
A canção do Twitter
É oficial: Little Quail amanhã em São Paulo
Dia-a-dia Gonzo
Lennon vendendo laptop
Helen Shapiro?
Outro pirata de Paul McCartney oficializado
40 anos do show dos Beatles no topo da Apple
Vinil do Chico Science a 150 conto?
Beirut 2009
Peter Bjorn & John 2009
Franz Ferdinand ao vivo na BBC
Muxtape renasce
Paul McCartney x Stephen Colbert
Sonic Youth no Twitter e no Brasil? •
Coachella 2009 definido
Grampá toys
Mais novas da Lily Allen
Robert Johnson em movimento
Bichos humanos
Fotão da posse do Obama (e essa versão em Lego) •
Obamaft Punk
Metal brasileiro: o documentário
As primeiras imagens de Kick Ass
De Leve na Campus Party -explicando melhor a pataquada
Franz Ferdinand toca Blondie
Palmas para você!
A primeira gravação do Velvet Underground
Bart Simpson e a cientologia
A coelhinha da Playboy que levou uma passada de mão na Campus Party conta sua versão do ocorrido
Camiseta do Cersibon