O Ecossistema da Música em 2015

ecossistema-julho2015

Essa é a última semana para as inscrições na terceira edição do curso que coordeno no Espaço Cult, aqui em São Paulo. E para me ajudar a falar dos problemas e soluções da profissionalização musical na edição deste semestre do Ecossistema da Música no Século 21 reuni nomes que já passaram por edições anteriores (Evandro Fióti, Roberta Martinelli, Miranda, Fabiana Batistela, Marcos Boffa, Renata Simões, Mariana Piky, Mercedes Tristão e Tiê) a novos professores (Leonardo Lichote, Heloisa Aidar, Adriano Cintra, Fernando Dotta, Sarah Oliveira, Maurício Bussab, Tejo Damasceno e Rica Amabis) para contribuir ainda mais com o diagnóstico em aberto – e colaborativo – do que está acontecendo com a música desde a virada do século. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira no site do Cult.

Baloji no Brasil

Cruzei o Tejo no show do Marginals (ou foi na Arkestra?) e ele me falou que esse Baloji, MC do Congo, está vindo pro Brasil. Saca esse som…

Dias depois o Luna publicou uma entrevista com ele no Caderno 2, confirmando a vinda pro Brasi e definindo o tipo de música que ele faz…

“Toda a música que faço é baseada nessa ideia de que estar entre dois mundos não significa estar perdido. Eu tinha uma educação, um gosto e uma visão de europeu, mas ainda era um negro na Europa. Não dava pra fingir que não existia uma grande diferença. Quando volto ao Congo, também sou diferente por ter vivido na Europa. A maioria de nós tem problemas para voltar à África porque tentam agir como se não fossem.”

Baloji toca nas quatro noites do Festival Internacional de Francofonia, que rola no Sesc Pompéia, no final de março.

“They Don’t Make Mistakes”

E vocês ouviram a música do Tejo com o Andre Lucarelli pra trilha sonora do Bruna Surfistinha?


Tejo Damasceno e Andre Lucarelli – “They Don’t Make Mistakes” (MP3)

Terceiro Passo – São Paulo

RBMA_logo.jpg

Sábado é o dia paulistano, em que, a partir das 19h, estarão reunidos pra produção instantânea Daniel Ganjaman, Rica Amabis e Tejo Damasceno (o coletivo Instituto), o produtor Carlos Eduardo Miranda e os vocalistas Tatá Aeroplano (Jumbo Elektro), Anelis Assumpção e Andréia Dias (Donazica). Vai colar lá?