No começo deste mês o grupo Washed Out mostrou seu novo disco, o excelente Purple Noon, em que retoma sua sonoridade já clássica depois do experimento funky Mister Mellow. E para marcar o lançamento do disco, cuja atmosfera foi inspirada no filme franco-italiano O Sol por Testemunha, de 1960, com sua vibe de por do sol no Mar Mediterrâneo, o grupo apresentou-se ao vivo na beira do mar, ao por do sol, numa apresentação deslumbrante…
“Time to Walk Away”
“Reckless Desires”
“Too Late”
“Face Up”
“Hide”
“Paralyzed”
“Leave You Behind”
De quebra, o cérebro e coração da banda, Ernest Green, apresentou novamente parte do repertório do disco em um show na cozinha de casa gravado para a rádio KEXP, ao lado de sua companheira e também integrante da banda, Blair Greene.
“Paralyzed”
“Time To Walk Away”
“Face Up”
“Too Late”
E o disco tá lindão…
Eis mais uma íntegra de show que o produtor inglês Nigel Godrich publica no canal de seu programa In the Basement, com shows gravados no estúdio londrino Malda Vale. Desta vez são os mestres indie Sonic Youth, em sua última grande fase, no final da primeira década do século, misturando o repertório do disco Rather Ripped com a turnê de aniversário de sua obra-prima Daydream Nation, com o baixista do Pavement Mark Ibold liberando Kim Gordon para tocar a terceira guitarra.
“The Sprawl”
“Incinerate”
“Hey Joni”
“Jams Run Free”
“Pink Steam”
Perfeito demais.
O show do Fall no estúdio londrino Malda Vale em 2007 é o mais novo episódio da série From the Basement a aparecer na íntegra no YouTube. O programa, organizado pelo produtor Nigel Godrich, traz a lendária banda de Manchester e seu líder e vocalista Mark E. Smith impecável e intragável como sempre, mesmo que o show dure menos que 20 minutos.
Era inevitável que o concerto que Nick Cave deu sozinho no mítico Alexandra Palace, em Londres, aparecia online logo depois de ser transmitido em regime fechado – só não achei que fosse aparecer tão logo e justo no YouTube. A apresentação reforça o sentimento de solidão global que nos atravessa nesses dias de isolamento social. Armado apenas de sua voz e um piano de cauda, Cave equilibra-se entre a solenidade e o desolamento e se seus shows tradicionais o fazem ir da raiva à prece, aqui estes sentimentos se transformam em desespero e desalento, e atravessando diferentes momentos de sua carreira (que versões absurdas para “Mercy Seat” e “Jubilee Street”, ele tocou poucas canções de seus discos mais recentes, ambos carregados da tristeza e do luto da perda de seu filho adolescente, puxou duas canções de seu grupo tosco Grinderman (que, sem guitarras e rosnados, parecem rascunhos de canções menores de Bob Dylan) e uma inédita, “Euthanasia”, e a primeira versão ao vivo para Idiot Prayer”, que batiza a apresentação. Assista antes que tirem do ar.
“Spinning Song” (em versão falada)
“Idiot Prayer”
“Sad Waters”
“Brompton Oratory”
“Palaces of Montezuma”
“Girl in Amber”
“Man in the Moon”
“Nobody’s Baby Now”
“(Are You) The One That I’ve Been Waiting For?”
“Waiting for You”
“The Mercy Seat”
“Euthanasia”
“Jubilee Street”
“Far From Me”
“He Wants You”
“Higgs Boson Blues”
“Stranger Than Kindness”
“Into My Arms”
“The Ship Song”
“Papa Won’t Leave You, Henry”
“Black Hair”
“Galleon Ship”
Mais uma pérola do programa From the Basement do Nigel Godrich, que aos poucos está disponibilizando seu catálogo no YouTube: a íntegra de uma apresentação perfeita do grupo folk Fleet Foxes no auge de sua forma, quando encerraram o ano de lançamento de seu EP Sun Giant e de seu homônimo disco de estreia com uma apresentação que foi transmitida na véspera de natal de 2008.
https://www.youtube.com/watch?v=rihPpFBgFDI
“Sun Giant”/”Sun It Rises”/”Drops In The River Medley”
“English House”
“Blue Ridge Mountains”
“Your Protector”
Assistir ao show de aniversário que Gilberto Gil apresentou na internet para comemorar seus 78 anos nesta sexta foi lavar a alma deste peso desse enclausuramento a que estamos submetidos. Acompanhado parte pelos filhos (Nara Gil nos vocais e percussão, Bem Gil nos vocais e violão e José Gil na bateria) e por Jorginho Gomes na zabumba e Mestrinho no acordeão, ele puxou o Brasil inteiro para a festa junina que não pudemos ter nessa quarentena e desfilou um rosário de xotes, baiões, forrós e xaxados, reverenciando suas raízes musicais e nosso mestre Luiz Gonzaga, além de pinçar pérolas de seu repertório, cheio de clássicos nestes gêneros (a dobradinha “Lamento Sertanejo” e “Cajuína”, nesse contexto 2020 embaçou a vista de qualquer coração que ainda pulse). Nosso artista mais iluminado, ele irradiou uma energia boa para o país todo, mostrando, na prática, a força e a magia da arte, lembrando pra gente que tudo que é ruim há de passar. Nada como a sabedoria de um preto velho.
