Vida Fodona #832: Só com música de 2025

Tava devendo, mas tá aí.

Ouça abaixo:  

E o Mombojó abrindo pro Stereolab no Reino Unido?

Pois é uma terça-feira Stereolab com gostinho especial pro Brasil, porque além do anúncio do show no Brasil no festival Balaclava, o grupo liderado por Tim Gane e Laetitia Sadier também confirmou que os pernambucanos do Mombojó abrirão os shows da banda no Reino Unido em dezembro, neste mesmo dia. “Vamos abrir uma parte da turnê da Stereolab pelo Reino Unido — e a gente ainda tá meio sem acreditar”, comemora o vocalista da banda, Felipe S. “Esse convite surgiu da própria Laetitia.”

Banda fundamental na formação da banda pernambucana (que os cita como referência desde antes da gravação do primeiro disco), parte da história do Stereolab também se confunde com a do Mombojó, pois a admiração dos pernambucanos pelo grupo europeu trouxe a vocalista Laetitia Sadier para o Brasil para primeiro dividir um EP com a banda, o que evoluiu para a criação de uma banda, chamada Modern Cosmology, que lançou o disco What Will You Grow Now? em 2017.

“Desde que fizemos o projeto Modern Cosmology, sempre rolou a vontade de fazer shows juntos, mas nunca conseguimos conciliar as agenda, principalmente por conta da correria da Stereolab”, continua o vocalista. “Aí um dia ela falou pra gente: ‘Tá difícil arrumar tempo pro Modern Cosmology, mas vou tentar colocar o Mombojó pra abrir um show da Stereolab.’ E esse ‘um’ show virou sete!” O grupo abre para o Stereolab em Brighton (dia 5 de dezembro), Londres (6), Glasgow (8), Leeds (9), Manchester (11), Wolverhampton (12) e Oxford (13) – “e quem sabe outros virão!”, instiga Felipe.

“Pra gente é uma alegria imensa, porque além de ser uma banda que admiramos desde sempre, é também uma referência direta no nosso som, na forma de experimentar, de construir nossas músicas”, continua empolgado o vocalista, que aproveita a oportunidade para lançar mais um disco de inéditas (isso logo após lançar as demos do primeiro disco nas plataformas de áudio): “O primeiro single sai ainda esse ano, antes de embarcarmos pra essa turnê, então esse momento tá sendo muito especial, com tudo acontecendo ao mesmo tempo.” Parabéns, Mombojó! Quem planta colhe.

E olha o Stereolab aí!

O anúncio do show do Stereolab no festival Balaclava foi anunciado para esta terça-feira para coincidir com o lançamento do primeiro single do primeiro disco que a banda lança em 15 anos! Instant Holograms On Metal Film será lançado no dia 23 de maio e já pode ser comprado antecipadamente no site da banda. O novo single, “Aerial Troubles”, já vinha sendo instigado pela banda anglo-francesa desde o início do mês e eles aproveitam o lançamento não só para fazer o anúncio do novo álbum como para mostrar o clipe desta primeira canção, a primeira inédita do grupo desde o disco Not Music, de 2010. Veja a capa, o clipe e os nomes das músicas do novo disco abaixo:  

Stereolab, Yo La Tengo e Geordie Greep no Balaclava Fest 2025!

Agora é oficial: Stereolab no Brasil e no Balaclava Fest! O show da banda anglo-francesa acontece no encerramento da 15ª edição do festival do selo paulistano, que acontece no dia 9 de novembro no Tokio Marine Hall e ainda traz duas joias indies, os veteranos Yo La Tengo (sobre quem não é preciso falar nada!) e o novato Geordie Greep, que era da banda Black Midi e lançou o ótimo The New Sound no ano passado. Mas não é só: o festival ainda contará com shows dos nova-iorquinos Fcukers e dos brasileiros Jovens Ateus, Gab Ferreira e projeto Walfredo em Busca da Simbiose, os três do próprio elenco do selo. Que maravilha, hein. Os ingressos já estão à venda! Foda demais. E não é a única novidade do Stereolab hoje, se liga…

Disco novo do Stereolab?

O Stereolab voltou à ativa em 2019 e, apesar de fazer shows e relançar parte do seu catálogo em novos e diferentes formatos, não deu nenhum aceno sobre a possibilidade de voltar a compor músicas novas ou lançar discos… até agora! Durante essa semana, tanto sua newsletter Lab Report trazia um link escondido ao final que revelava uma imagem anunciando “Unsolicited Stereolab Material”, como suas redes sociais começaram a mostrar pedaços do que parecia ser uma capa de disco de vinil. E no meio da semana alguns fãs começaram a receber este material não-solicitado do Stereolab: um vinil com uma música que, aparentemente chama-se “Aerial Troubles” (é o nome no rótulo), lançada em versão com vocais de um lado e instrumental do outro. O disco vem num envelope frio, sem muitos detalhes além do carimbo falando do fato daquilo não ser solicitado, outro da gravadora Warp e a descrição do material envelopado (“duofonic U.H.F. disks”), mas traz um encarte com um caça-palavras que os fãs já encontraram termos como “stereolab”, “sadier”, “tim”, “ramsay”, “plastic”, “melodies”, “warp”, “flashes”, “film”, “television”, “transistor”, “transmute”, “disk” e, mais importante que tudo, “album”. Existe a possibilidade que seja algum trecho de alguma música redescoberta nas reedições que têm feito, mas essa pompa – tanto digital quanto física – ao redor de uma única música parece indicar que tem mais algo vindo aí… Isso que o grupo não lança nada desde o disco Not Music? de 2010. Veja abaixo:  

Vida Fodona #830: Sem muito papo

Chega mais.

Ouça abaixo:  

Olha o Primavera 2025…

LCD Soundsystem, Charli XCX, Stereolab, Kim Deal, Haim, Spiritualized, Jesus Lizard, Wet Leg, TV on the Radio, Salif Keita, Floating Points, Magdalena Bay, Jamie Xx, Idles, Chappell Roan, Cat Power, Fontaines D.C., Caribou, Parcels, Clairo, Beach House, FKA Twigs, Sabrina Carpenter, Beabadoobee, John Talabot, Destroyer… OLHA A ESCALAÇÃO DO PRIMAVERA DE BARCELONA DO ANO QUE VEM… Os ingressos começam a ser vendidos na próxima semana através desse link.

Vida Fodona #820: Agosto intenso

E não dá pra ficar parado.

Ouça abaixo:  

Vida Fodona #790: Deu vontade

Chega mais.

Ouça aqui:  

Vida Fodona #788: Tudo como eu quero

Sabe quando as coisas começam a engrenar do jeito certo?

Ouça abaixo: