
O Brasil é um país tão peculiar que alguns de seus grandes heróis são humoristas – e o patriarca desse clã é o imortal Apparício Torelly, mais conhecido por seu pseudônimo Barão de Itararé, que, nos tempos de Getúlio Vargas, era um dos grandes desafiadores do sistema ao ironizar a forma como a política sempre foi feita por aqui – mesmo que voltasse a reação às suas piadas pudessem ser prisão e tortura estatais. Sua importância vem resgatada no documentário O Brasil Que Não Houve – As Aventuras do Barão de Itararé no Reino de Getúlio Vargas, uma parceria de dois grandes nomes retratistas de nossa cultura neste século, o jornalista Renato Terra e o cartunista Arnaldo Branco. Com vasta experiência em audiovisual, os dois se reuniram para roteirizar e dirigir a quatro mãos o documentário, narrado por Gregorio Duvivier, que terá exibições na mostra Première Brasil do Festival do Rio a partir do dia 5 de outubro e acaba de ter seu trailer divulgado. Um filme que vem em boa hora.
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Eis o trailer de Ozzy Osbourne: No Escape From Now, o documentário que relata os últimos seis anos do vocalista fundador do Black Sabbath. Dirigido por Tania Alexander, o documentário começou como o registro de turnê de despedida antes da pandemia, que teve de ser interrompida em 2019 após Ozzy ter sofrido uma queda. O acidente trouxe uma série de questões de saúde à tona, tornando-o infeliz e insatisfeito com a vida até que sua esposa Sharon Osbourne propôs que ele fizesse um concerto para despedir-se dos fãs, seu principal arrependimento, além de ter largado os palcos. O filme então conta como Ozzy superou a barra de sua péssima saúde com a ajuda da família e retomou a vontade de viver a partir da realização do espetáculo Back to the Beginning, último adeus do vocalista e de sua banda com a formação original, que aconteceu em sua cidade–natal em julho deste ano, além de mostrar seus encontros com grandes nomes do metal que apresentaram-se no evento para celebrar sua importância até sua morte – previsível mas inesperada – no dia 22 de julho deste ano. O documentário deverá estrear no dia 7 de outubro no canal de streaming Paramount+, mas bem que podia ir para os cinemas para ampliar a catarse – e o luto – coletivo.
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Teremos Depeche Mode nas telonas brasileiras, inclusive em telas Imax. Seguindo uma tendência cada vez mais forte entre shows e cinema, o documentário-concerto do decano grupo inglês pai do tecnopop filmado na Cidade do México entre os dias 21, 23 e 25 de setembro de 2023, no início da turnê Memento Mori, logo após o grupo se recuperar da morte do tecladista e fundador Andy Fletcher em 2022. Batizado apenas com a letra maiúscula que dá graças à turnê, M, o filme dirigido pelo mexicano Fernando Frias, registra a devoção do público local à banda, quando seus fundadores Dave Gahan e Martin Gore desfilam o enorme rosário de sucessos do grupo em uma apresentação em larga escala. O filme estreia mundialmente em salas de cinema em todo o mundo no dia 28 de outubro e estará em salas em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Guarulhos, Campinas, Sorocaba e Ribeirão Preto (e nada de Rio de Janeiro, Goiânia, Floripa, Natal, Belém e outras capitais, pelo menos por enquanto), segundo o próprio site do filme. Há sessões no dia 28 e 30 do mesmo mês e os quase todas já estão com ingressos à venda, se liguem. E assista ao trailer abaixo: Continue

Esse novo documentário da Sandra Kogut, No Céu da Pátria Nesse Instante, que estreia no próximo dia 14, promete — e promete chegar em boa hora – pois o julgamento do pior presidente da história começa no dia anterior.
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O primeiro trailer da continuação do documentário de mentira Spinal Tap anuncia também a data de lançamento do filme lá fora: 12 de setembro, ainda sem previsão de estreia por aqui. O novo longa desta vez reúne Christopher Guest, Michael McKean e Harry Shearer repetindo seus respectivos papéis como Nigel Tufnel, David St Hubbins e Derek Smalls, como a banda ultrajante que batiza o filme, mais uma vez acompanhados pelo diretor Marty DiBergi, vivido por Rob Reiner, para mostrar como será seu show de retorno, quarenta anos depois do primeiro documentário, que ainda conta com as participações de vários artistas, entre eles Elton John, Questlove e Paul McCartney que aparecem no primeiro trailer.
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Se só a ideia de um documentário sobre Jeff Buckley dirigido com a sensibilidade de Amy Berg e o aval de pessoas próximas a ele já é capaz de marejar os olhos, prepara o lenço porque esse trailer vai te fazer chorar…
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Finalmente novidades sobre a segunda temporada de Cangaço Novo, excelente série da Amazon Prime cuja primeira temporada só peca na escolha da música que encerra aquela fase, que foi anunciada para 2026 com o lançamento dessa cena inédita, em que os protagonistas Ubaldo (Allan Souza Lima) e Dinorah (Alice Carvalho) começam sua vingança no sertão do Ceará. TENSO.
