Todo Mundo Quer Mandar no Mundo: O tal Ocidente

A situação entre Rússia e Ucrânia mais uma vez pauta o programa sobre relações internacionais que faço com o Tomaz Paoliello (que voltou ao Twitter, o sigam por lá!) e puxamos uma discussão sobre o chamado Ocidente. O que é o Ocidente? É uma divisão da época da Guerra Fria ou remonta ao colonialismo – talvez até antes disso? Falamos também sobre como o termo Oriente vem cercado de uma aura pejorativa e discussões que abordam a África, a América Latina, o Hemisfério Sul, os BRICS e o chamado Terceiro Mundo.

Assista aqui.  

Todo Mundo Quer Mandar no Mundo. O retorno da Rússia

Mais uma vez puxo o Tomaz Paoliello para nosso programação sobre relações internacionais e não há como fugir da crise na Ucrânia, que parece estar nos levando para uma terceira guerra mundial. Mas em vez de exercitar futurologia à toa – afinal, a guerra poderia estar começando enquanto estávamos gravando -, resolvemos voltar no tempo e falar sobre essa grande potência política e militar chamada Rússia, que no século passado dominou a geopolítica internacional como União Soviética, mas cujo poderio histórico vem desde antes das guerras napoleônicas. Falamos da queda do muro de Berlim, do fim do Pacto de Varsóvia, das políticas de Mikhail Gorbachev, do período Yeltsin e da ascensão de Vladimir Putin.

Assista aqui.  

Todo Mundo Quer Mandar no Mundo: 2022 – China e América do Sul

No primeiro programa do ano, eu e Tomaz Paoliello jogamos luz sobre estes que deverão ser dois dos principais palcos internacionais durante o ano que começa. De um lado a China, que se consolida cada vez mais como principal polo político e econômico do mundo, e do outro a América do Sul, que tem passado por transformações políticas em extremos distintos e tem algumas eleições, entre elas a brasileira, como alguns dos principais eventos políticos do ano para a região.

Assista aqui.