Trabalho Sujo - Home

Trailer

Eis o trailer de Breakdown 1975, documentário de Morgan Neville que mostra como o meio da década de setenta foi um ano crucial para o cinema produzido nos EUA, quando os estúdios cederam à nova geração de cineastas – todos influenciados pelo cinema europeu e asiático da década anterior – e deixaram eles fazerem os filmes que queriam. Assim, 1975 assistiu ao lançamento de obras-primas que eram socos no estômago, além de abandonar regras tidas como pétreas da indústria do cinema daquele país. E assim surgiram Tubarão, Rede de Intrigas, Todos os Homens do Presidente, Nashville, Taxi Driver e Um Estranho no Ninho, entre outros, todos desafiando convenções e desenhando um novo estilo de se fazer cinema, ao mesmo tempo em que diagnosticavam a paranoia psicótica que havia se tornado o dia-a-dia daquela década, quando o sonho americano revelou-se um pesadelo e o cinismo ultrapassou o otimismo dos anos 60 como principal tônica do período. Mais do que um documentário em si, o filme é um ensaio sobre a mudança de narrativa desta mídia cuja indústria quase falira anos antes para ser reinventada com sarcasmo, ironia, mau humor e sem medo de encarar o abismo que os EUA começaram a se revelar. Neville é conhecido por ótimos documentários sobre música (em especial 20 Feet from Stardom sobre vocalistas de apoio de artistas clássicos e o belo Keith Richards: Under the Influence sobre o guitarrista dos Rolling Stones) e o Breakdown 1975 vai ser lançado pela Netflix agora mesmo, no próximo dia 19.

Assista abaixo: Continue

Depois de seu terceiro disco, Hit Me Hard and Soft, lançado no ano passado, Billie Eilish subiu um degrau considerável em sua carreira e quer ir para o topo do pop. Seu novo passo foi transformar a versão ao vivo do disco em um filme que garantisse sua chegada a este novo patamar e ela fez isso juntando forças com um dos maiores nomes da história do cinema, ao convocar o diretor James Cameron para transformar o filme em um evento. Filmado em 3D com tecnologia nunca vista em apresentações ao vivo, o filme leva o mesmo título do disco e será lançado em março do ano que vem, com direito a sessões em telonas do Imax. Pelo visto ela quer subir para o nível de Taylor Swift e Beyoncé, mas algo me diz que ela pode se perder neste caminho… Tomara que não.

Assista ao trailer abaixo: Continue

A primeira exibição do documentário de mentira The Moment, que Charli XCX fez sobre seu momento Brat no ano passado, acontecerá no início do ano que vem, quando o filme dirigido por Aidan Zamiri estreia no festival de cinema de Sundance, nas cidades de Park City e Salt Lake City, nos Estados Unidos, que acontece a partir do dia 22 de janeiro de 2026. O filme, criado a partir da pressão para fazer um filme sobre a turnê, explora o lado irônico e cínico de se fazer tanto sucesso e o trailer final do documentário falso foi lançado aproveitando esse anúncio. O filme, que ainda conta com Kylie Jenner, Alexander Skarsgard, Rachel Sennott, Rosanna Arquette, Shygirl e A.G. Cook, entre outros, no elenco, chega aos cinemas dos EUA no dia 30 daquele mesmo mês e não tem previsão de lançamento no Brasil. The Moment é um dos três filmes com Charli no elenco (além dos outros quatro que ela está envolvida) que estreará no festival, cuja próxima edição é a primeira depois da morte de seu fundador, Robert Redford: The Gallerist, filme sobre o mercado de arte com Natalie Portman e Jenna Ortega, e I Want Your Sex, de Gregg Araki.

Assista abaixo: Continue

Depois de 16 anos sem lançar disco novo, o Cure finalmente atendeu à espera dos fãs no ano passado, quando lançou o soberbo Songs of a Lost World no início de novembro do ano passado. No mesmo dia do lançamento, fez um show para três mil pessoas na casa de shows londrina Troxy e lançou o vídeo no YouTube para os fãs de todo o planeta na mesma semana, na única apresentação em que tocaram o longo disco do ano passado na íntegra. E agora eles aumentam ainda mais a escala desse show ao transformá-lo em um documentário que estará nos cinemas do planeta a partir do dia 11 de dezembro. The Show of a Lost World já está com ingressos à venda e vai passar em várias cidades do mundo – inclusive em várias no Brasil. Confira aqui e assista ao trailer abaixo: Continue

Eis o trailer do novo filme da Charli XCX, The Moment, um documentário de mentira sobre o fenômeno Brat, que ela “concebeu a partir da ideia de ser pressionada a fazer um documentário” sobre como ela dominou o verão do ano passado no hemisfério norte a partir de seu disco mais recente. É mais um projeto de sua nova fase cinematográfica, anunciado na semana seguinte em que ela revelou que seu próximo álbum é a trilha sonora da nova adaptação para a telona do clássico O Morro dos Ventos Uivantes. The Moment está marcado para estrear lá fora no dia 30 de janeiro e ainda não tem data de lançamento para o Brasil.