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Você nem sabe o quanto precisa ver Ritas, documentário sobre Rita Lee que faz jus ao maior nome do rock brasileiro e a uma das grandes compositoras de nossa música, que estreou no dia de seu escolhido aniversário e agora está em salas de cinema em todo o Brasil. Nem eu sabia, embora já tivesse visto versões iniciais e conversado quase semanalmente nos últimos dois anos com seu diretor, meu comparsa de pastel na feira, o grande Oswaldo Santana, à medida que o filme finalmente embicava para o fim. Conheço Oswaldinho desde os tempos em que ele agitava uma das primeiras trupes de VJs do Brasil, o emblemático Embolex que acompanhava os inacreditáveis shows do Instituto de Daniel Ganjaman, Rica Amabis Tejo Damasceno (que está no filme!) no início do século, e venho acompanhando sua ascensão primeiro como montador de filmes e agora em sua estreia na direção. Como tive informações de coxia sobre o parto de fazer um filme com imagens de arquivo e músicas alheias (e todas as restrições e travas jurídicas para usar trechos de forma autorizada), sabia de algumas ideias que o diretor teve para não deixar sua história ser encurralada por isso. Mas não estava preparado para assistir à forma harmoniosa que Oswaldinho costurou uma vasta coleção de imagens incríveis (Rita adorava ser filmada e estar na TV), cenas de shows, fotografias, recortes de jornal e artes de Ricardo “Magrão” Fernandes a partir do fio condutor que é a própria Rita contando sua história. E, como na autobiografia que o filme se baseia, não espere uma cronologia detalhada nem olho arquivista. O que conta na história de Rita é sua vontade e seus sentimentos, como ela tornou-se quem ela queria a partir de desafios estéticos, comerciais e comportamentais que a tornam um dos grandes nomes da história do Brasil. O filme tem uma narrativa cronológica, mas não cita anos, nomes de discos ou efemérides, prefere ater-se à paixão que Rita irradiava em sua obra e aos que a cercam, saudando primeiro sua família, depois seus mestres (que tornaram-se parceiros e um por um – Caetano, Gil, Elis, Bethania e João – surgem felizes ao seu lado em diferentes palcos), seu eterno companheiro Roberto de Carvalho, os filhos e, finalmente, os animais e o planeta Terra. E é um filme alto astral que mesmo em seus momentos mais tensos Rita conduz tudo com seu clássico humor debochado, dissolvendo reuniões em gravadoras, a ditadura militar, a caretice brasileira e a própria morte em gargalhadas. Um filme que traduz a essência dessa artista única de forma emocionante e concisa – e que tem tudo pra ir bem nas bilheterias, pois é um filme musical, daqueles que se canta junto em vários momentos, e que pede uma nova visita logo ao final, como acontecia com os melhores discos dela. Viva Rita Lee!
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Depois da série Russia 1985-1999: TraumaZone e do impressionante HyperNormalisation (e All Watched Over by Machines of Loving Grace e Everything Is Going According to Plan e Living in an Unreal World e Can’t Get You Out of My Head e The Rise and Fall of the TV Journalist e quase toda sua filmografia), o desconcertante documentarista inglês Adam Curtis vem com mais uma pedrada: a série Shifty, que estreia no mês que vem na BBC. Em cinco episódios, ela relata, a partir da Grã-Bretanha, como o culto à ganância e a hiperindividualização da sociedade pós-moderna das últimas quatro décadas forjaram uma aliança que nos levou ao buraco que nos metemos hoje.
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Mais notícias de Cannes: o grande Richard Linklater revelou mais um projeto que é bem a cara dele – embora não tenha sido bem recebido pela crítica – ao mostrar seu novo filme, batizado de Nouvelle Vague. E como o título deixa claro, é a história do punk rock cinematográfico que críticos da Cahier du Cinema transformados em cineastas deram na sétima arte ao livrá-la de diversas amarras impostas pela versão norte-americana que a ainda infante disciplina foi submetida por Hollywood ao transformá-la em indústria. Linklater é um dos diretores americanos contemporâneos que melhor subverte estas regras ao encabeçar projetos tão distintos quanto a deslumbrante trilogia Antes, o lindo Apollo 10 e ½, o paranoico Homem Duplo o ousado Boyhood, o onírico Waking Life e os divertidos Escola do Rock, SubUrbia e Jovens Loucos e Rebeldes e resolveu contar a história da cena impulsionada por nomes como François Truffaut, Jean-Luc Godard, Éric Rohmer, Claude Chabrol, Alain Resnais, Agnès Varda e Jacques Demy transformando-a não apenas em um documentário fantasiado de ficção como também em uma espécie de bula sobre os valores estéticos e políticos do movimento (ao ser filmado como foi Acossado, o marco-zero daquela cena). Independentemente de ser um bom filme ou não, não tenho dúvidas que fará muita gente descobrir a nouvelle vague e buscar rever os clássicos, além de, a médio prazo, fazer filmes (ou clipes ou vídeos pro YouTube ou pra próxima plataforma de vídeo) inspirados nessa iniciativa.
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