Supergrass clássico

O Supergrass coroou um incrível mês de agosto com um show que será lembrado como o mais perto de uma apresentação de rock clássico que muitos dos presentes irão ver. Por mais que a tônica do grupo enfatizasse os elementos divertidos de seu primeiro disco, que comemorava aniversário e segurava mais da metade do repertório da noite, era evidente a devoção do quarteto à geração de ouro do pop britânico, ecoando Beatles, Kinks, Who, Stones e T. Rex, com acenos para diferentes concentrações de rock direto e fugaz encontradas em momentos específicos das carreiras de outros de seus conterrâneos, como David Bowie, Queen, Led Zeppelin, Clash, Black Sabbath, Cure, Roxy Music, Pink Floyd, Jam, Deep Purple e Smiths. Uma aula de rock mas sem a fleuma acadêmica (ou setentista), justamente por basear-se na cama elástica que é a vibe de I Should Coco. Escrevi sobre o show em mais uma colaboração para o Toca UOL.

#edgardscandurra #supergrass #terrasp #trabalhosujo2025shows 177 e 178  

Supergrass comemora 20 anos de seu Road to Ruin

Às vésperas de passar pelo Brasil celebrando o aniversário de 30 anos de seu disco de estreia I Should Coco, o trio inglês Supergrass começa a comemorar o aniversário de outro disco, ao anunciar o lançamento de uma edição de 20 anos para o seu disco Road to Rouen. Além de marcar seus dez anos de carreira fonográfica, o quinto disco da banda também o tirou da linhagem que o estabeleceu como um dos artistas mais consistentes da era do britpop, mostrando que o grupo conseguiu ir além do frenesi daquele miolo dos anos 90, experimentando com canções mais longas e densas, orquestradas, testando novos instrumentos (como cítaras, ukuleles, cordas, metais e até bateria eletrônica) e gravando pela primeira vez longe da Inglaterra (num estúdio em Roen, na França, que acabou por batizar o álbum). A nova versão do disco de 2005 (que sai no dia 3 de outubro e já está em pré-venda) traz uma nova masterização para o álbum e um disco cheio de extras, além de versões acústicas gravadas na França (e batizadas de “débranché”, que é como se diz desplugado em francês, incluindo uma versão para “Hyacinth House”, dos Doors), duas faixas inéditas gravadas na mesma sessão, uma versão para “Lady Day & Johh Coltrane” do Gil Scott-Heron (imagina isso!) e a inédita e sensacional “Don’t Leave Me Alone”, que por algum motivo bizarro ficou de fora do disco – e que o grupo finalmente mostra para seus fãs ao fazer o anúncio do novo álbum. Dá uma sacada abaixo:  

Supergrass tocando I Should Coco na integra… no Brasil!

Mais um golaço da Balaclava, que traz agora em agosto o trio Supergrass para o Brasil tocando seu álbum de estreia, I Should Coco, que completa 30 anos este ano, na íntegra! O grupo formado por Gaz Coombes, Mick Quinn e Danny Goffey baixa no Brasil no dia 31 de agosto, no Terra SP (aquele que fica na sul, pra lá de Santo Amaro), e os ingressos já estão à venda neste link. Alem do disco de 1995 (grande ano!), a banda mais divertida do britpop inevitavelmente tocarão outros hits da carreira.

Vida Fodona #651: Pra levantar o espírito

vf651

O jeito é dançar.

Jards Macalé – “Farinha do Desprezo”
João Bosco – “Cobra Criada”
Systema Solar – “Bienvenidos”
Manu Chao – “Desaparecido”
Kaoma – “Chorando Se Foi”
JJ – “Ecstasy”
Lee “Scratch” Perry – “Makumba Rock”
João Donato – “Sambongo”
Criolo – “Mariô”
Daft Punk – “Voyager”
Stretch – “Why Did You Do It”
Bixiga 70 – “Ilha Vizinha”
Tame Impala – “Remember Me”
Gilberto Gil – “2001”
Supergrass – “Sun Hits the Sky”
Daryl Hall & John Oates – “Rich Girl”
Fafá de Belém – “Alinhamento Energético”

 

Supergrass de volta

supergraass-2019

Depois de algum suspense online, o boato tornou-se realidade no fim de semana: o Supergrass havia voltado. Uma das melhores bandas do britpop, o grupo liderado por Gaz Coombes voltou a se apresentar como atração supresa no festival Pilton Party, organizado pelos mesmos criadores do festival Glastonbury. Um setlist enxuto, mas que contou com os principais clássicos da banda:

O show de sexta passada consolidou a formação (agora o grupo é oficialmente um quarteto, com Gaz na guitarra, Danny Goffey na bateria, Mick Quinn no baixo e Rob Coombes nos teclados) e foi o primeiro de uma turnê de volta que será formalizada em 2020 mas ainda contou com um segundo show em 2019 em Oslo, na Noruega, segunda passada. A partir de fevereiro do ano que vem o grupo começa uma turnê que passa por cidades da Europa e dos Estados Unidos (e os ingressos começam a vender nesta sexta-feira).

