A volta dos Talking Heads?

Ainda é cedo pra comemorar, mas o Toronto International Film Festival acaba de marcar um golaço ao confirmar a primeira aparição pública dos Talking Heads em 21 anos, quando reúne David Byrne, Tina Weymouth, Chris Frantz e Jerry Harrison em uma entrevista antes da exibição do clássico Stop Making Sense, mitológico filme de Jonathan Demme que registra a banda ao vivo no melhor registro cinematográfico de um show, que será relançado em alta definição pela distribuidora A24. O reencontro acontece no dia 11 de setembro e terá mediação feita por Spike Lee, que há pouco trabalhou com Byrne ao dirigir seu espetáculo da Broadway American Utopia. Isso não quer dizer que o grupo possa voltar a fazer shows, algo que Byrne já disse, em outras épocas, que nunca aconteceria. Embora tenha encerrado suas atividades em 1991, desde o inicio de 1984 o grupo não toca mais junto. As únicas exceções aconteceram em 1989, quando Jerry e David compareceram ao show do grupo Tom Tom Club, formado por Chris e Tina, para tocar “Psycho Killer” ao vivo, e treze anos depois, quando os quatro se reuniram para tocar em sua indicação para o Rock and Roll Hall of Fame. Tomara que esse reencontro faça o grupo perceber como seria bom para o mundo se pudessem se reunir para mais uma rodada de shows.

Assista abaixo à última apresentação ao vivo do grupo, em 2002:  

DM: A Spike Lee & Michael Jackson joint

dm-09

Mudamos mais uma vez o tema do programa em cima da hora porque neste sábado o Spike Lee vai realizar sua block party em homenagem ao Michael Jackson pela primeira vez online. Foi a deixa para que eu e Dodô discutíssemos sobre a importância deste que, mesmo após sua vertiginosa queda de popularidade, escândalos e morte, segue como nosso principal paradigma de rei do pop – e não só da música!

Um grande show pode virar um grande filme?

american-utopia

O espetacular show American Utopia, que David Byrne trouxe para a Broadway no final do ano passado depois de ter circulado pelo mundo (passando inclusive pelo Brasil), vai se transformar num filme assinado por Spike Lee – e pelo trailer que acaba de ser revelado, o resultado pode ser épico, com a câmera de Lee movendo-se tão animadamente quanto os 11 músicos, cantores e dançarinos que dividem o palco com o eterno talking head.

O filme estreará em setembro no Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, e depois chega para o público em geral através da HBO, no dia 17 de outubro.

Fargo e Faça A Coisa Certa: Cinema, cor e temperatura

fargo-right-thing

Um papo sobre a física do “bater o branco”.

Via Filmmaker IQ.

Criolo + Spike Lee

Spike Lee está fazendo um documentário sobre o Brasil e entrevistou o Criolo, que publicou a foto abaixo no Feice.

Agora, uma dúvida: será que alguém já compilou as músicas novas que o Criolo tem tocado nos shows – e que não entraram em seu disco do ano passado?