Trabalho Sujo - Home

Um século quadro a quadro

robocop

Postei lá no meu blog no UOL uma compilação com os grandes momentos do stop-motion no cinema.

A animação em stop-motion – em que objetos estáticos são fotografados quadro a quadro emulando o movimento com a disposição destas fotografias em série – é um dos efeitos especiais mais antigos da história do cinema, quase tão antigo quanto a própria sétima arte. É o que prova esta compilação feita pelo estudante de cinema Vugar Efendi, que reúne os primeiros registros da técnica, feitos considerados obras-primas do gênero em seu auge até filmes e cenas que utilizaram o stop-motion como um efeito retrô.

A volta de Charlie Kaufman

Anomalisa

A animação em stop-motion existencialista Anomalisa traz de volta Charlie Kauffman, o nome por trás de clássicos modernos como Quero Ser John Malkovitch, Brilho Eterno de uma Noite Sem Lembranças, Adaptação e Synecdoche, New York. Olha o trailer aí:

Mídia morta stop-motion

tetris-disquete

O estúdio australiano DropBear fez um clipe para a música “Quack Fat” do produtor Opiuo colocando várias mídias mortas – do disquete ao VHS, passando por videogames Atari, fitas cassete e um Walkman – para dançar conforme a música via stop-motion. Ficou fera.

Morrer a Teu Lado, de Spike Jonze

mourir_auprès_de_toi

Uma certa livraria parisiense, o amor pelos livros, stop-motion e uma paixão arrebatadora nesse delicioso curta mórbido que Spike Jonze fez em 2011.

Vi na Carol, que também viu há pouco tempo.