Outro disco de Taylor Swift!

Taylor Swift, Taylor Swift… Ela se recuperou bonito do tombo que tomou a ver todas as datas da turnê de seu Lover do ano passado sendo canceladas por causa da pandemia, lançando um disco introspectivo e folk – com um pé no indie – que se tornou o disco mais vendido nos EUA de 2020. E pouco mais de um semestre após o lançamento do disco-surpresa Folklore, ela agora surge com outro – e se o anterior foi avisado com um dia de antecedência, este novo, Evermore, foi anunciado poucas horas antes de seu lançamento, nessa sexta. Produzido pelo mesmo Aaron Dessner, da banda The National, que a ajudou a compor o primeiro volume (desta vez com a participação menor do produtor de estimação de Taylor, Jack Antonoff), este novo disco aprofunda-se ainda mais da sonoridade indie, repetindo mais um vez um dueto com Bon Iver, chamando as irmãs Haim e o próprio grupo de Dessner para participar do disco. Há algumas notas de anos 80 (reflexos tardios de seu icônico 1989) em certas faixas, como “Gold Rush” e “Long Story Short”, que certamente crescerão bem nos shows do futuro, mas sem perder o vínculo mais introspectivo, como em “Marjorie” (composta para sua avó) e o dueto com o National, “Coney Island”. Se duvidar é até melhor que o disco anterior…

Matt Berninger sem gravidade

matt-berninger-distant-axis

O vocalista do National Matt Beringer lança “Distant Axis”, composta ao lado do vocalista do grupo Walkmen, Walter Martin. A faixa, cujo clipe brinca com um truque simples para emular a falta de gravidade numa tela, é mais um single de seu primeiro disco solo, Serpentine Prison, produzido por ninguém menos que Booker T. Jones.

Serpentine Prison será lançado em outubro.

Junto com o The National

thenational2020

O grupo norte-americano The National estava preparando o lançamento da edição de aniversário de dez anos de seu disco de 2010 High Violet e pretendia começar a aquecer a expectativa do público lançando online o registro que os documentaristas D.A. Pennebaker e Chris Hegedus fizeram do show que o grupo fez para lançar o disco na suntuosa Brooklyn Academy of Music, em Nova York, quando a pandemia obrigou todo mundo a mudar seus planos uma vez que apresentações ao vivo tinham sido riscadas da programação do planeta. Aproveitando o material que tinha na agulha, o grupo lançou o show de 2010 na última segunda de março e estabeleceu o dia da semana como o dia do lançamento das íntegras de seus shows em seu canal no YouTube.

A sacada do grupo foi participar da primeira transmissão, fazendo os fãs do grupo assistirem ao show na hora em que ele é lançado, pois seus integrantes estariam online em suas casas comentando o show em tempo real. Batizaram o evento de An Exciting Communal Event e toda segunda, às 18h, eles comentam apresentações ao vivo de outras fases da banda. Baita ideia – simples e eficaz.

Como se não bastasse isso, o grupo ainda anunciou que reverteria todo o lucro de sua loja online para os doze integrantes de sua equipe ao vivo. “Nossa equipe é a alma das nossas turnês e se tornou uma família ao longo dos muitos anos em que trabalhamos juntos”, explicou o grupo em um anúncio. Belo gesto, ainda mais que a própria edição de dez anos do High Violet (que já está em pré-venda) também entra nesta conta. Muito bem.

INXS via National

nevertearusapart

Organizada pela cantora e compositora australiana Julia Stone, a coletânea Songs for Australia foi criada como uma forma de arrecadar fundos para as vítimas dos incêndios na Austrália, reunindo artistas de todo o mundo para doar versões para músicas conhecidas de artistas australianos – e assim Julia trouxe nomes como Damien Rice, Kurt Vile, Martha Wainwright, entre outros, para regravar músicas de Nick Cave, Goyte, Sia e outros tantos (além de ela mesma ter lançado o projeto com sua versão besta para “Beds Are Burning” do Midnight Oil). Nesta quinta-feira foi a vez do grupo norte-americano The National mostrar sua versão comportada para a bela “Never Tear Us Apart”, a maior balada do INXS.

O projeto, chamado Songs for Australia, está vendendo a coletânea em seu site, além de mostrar outras formas de colaborar com a iniciativa.

Os 75 melhores discos de 2019: 67) The National – I Am Easy to Find

discos-2019-67-national

“I need to find some lower thinking, if I’m going to stick around”-

Os melhores discos de 2017: 31) The National – Sleep Well Beast

31-national

“I’ll tell you about it some time, the time we left”

The National ♥ Cat Power

national2017

Durante a turnê de seu ótimo Sleep Well Beast, o grupo norte-americano National vem fazendo versões de hits do passado que foram importantes em sua formação: desde uma improvável “Love Vigilantes” do New Order à “Heaven” dos Talking Heads e “I Want to Break Free” do Queen. E eles aproveitaram o convite para tocar em uma sessão do Spotify ao registrar em estúdio uma excelente versão para “Maybe Not” da Cat Power, que também já vinham tocando ao vivo.

Ficou foda.

Vida Fodona #559: Um upgrade, né?

VF559

Retomando a periodicidade…

Holy Fuck – “Red Lights”
Angel Olsen – “Specials”
Electrelane – “The Valleys”
Maglore – “Quando Chove no Varal”
Metá Metá – “Angoulême”
Hüsker Dü – “Pink Turns to Blue”
Hüsker Dü – “She Floated Away”
Hüsker Dü – “Never Talking to You Again”
Hüsker Dü – “Green Eyes”
Hüsker Dü – “She’s A Woman (And Now He Is A Man)”
Hüsker Dü – “Turn on the News”
Deee-Lite – “Deee-Lite Theme”
BaianaSystem + Titica – “Capim Guiné”
Glue Trip – “La Edad Del Futuro”
Tatá Aeroplano + Bárbara Eugenia – “Luz no Fim do Mundo”
Tim Bernardes – “Ela Não Vai Mais Voltar”
Rimas & Melodias – “Origens”
Baco Exu do Blues – “Te Amo, Disgraça”
Flora Matos – “Perdendo o Juízo”
Bonifrate – “Lei de Remédios”
Depeche Mode – “Heroes”
Courtney Barnett + Kurt Vile – “Continental Breakfast”
Gus Gus – “Polyesterday”
Neil Young – “Ride My Llama”
The National – “Nobody Else Will Be There”

The National ♥ New Order

thenational-manchester

Em turnê pelo Reino Unido com seu ótimo Sleep Well Beast, o grupo The National resolveu homenagear os fãs de Manchester ao tocar uma música de seus conterrâneos ao vivo, escolhendo “Love Vigilantes” do New Order para abrir o bis do show do dia 23.

Merecia uma versão em estúdio (e a foto, tirada do Facebook da banda, é do show do dia anterior).

The National 2017: “It’s a foregone conclusion”

national-2017

O grupo indie norte-americano já mostrou duas músicas de seu próximo disco, Sleep Well Beast, e tanto “The System Only Dreams in Total Darkness” quanto “Guilty Party” mostram que a banda está em seu auge de composições. A recém-lançada “Carin at the Liquor Store” segue a mesma linha e reforça a possibilidade do disco que será lançado setembro ser o melhor disco da carreira da banda, ouça:

O disco já está em pré-venda (inclusive a edição especial que ilustra este post) no site da banda.