Vanusa (1947-2020)

vanusa

Vanusa, que despontou no final da Jovem Guarda e se transformou em uma das principais popstars do Brasil nos anos 70, morreu neste domingo numa casa de repouso em Santos. Infelizmente mais lembrada por sua infame pela versão que fez do Hino Nacional e tornou-se meme, ela atravessou aquela década como referência de mulher moderna que, mesmo casada e mãe de família (era esposa de Antônio Marcos e mãe dos futuros artistas Aretha e Rafael Vanucci), tinha sua própria independência, questão delicada há meio século, ela tem grandes momentos em sua errática discografia, como é o caso do disco que leva seu nome de 1973 que eu pincei há tempos aqui no Trabalho Sujo.

Vanusa Classic Rock

Vanusa_1973

“What to Do”, pérola do quarto disco homônimo da cantora brasileira, tem altas doses de Black Sabbath, referências ao Who prog, Jefferson Airplane e outras bandas do final dos anos 60, começo dos 70.

Quem quiser conhecer o disco todo (que tem na ficha técnica nomes como Zé Rodrix, Elcio Alvares, Antonio Marcos, Paulo Massadas e Lincoln Olivetti), venha por aqui.

Vanusa, Vanusa…

Dica da Ligelena.

Risonho e límpido, a imagem do cruzeiro

Que situação… Dica da Ligelena.