“Fé na Festa”
“A Dança da Moda”
“Óia Eu Aqui de Novo”
“Assim Sim”
“Respeita Januário”
“O Xote Das Meninas”
“Eu Só Quero Um Xodó”, com Preta Gil
“Andar com fé”
“Asa branca”
“A volta de Asa Branca”
“São João Xangô Menino”
“Madalena”
“Lamento Sertanejo”
“Cajuína”
“Baião da Penha”
“Vem Morena”
“Esperando na Janela”, com Preta Gil
“Qui nem Jiló”
“Expresso 2222”
“Pedras que Cantam”
“Isso Aqui Tá Bom Demais”
“Toda Menina Baiana”
“Olha Pro Céu”
O grupo inglês Radiohead libera mais um show na íntegra em seu canal do YouTube e desta vez volta à sua última aparição em São Paulo, quando tocaram no estádio do Palmeiras na épica noite de 22 de abril de 2018.
Foi demais – quem foi, sabe.
“Daydreaming”
“Ful Stop”
“15 Step”
“Myxomatosis”
“You And Whose Army”
“All I Need
“Pyramid Song”
“Everything In Its Right Place”
“Let Down”
“Bloom”
“The Numbers”
“My Iron Lung”
“The Gloaming”
“No Surprises”
“Weird Fishes/Arpeggi”
“2 + 2 = 5”
“Idioteque”
Primeiro bis
“Exit Music (For A Film)”
“Nude”
“Identikit”
“There There”
“Lotus Flower”
“Bodysnatchers”
Segundo bis
“Present Tense”
“Paranoid Android”
“Fake Plastic Trees”
Outro dia, Thomas Pappon lembrou em sua página no Facebook sobre a primeira vinda de Nick Cave para o Brasil, no final dos anos 80:
“Um belo dia, tipo no final de 1988, soubemos que Nick Cave & The Bad Seeds viriam, pela primeira vez, ao Brasil. Eu trabalhava na ‘gravadora deles’ no país, a Stiletto, tinha escrito os press-releases dos dois discos lançados ali (Kicking Against the Pricks e Tender Prey) e falava bem inglês. Logo, fui dos primeiros a conhecê-los, num hotel no Rio de Janeiro; conduzi a primeira coletiva, nesse hotel. Lembro que fiz um erro de tradução: o título do romance de estreia do Cave, ‘And the Ass Saw the Angel’, traduzi como ‘E a Bunda viu o Anjo’. Gênio! Mas, no dia seguinte, tomando caipirinha na Barra da Tijuca, onde os Bad Seeds finalmente puderam entrar no mar (levados pelo querido Jose Roberto Mahr), o Blixa Bargeld (guitarrista alemão, líder dos Einstuerzende Neubauten) gentilmente me corrigiu: É ‘E o Burro Viu o Anjo’, uma citação bíblica. Valeu, Blixa. Foi mal.
Eles fizeram dois shows: em 12/04/1989 no Scala (Rio), e em 15/04 no Projeto SP (São Paulo). E hoje, tive a dupla surpresa de ver que o show em SP foi filmado, e que foi bom mesmo, como eu lembrava. PS: Cheguei em cima do show, vindo de BH, onde fui visitar minha namorada. Quando o empresário deles, o Rayner, me viu, disse: ‘Pô, onde você estava? Tentamos te achar. Queríamos que tua banda (o Fellini) abrisse o show!'”
E tá aí o show que Thomas comentou, em toda sua glória em baixa resolução no YouTube, tirado de um VHS que gravou o programa que cobriu o show na época para a TV aberta (pois é…):
“From Her To Eternity”
“Deanna”
“City Of Refuge”
“The Mercy Seat”
“500 Miles”
“Jack’s Shadow”
“Sugar Sugar Sugar”
“Black Betty”
“Train-Long Suffering”
“Muddy Waters”
“Saint Huck”
“New Morning”
Neste show, Cave conheceu Viviane Carneiro, sua futura namorada e mãe de seu filho brasileiro Luke, e passou a morar em São Paulo, até 1993 (a foto na Mercearia, que ilustra o post, foi pinçada de um especial que o UOL fez sobre esta temporada paulistana do cantor).
