Cid Moreira (1927-2024)

Embora sempre referido como jornalista, Cid Moreira, que morreu nesta quinta-feira, era só um locutor. Sua voz retumbante foi uma das inúmeras a ganhar território nacional graças à supremacia cultural da TV Globo durante a ditadura militar e quase sempre funcionava como a voz do status quo, dando com seu grave timbre a versão oficial para acontecimentos cotidianos. Unanimidade em seu tempo à frente do Jornal Nacional, deixou a bancada do programa para ler a Bíblia em outra emissora, o que diz muito sobre seu papel histórico. Prefiro lembrá-lo quando seu patrão teve de curvar-se a Leonel Brizola e o obrigou judicialmente a ler em voz alta aquilo que boa parte do país sabia ou suspeitava. Assista abaixo:  

Gloria Maria (1949-2023)

Mais do que uma das principais jornalistas da TV Brasil, Gloria Maria, que faleceu no início desta quarta-feira, era um ícone cultural.

Bob Fernandes e o Brasil NPPI

bobfernandes

Meu comentarista político favorito esmiuça imigração e corrupção num país em que a violência aflige o negro, pobre, periférico e índio.

A história do Estúdio Vórtex e da cena de Porto Alegre nos anos 80

vortex

A TVE gaúcha fez um especial em quatro partes sobre a cena que surgiu ao redor do Estúdio Vórtex, em Porto Alegre, e deu origem à cena gaúcha dos anos 80, entrevistando nomes como Wander Wildner, Frank Jorge, Carlos Gerbase, Humberto Gessinger, entre outros. Material importante num país que não registra suas cenas regionais nem seu passado musical, com várias imagens de época.

Dica do Mini.

O ataque das cigarras!

cigarra

E a repórter em pânico!

Vi no Boing Boing.

“É tempo de cínicos e oportunistas em ambos setores”

bob-fernandes-

Meu comentarista político favorito, Bob Fernandes, sempre preciso:

4:20

homemdotempo

Bob Fernandes e a encruzilhada do Brasil 2015

bobfernandes-

Assino embaixo do meu comentarista político favorito neste raio X que ele fez deste Brasil 2015, especificamente a frase: “Melhor o fascismo exposto do que oculto”.

Não tenha dúvida.

A economia e seus problemas, segundo a televisão

economia

Perdeu aquela matéria sobre a economia no telejornal de hoje? Tudo bem: Charlie Brooker, o criador de Black Mirror, resume todas elas no no vídeo a seguir.

Alguns discos aguardados pra 2015

boogarins-bixiga-lorde-ceu-radiohead

No começo do ano, o Metrópolis da Cultura me chamou para conversar sobre alguns dos discos mais esperados para 2015 – e eu comento a expectativa em torno dos discos do Radiohead, Lorde, Bixiga 70, Céu e Boogarins.