O que fazer caso você seja fotografado num tumulto:
Não entre em pânico. Fotos não são necessariamente provas. Só porque eles tem uma foto borrada de você, não significa que saibam quem você é.
Não se entregue. A polícia se aproveita da pressão psicológica de saber que eles tem sua foto para convencê-lo a “se apresentar” quando eles não sabem quem você é nem têm provas contra você.
Não ache que só porque você se reconhece numa foto, um juiz conseguirá fazer o mesmo. “Esse não sou eu” já livrou a cara de muita gente.
Se livre de todas as roupas que estava usando na manifestação… incluindo seus sapatos, sua bolsa e quaisquer jóias chamativas que você possa ter.
Seja discreto por um tempo. A polícia estará procurando em outras manifestações por pessoas que estão na sua lista de procurados.
Pense em mudar sua aparência. Corte o cabelo, pinte, use barba, use óculos.
Deixe sua casa limpa. Livre-se de latas de spray, coisas relacionadas à manifestação, textos e fotos comprometedoras no celular. Não facilite para eles, mantendo drogas, armas ou qualquer coisa ilegal em casa.
Tenha muito cuidado com quem você fala sobre isso. Admita seu envolvimento apenas com pessoas em quem confia de verdade. Cuidado com o que você fala na internet.
Tente controlar os nervos e o pânico. Ficar esperando aquela batida na porta pode ser extremamente estressante. Mas você precisa tentar levar a vida da maneira mais normal possível. Se não logo estará cumprindo pena.
Tradução de um panfleto distribuído pelas ruas de Londres. Vi no Camilo.
Viram a campanha nova da Levi’s?
Que timing. Pena que não foi proposital – tanto que já suspenderam a campanha. Vi no Merigo.
Em todos os protestos recentes que aconteceram na Grécia, um cachorro estava lá. Vi no This Blog Rules que ainda compila muitas outras aparições desse indivíduo fanfarrão e ativista.
* “Greco” é invenção minha