O dinamarquês Casper Christensen, do Filmnørdens Hjørne, editou esse vídeo com uma série de cenas de abertura – de filmes clássicos e de sucessos recentes – para mostrar a força que a primeira imagem que vemos na tela tem sobre a ideia de um filme.
A Los Angeles de Nightcrawler, essa obra-prima menor do suspense psicótico, um Supercine cinco estrelas, é bem diferente da Nova York de Taxi Driver, bem como as motivações dos protagonistas dos dois filmes. Mas este vídeo do editor Jorge Luengo Ruiz mostra que o Louis Bloom de Jake Gyllenhall e o Travis Bickle de Robert De Niro são personagens bem parecidos…
E suponho que não ficaria estranho se incluíssemos o Ryan Gosling de Drive nesta equação…
No filme Be Kind Rewind, o cineasta francês Michel Gondry nos apresenta ao conceito de “suecar um filme”, que consiste basicamente em recriar um filme que já existe com pouquíssimo dinheiro. E ele coloca seu conceito na prática ao “suecar” o clássico Taxi Driver, de Martin Scorsese. Saca só:
Vi na FilmMaker Magazine.
Com o Photoshop, retire a arma de cenas clássicas da história do cinema e reconstrua a mão do protagonista como se ele tivesse fazendo apenas um jóia com o polegar. Depois mande para esse tumblr, que com um simples gesto digital dessacraliza cenas antológicos revelando um otimismo que destruiria a reputação de todos esses psicopatas que fomos condicionados a chamar de heróis. Olha outras aí embaixo:
Gondry, via Silvano.
Cenas clássicas de Taxi Driver, O Poderoso Chefão, Casablanca, Tubarão, Laranja Mecânica, Noivo Neurótico Noiva Nervosa, Dr. Fantástico, Taxi Driver, O Iluminado e Guerra nas Estrelas foram improvisadas na hora:
Demais.