Tudo Tanto #097: Thalma de Freitas

Depois de muitos anos de espera, Thalma de Freitas finalmente finalizou seu primeiro disco solo. A cantora carioca reuniu bambas do jazz brasileiro – incluindo seu pai, o mestre Laércio de Freitas – em um disco em que traz apenas suas composições e que também assina a produção. Songbook Vol. 1 já foi finalizado, mas ainda não tem previsão de lançamento. Aproveito também para conversar com ela sobre seu período pandêmico em Los Angeles e sobre um outro disco, este com seu Matheus Aleluia, que também já foi gravado.

Assista aqui.  

Tudo Tanto #096: Maurício Pereira

Em mais uma entrevista sobre música brasileira da série Tudo Tanto, tenho o enorme prazer de conversar com o mestre e chapa Maurício Pereira, que espanta a pandemia e a quarentena pra lá (como assunto) para focar em seus projetos para o ano 2021: três discos em parceria com três músicos de primeira, dois deles, seus filhos, Chico e Tim, e o velho comparsa Tonho Penhasco – e passa parte do papo explicando como este último mudou sua forma de cantar e de compor. E, claro, viajamos em sua trajetória, desde os Mulheres Negras até o clássico instantâneo Outono no Sudeste, seu disco mais recente.

Assista aqui.  

Tudo Tanto #095: Rodrigo Gorky

Conheço Rodrigo Gorky desde os tempos em que ele era só um jovem indie em Curitiba fazendo projetos pela internet e por todos estes anos pude acompanhar sua evolução como produtor musical pilotando projetos tão diferentes quanto o Bonde do Rolê, a Banda Uó e a carreira de Pabllo Vittar. Aproveito o Tudo Tanto da vez para conversar sobre esta trajetória e mostrar como ser um nerd de música pode lhe transformar num gênio do pop.

Assista aqui.  

Tudo Tanto #094: Filipe Catto

A pandemia desfez os planos de todos os artistas no mundo, mas antes mesmo de ela começar, Filipe Catto recebeu as piores notícias que poderia ter imaginado. Entrou em um período de reclusão que lhe fez repensar sua carreira e sua vida e saiu deste em lives esparramadas, completamente entregues à sua emoção, sem se preocupar se ia passar vergonha ou arrasar. Na edição desta semana da minha coluna sobre música brasileira Tudo Tanto, conversamos sobre este ano transformador e como foi lidar com o luto e tirar o melhor de si a partir dele.

Assista aqui.  

Tudo Tanto #093: Luiz Chagas

No papo do Tudo Tanto da vez, chamei o mestre Luiz Chagas para uma viagem no tempo que começa antes da primeira aparição dos Beatles, atravessa os anos 60 sob a sombra do quarteto de Liverpool, entre nos anos 70 entre a nata do rock brasileiro da época, vai para o Festival de Iacanga ao lado de Arnaldo Baptista, toca em trios elétricos – inclusive no Rio de Janeiro -, entra na primeira encarnação da Isca de Polícia ao lado de Itamar Assumpção, ao mesmo tempo em que escreve na Amiga e na Contigo, traduz livros do Bukowski, entre outros, para a Brasiliense, e gera a dupla de irmãos Tulipa e Gustavo Ruiz, que acompanhou literalmente desde o berço. Um papo incrível sobre guitarras, redações, bandas, shows lotados, roubadas e momentos inacreditáveis.

Assista aqui.  

Tudo Tanto #092: Rodrigo Ogi

O rapper Rodrigo Ogi está trabalhando no sucessor de Rá! desde antes da pandemia – e para trocar de ares, passou a produção do curitibano Nave para o paulista Kiko Dinucci, com quem ainda está fechando o próximo álbum, programado para sair só no ano que vem. Mas ele já antecipa o que vem por aí, além de comentar os próximos passos, as redes sociais, a produção de rap brasileiro atual e o que tem feito nestes dias de isolamento social.

Assista aqui.  

Tudo Tanto #091: Jadsa

Se você ainda não conhece a Jadsa, a hora é agora, já que a cantora e compositora baiana acaba de lançar seu impressionante Olho de Vidro, seu primeiro álbum, uma celebração à música brasileira de vanguarda, em que ela reúne nomes como Kiko Dinucci, Ana Frango Elétrico, Luiza Lian, entre outros, neste que, por enquanto, é o melhor disco de 2021 até agora. Aproveito para conversar com ela sobre o início de sua trajetória e sobre o momento da cena soteropolitana da qual faz parte.

Assista aqui.  

Tudo Tanto #090: Guilherme Held

O guitar hero Guilherme Held finalmente conseguiu reunir as centenas de pedaços de riffs, melodias, harmonias e letras que reuniu em vinte anos de carreira para fazer seu primeiro disco solo, o excelente Corpo Nós, um dos melhores discos de 2020, que conta com participações de boa parte dos artistas com quem ele trabalhou e que infelizmente ainda não pode se materializar no palco. Mas é a deixa perfeita para refazer a trajetória deste mestre de seu instrumento, pupilo do mestre Lanny Gordin, que vem deixando sua marca na música brasileira.

Assista aqui.  

Tudo Tanto #089: Roberto Barreto

Como uma banda como o BaianaSystem sobrevive sem shows? O papo com o guitarrista e fundador do grupo Roberto Barreto parte de uma dúvida que pairou sobre o grupo durante todo o ano de 2020 e materializou-se no recém-lançado disco OxeAxéExu, primeiro conjunto de canções da banda que nunca foi testada anteriormente nos palcos e que foi lançado em três partes, contando com a reação do público entre um ato e outro como uma forma de retomar o diálogo perdido com a ausência de shows. E vem mais novidades neste ano…

Assista aqui.  

Tudo Tanto #088: Edson Natale

Puxo pra conversa desta semana do Tudo Tanto, o mestre Edson Natale, que além de seu trabalho como cantor, músico e compositor (que, aos poucos, ganha fama de cult), também é autor do tradicional Guia Brasileiro de Produção Cultural e comanda a gerência de música do Itaú Cultural há duas décadas. É o gancho para falarmos das transformações que aconteceram no cenários nestes últimos anos, além de comentar o que estamos atravessando na cultura no que diz respeito a este período de pandemia.

Assista aqui.