Thiago França reuniu mais uma vez sua Space Charanga – desta vez em forma de quarteto – para uma nova viagem pelo espaço sideral do som. Ao lado de seus broders de Metá Metá Sergio Machado (bateria) e Marcelo Cabral (baixo acústico) e do trompete de Amilcar Rodrigues, o músico paulistano parte em mais uma jornada rumo ao desconhecido em seu recém-lançado Suíte Intergaláctica (já nas plataformas digitais mas que pode ser baixado aqui), que ele considera o disco mais de jazz que já fez. Aproveitei o lançamento para conversar com ele sobre a história da Space Charanga (“um spin-off da Charanga do França”, conta às gargalhadas), da influência de Sun Ra e do espaço sideral em sua criação – que vai muito além da ficção científica.
Como surgiu o conceito da Space Charanga e da influência do Sun Ra nessa versão da Charanga?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/space-charanga-2018-como-surgiu-o-conceito-da-space-charanga-e-qual-a-influencia-do-sun-ra-no-grupo
Como a Space Charanga conversa com o Charanga do França?
https://soundcloud.com/trabalhosujo/space-charanga-2018-como-a-space-charanga-conversa-com-o-charanga-do-franca
Fale sobre a Suíte Intergaláctica.
https://soundcloud.com/trabalhosujo/space-charanga-2018-fale-sobre-a-suite-intergalactica
Fale de sua relação com a música e o conceito do espaço sideral.
https://soundcloud.com/trabalhosujo/space-charanga-2018-fale-de-sua-relacao-com-a-musica-e-o-conceito-do-espaco-sideral
Na edição de janeiro da minha coluna na revista Caros Amigos, eu escrevi sobre o grande ano que foi 2015 para a música brasileira.
A consagração de 2015
O ano firmou toda uma safra de artistas que lançou discos que reverberarão pelos próximos anos
Alguma coisa aconteceu na música brasileira em 2015. Uma conjunção de fatores diferentes fez que vários artistas, cenas musicais, produtores e ouvintes se unissem para tornar públicos trabalhos de diferentes tempos de gestação que desembocaram coincidentemente neste mesmo período de doze meses e é fácil notar que esta produção terá um impacto duradouro pelos próximos anos. O melhor termômetro para estas transformações são os discos lançados durante este ano.
Os treze anos de espera do disco novo do Instituto, o terceiro disco pelo terceiro ano seguido do Bixiga 70, os seis anos de espera do disco novo do Cidadão Instigado, o disco que Emicida gravou na África, um disco que BNegão e seus Seletores de Frequência nem estavam pensando em fazer, o surgimento inesperado da carreira solo de Ava Rocha, o disco mais político de Siba, o espetacular segundo disco do grupo goiano Boogarins, os discos pop de Tulipa Ruiz e Barbara Eugênia, a década à espera do segundo disco solo de Black Alien, o majestoso disco primeiro disco de inéditas de Elza Soares, os quase seis anos de espera pelo disco novo do rapper Rodrigo Ogi, dos Supercordas e do grupo Letuce e um projeto paralelo de Mariana Aydar que tornou-se seu melhor disco. Mais que um ano de revelação de novos talentos (o que também aconteceu), 2015 marcou a consolidação de uma nova cara da música brasileira, bem típica desta década.
São álbuns lançados às dezenas, semanalmente, que deixam até o mais empenhado completista atordoado de tanta produção. É inevitável que entre as centenas de discos lançados no Brasil este ano haja uma enorme quantidade de material irrelevante, genérico, sem graça ou simplesmente ruim. Mas também impressiona a enorme quantidade de discos que são pelo menos bons – consigo citar quase uma centena sem me esforçar demais – e que foram feitos por artistas jovens, ainda buscando seu lugar no cenário, o que apenas é uma tradução desta que talvez seja a geração mais rica da música brasileira. A quantidade de produção – reflexo da qualidade das novas tecnologias tanto para gravação e divulgação dos trabalhos – não é mais meramente quantitativa. O salto de qualidade aos poucos vem acompanhando a curva de ascensão dos números de produção.
Outro diferencial desta nova geração é sua transversalidade. São músicos, compositores, intérpretes e produtores que atravessam diferentes gêneros, colaboram entre si, dialogam, trocam experiências. Não é apenas uma cena local, um encontro geográfico num bar, numa garagem, numa casa noturna, num apartamento. É uma troca constante de informações e ideias que, graças à internet, transforma os bastidores da vida de cada um em um imenso reality show divulgado pelas redes sociais, em clipes feitos para web, registros amadores de shows, MP3 inéditos, discussões e textões posts dos outros.
A lista de melhores discos que acompanha este texto não é, de forma alguma, uma lista definitiva, mesmo porque ela passa pelo meu recorte editorial, humano, que contempla uma série de fatores e dispensa outros. Qualquer outro observador da produção nacional pode criar uma lista de discos tão importantes e variada quanto estes 25 que separei no meu recorte. Dezenas de ótimos discos ficaram de fora, fora artistas que não chegaram a lançar discos de fato – e sim existem na internet apenas pelo registros dos outros de seus próprios trabalhos. E em qualquer recorte feito é inevitável perceber a teia de contatos e referências pessoais que todo artista cria hoje em dia. Poucos trabalham sozinhos ou num núcleo muito fechado. A maioria abre sua obra em movimento para parcerias, colaborações, participações especiais, duetos, jam sessions.