strangeones

A volta do grupo também traz uma caixa reunindo toda sua discografia, com seis álbuns em CD e vinil picture, quatro CDs que incluem shows ao vivo, participações em programas de rádio e shows acústicos, dois CDs com remixes, lados B e raridades, um CD com demos, sobras de gravação e outras raridades, além de um single com remixes feitos em 2020 para “Caught by the Fuzz” e “Richard III”, quatro pôsteres, oito bottons e um livro de 52 páginas. A caixa, batizada de Supergrass: The Strange Ones 1994-2008, começará a ser vendida em janeiro do ano que vem e também terá uma versão reduzida em um álbum duplo, com os melhores momentos da banda.

strangeones-lp

E para fechar com chave de ouro essa notícia, o grupo também transformou “Next to You”, do Police, em uma pedrada, indicando que talvez tenhamos músicas novas (ou, pelo menos, novas gravações) nesta volta do grupo.

Bem-vindos de volta! Tomara que colem no Brasil.

Vida Fodona #526: Good vibes para o outono

vf526

O calorão passou, o frio insuportável se foi e esse frio com sol é bom para emanar boas vibrações.

Vida Fodona #522: Recomeçando (de novo)

vf521

Supergrass – “Moving”
Pink Floyd – “Dogs”
Bárbara Eugenia – “Recomeçar”
Tulipa Ruiz – “Jogo do Contente”
Céu – “Varanda Suspensa”
BaianaSystem – “Lucro:Descomprimindo”
João Donato – “The Frog”
Banda Black Rio – “Na Baixa do Sapateiro”
Bixiga 70 – “Machado”
Apples – “Killing”

Este é o link desta playlist e neste link você me segue no Spotify. Lembrando que todas as playlists novas entram na enorme playlist (ainda em construção) com a maioria das músicas que toquei nestes dez anos de Vida Fodona (que dá pra seguir por aqui).

Vida Fodona #386: Primeiro dia de agosto de dois mil e treze

vf386

Entrei numa trip noventista por culpa da Tied to the 90s, aí já viu…

Morphine – “Good”
Delgados – “The Arcane Model”
Sonic Youth – “Saucer-Like”
Foo Fighters – “I’ll Stick Around”
Weezer – “The Good Life”
Supergrass – “Sun Hits the Sky”
Belle & Sebastian – “Legal Man”
Cornershop – “Good Shit”
Beck – “Where It’s At”
Stereolab – “Percolator”
Girls Against Boys – “Vera Cruz”
Björk – “Army of Me”
Daft Punk – “Da Funk”
Moby – “Bodyrock”
Primal Scream – “Swastika Eyes”
Prodigy – “Poison”
Beastie Boys – “Body Movin'”
Smashing Pumpkins – “Cherub Rock”
Superchunk – “Watery Hands”
Grandaddy – “The Crystal Lake”
Solex – “Rolex by Solex”
Looper – “Burning Flies”
Garbage – “Stupid Girl”
Bran Van 3000 – “Drinking in L.A.”
Pavement – “We Are Underused”
Galaxie 500 – “Fourth of July”
PJ Harvey – “Down by the Water”
Sebadoh – “Everybody’s Been Burned”
Olivia Tremor Control – “No Growing (Exegesis)”
Teenage Fanclub – “Sparky’s Dream”
Yo La Tengo – “Blue Line Swinger”

Chegaê.

Vida Fodona #362: Vida Fodona anos 90

Sei lá, deu vontade…

Girls Against Boys – “Superfire”
Scott Weilland – “Desperation #5”
Beck – “Nicotine & Gravy”
Ween – “Freedom of ’76”
Los Amigos Invisibles – “La Playa Azul”
Chico Science & Nação Zumbi – “Amor de Muito”
Imperial Teen – “Imperial Teen”
Sebadoh – “Forced Love”
Yo La Tengo – “Decora”
Júpiter Maçã – “As Tortas e as Cucas”
Cornershop – “Sleep on the Left Side”
New Radicals – “You Only Get What You Give”
Cake – “Never There”
Dr. Dre – “Let Me Ride”
Beastie Boys – “So What Cha Want”
Blur – “Look Inside America”
Supergrass – “Moving”

Vem!

Velvet Underground ao vivo em 2011

Calma lá, o título é só pra chamar atenção 😛

No caso, para o show que a Dani assistiu em Paris (ah, Paris…), com o Nigel Godrich, o Nicolas Godin do Air, o Colin Greenwood do Radiohead e o Gaz Coombes e o Danny Goffey do Supergrass tocando todo o primeiro disco do Velvet. Tem mais vídeos lá no post dela, saca .