Assista abaixo: Continue

Os Beatles finalmente anunciaram quando será o lançamento da nova versão de seu Anthology, série em que contaram sua própria história há trinta anos e que agora ganha uma nova versão com direito a um episódio inédito, que traz imagens e entrevistas sobre o reencontro dos três integrantes remanescentes da banda em 1995. A nova versão da série terá nove episódios e entre os dias 26, 27 e 28 de novembro o canal Disney+ disponibilizará três episódios diariamente. O lançamento do novo Anthology coincide com o de sua versão em disco, que agora traz quatro discos duplos, em vez de três, como foi nos anos 90, com raridades do grupo que não foram lançadas à época. O pacote completo ainda inclui uma nova edição do livro, que não traz nenhuma novidade em relação à edição de 1995.

Veja o novo trailer da série abaixo: Continue

O Brasil é um país tão peculiar que alguns de seus grandes heróis são humoristas – e o patriarca desse clã é o imortal Apparício Torelly, mais conhecido por seu pseudônimo Barão de Itararé, que, nos tempos de Getúlio Vargas, era um dos grandes desafiadores do sistema ao ironizar a forma como a política sempre foi feita por aqui – mesmo que voltasse a reação às suas piadas pudessem ser prisão e tortura estatais. Sua importância vem resgatada no documentário O Brasil Que Não Houve – As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas, uma parceria de dois grandes nomes retratistas de nossa cultura neste século, o jornalista Renato Terra e o cartunista Arnaldo Branco. Com vasta experiência em audiovisual, os dois se reuniram para roteirizar e dirigir a quatro mãos o documentário, narrado por Gregorio Duvivier, que terá exibições na mostra Première Brasil do Festival do Rio a partir do dia 5 de outubro e acaba de ter seu trailer divulgado. Um filme que vem em boa hora.

Assista abaixo: Continue

Eis o trailer de Ozzy Osbourne: No Escape From Now, o documentário que relata os últimos seis anos do vocalista fundador do Black Sabbath. Dirigido por Tania Alexander, o documentário começou como o registro de turnê de despedida antes da pandemia, que teve de ser interrompida em 2019 após Ozzy ter sofrido uma queda. O acidente trouxe uma série de questões de saúde à tona, tornando-o infeliz e insatisfeito com a vida até que sua esposa Sharon Osbourne propôs que ele fizesse um concerto para despedir-se dos fãs, seu principal arrependimento, além de ter largado os palcos. O filme então conta como Ozzy superou a barra de sua péssima saúde com a ajuda da família e retomou a vontade de viver a partir da realização do espetáculo Back to the Beginning, último adeus do vocalista e de sua banda com a formação original, que aconteceu em sua cidade–natal em julho deste ano, além de mostrar seus encontros com grandes nomes do metal que apresentaram-se no evento para celebrar sua importância até sua morte – previsível mas inesperada – no dia 22 de julho deste ano. O documentário deverá estrear no dia 7 de outubro no canal de streaming Paramount+, mas bem que podia ir para os cinemas para ampliar a catarse – e o luto – coletivo.

Assista abaixo: Continue

Teremos Depeche Mode nas telonas brasileiras, inclusive em telas Imax. Seguindo uma tendência cada vez mais forte entre shows e cinema, o documentário-concerto do decano grupo inglês pai do tecnopop filmado na Cidade do México entre os dias 21, 23 e 25 de setembro de 2023, no início da turnê Memento Mori, logo após o grupo se recuperar da morte do tecladista e fundador Andy Fletcher em 2022. Batizado apenas com a letra maiúscula que dá graças à turnê, M, o filme dirigido pelo mexicano Fernando Frias, registra a devoção do público local à banda, quando seus fundadores Dave Gahan e Martin Gore desfilam o enorme rosário de sucessos do grupo em uma apresentação em larga escala. O filme estreia mundialmente em salas de cinema em todo o mundo no dia 28 de outubro e estará em salas em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Guarulhos, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto (e nada de Rio de Janeiro, Goiânia, Floripa, Natal, Belém e outras capitais, pelo menos por enquanto), segundo o próprio site do filme. Há sessões no dia 28 e 30 do mesmo mês e os quase todas já estão com ingressos à venda, se liguem. E assista ao trailer abaixo: Continue

Esse novo documentário da Sandra Kogut, No Céu da Pátria Nesse Instante, que estreia no próximo dia 14, promete — e promete chegar em boa hora – pois o julgamento do pior presidente da história começa no dia anterior.

Assista ao trailer abaixo. Continue