Em mais um show colocado na íntegra no seu canal do YouTube devido ao período de quarentena, o grupo inglês Radiohead mostra uma versão de seu penúltimo disco, The King of Limbs, de 2011, gravada ao vivo em dezembro daquele ano. Gravada no estúdio Maida Vale em Londres com o produtor Nigel Godrich, a apresentação traz um segundo baterista com o grupo, além de um naipe de metais. E o repertório ainda inclui músicas que só vieram à tona após o disco ter sido lançado, como “The Daily Mail”, “Staircase”, e “Supercollider”. O vocalista Thom Yorke twittou sobre a apresentação, após lançá-la pela primeira vez online: “Transformar The King of Limbs em uma apresentação ao vivo e filmada era estranho e selvagem, não tínhamos certeza se daria certo. Graças à dedicação e comprometimento de todos, acabou sendo, para mim, uma das minhas experiências musicais favoritas.” É uma apresentação deslumbrante.
“Bloom”
“The Daily Mail”
“Feral”
“Little by Little”
“Codex”
“Separator”
“Lotus Flower”
“Staircase”
“Morning Mr Magpie”
“Give Up the Ghost”
“Supercollider”
Leandro gigante, fez história de novo. Na apresentação ao vivo que fez no dia das mães e ameaçava tocar cinco horas seguida, Emicida ficou mais que oito horas ao vivo – SEM SENTAR -, tocou mais de cem músicas e arrecadou quase um milhão para a iniciativa Mães da Favela, organizado pela Cufa.
Sinistro. Um líder. Vale ver tudo de novo.
“Intro – É Necessário Voltar ao Começo”
“E.M.I.C.I.D.A.”
“Sozim”
“Rotina”
“Pra Mim (Isso é Viver)”
“Ainda Ontem”
“Pra Não ter Tempo Ruim”
“Só isso”
“Vô Buscar Minha Fulô”
“Por Deus, Por Favor”
“Preciso (Melô do Mundiko)”
“A cada Vento”
“Cidadão”
“Soldado sem Bandeira”
“Vai ser rimando”
“Um, Dois, Três, Quatro”
“Fica mais um Pouco Amor”
“Outras Palavras”
“Hey Rap!”
“Essa é Pra Você Primo”
“Eu tô Bem”
“É Como um Sonho”
“Quer Saber”
“Vacilão”
“E Agora?”
“Cê lá faz idéia?”
“Rinha”
“Isso Não Pode Se Perder”
“Então Toma”
“Emicidio”
“Santa Cruz”
“Rua Augusta”
“I Love Quebrada”
“Só Mais uma Noite”
“De Onde Cê Vem?”
“Novo Nego Véio”
“Avua Besouro”
“Beira de Piscina”
“Intro (Shiuuu)”
“Licença Aqui”
“Cacariacô”
“Viva! (Melô dos Vileiro)”
“Num é só Ver”
“Pequenas Empresas”
“Sorrisos e Lágrimas”
“9 Círculos (remix c/ Styles P & Fredddie Gibs)”
“Dedo na Ferida ”
“Nóiz”
“Zóião”
“Crisântemo”
“Sol de Giz de Cera”
“Hino Vira Lata”
“Samba do Fim do Mundo”
“Ubuntu Fristaili”
“Salve Black”
“8”
“”Casa”
“Amoras”
“Sodade”
“Trabalhadores do Brasil”
“Mufete”
“Aos Olhos de uma Criança”
“Inácio da Catingueira”
“Ordem Natural das Coisas”
“Chapa”
“Amigos (Língua Franca) + Velhos Amigos”
“Quem Tem um Amigo Tem Tudo”
“Pequenas Alegrias da Vida Adulta”
“Oásis”
“Cananéia, Iguape e Ilha Cumprida”
“Passarinhos”
“Ela Diz”
“Eu Gosto Dela”
“Sei Lá”
“Não Vejo a Hora”
“Alma Gêmea”
“Volúpia”
“Baiana”
“Madagascar”
“Pipa Avoada”
“9nha”
“Paisagem”
“Hoje Cedo”
“AmarElo”
“Bang”
“Gueto”
“A Chapa é Quente”
“Boa Esperança”
“Pantera Negra”
“Zica”
“Yasuke”
“Avua”
“Eminência Parda”
“Todos os Olhos em Nóiz”
“Ismália”
“Canção pros Meus Amigos Mortos”
“Mandume”
“Triunfo”
“Oooorra”
“Papel, Caneta e Coração”
“Levanta e Anda”
“Um Final de Semana”
“Mãe”
“Principia + Santo Amaro da Purificação”