E não é uma panelinha. Não são poucos amigos que se conhecem faz tempo e podem se dar ao luxo de fazer isso por serem bem nascidos. É gente que vem de todos os extratos sociais e luta ferrenhamente para sobreviver fazendo apenas música. Gente que conhece cada vez mais gente que está do seu lado – e quer materializar essa aliança num palco, numa faixa, num mesmo momento. Esse é o diferencial desta geração: ela vai lá e faz.
Desligue o rádio e a TV para procurar o que há de melhor na música brasileira deste ano.
Ava Rocha – Ava Patrya Yndia Yracema
BNegão e os Seletores de Frequência – TransmutAção
Barbara Eugênia – Frou Frou
Bixiga 70 – III
Boogarins – Manual ou Guia Prático de Livre Dissolução de Sonhos
Cidadão Instigado – Fortaleza
Diogo Strauss – Spectrum
Elza Soares – Mulher do Fim do Mundo
Emicida – Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa
Guizado – O Vôo do Dragão
Ian Ramil – Derivacivilização
Instituto – Violar
Juçara Marçal & Cadu Tenório – Anganga
Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thomas Harres – Abismu
Karina Buhr – Selvática
Letuce – Estilhaça
Mariana Aydar – Pedaço Duma Asa
Negro Leo – Niños Heroes
Passo Torto e Ná Ozzeti – Thiago França
Rodrigo Campos – Conversas com Toshiro
Rodrigo Ogi – Rá!
Siba – De Baile Solto
Space Charanga – R.A.N.
Supercordas – A Terceira Terra
Tulipa Ruiz – Dancê
Um dos melhores discos do ano passado (quarto colocado, na minha contagem), o Encarnado de Juçara Marçal vai ser lançado em vinil pela Goma Gringa, em versão que inclui uma sobrecapa que estica a arte original feita por Kiko Dinucci – já está em pré-venda. O selo também está lançando um dos grandes discos deste ano em vinil, o R.A.N., do Space Charanga, a versão Sun Ra da Charanga de Thiago França, parceiro de Juçara no Metá Metá.
A usina de som chamada Thiago França não para e faz sua Espetacular Charanga deslocar-se para o espaço sideral seguindo a trilha do explorador do som galáctico Sun Ra. O saxofonista onipresente não contenta-se em ser um dos pilares do Metá Metá e da atual vanguarda paulistana e traça diferentes percursos com projetos paralelos que formam sua impressionante obra, que também inclui uma força da natureza chamada Sambanzo. Desta vez, ele levou sua tradicional charanga – um dos destaques do carnaval desse ano em São Paulo – para sair do cercado do samba e explorar outras dimensões.
“O movimento é cíclico, né?”, ele me explica, comentando seus projetos. “O Sambanzo era mais solto, bastante improviso; a Espetacular Charanga é mais comportada nesse sentido. Depois de um tempo afastado de roda de samba, deu vontade de revisitar esse repertório. Daí vem o desdobramento, a mesma galera mas num contexto diferente.” A mesma galera no caso é a Charanga que está lançando sua versão sideral, o Space Charanga, que é ele tocando sax tenor, alto, pvsax, percussão e instrumentos eletrônicos, Sergio Machado na bateria, Marcelo Cabral (outro onipresente) no baixo acústico e percussão, Anderson Quevedo (no sax barítono, atabaque, percussão), Amilcar Rodrigues (no trompete e flughelhorn) e Allan Abbadia (no trombone e percussão), além da participação de Juliana Perdigão no clarone em duas faixas. O primeiro disco – R.A.N. (rhythm and noise) – já está pra download gratuito no site do saxofonista. “A Space é um desdobramento da Charanga de carnaval, a mesma metaleira com um jeito de tocar diferente, mais solto, mas com o mesmo espírito festivo. Sun Ra é uma influência óbvia, o “space” vem daí”, explica.
O disco foi gravado em agosto do passado no Red Bull Station e impressiona a paciência do prolífico Thiago para lança-lo: “Tem aquela coisa de mixagem e masterização que é sempre mais delicada, leva um tempo, e nesse meio tempo o Metá ocupou bastante a agenda, com viagens e o EP. No começo do ano teve o bloco, que foi um parto, janeiro e fevereiro eu só tinha isso na cabeça. Eu poderia ter soltado o disco antes, porque tá pronto faz um tempo, mas preferi sincar com a chegada do vinil, que já está em pré-venda no site da Goma Gringa.” O show de lançamento vai acontecer dia 23 de agosto, no Sesc consolação ,”com vinil na mão!”, comemora.
O resultado é um amálgama sonoro de sopros e percussão (sobre o baixo torto de Cabral) em transe que começa quase abstrato e aos poucos vai perseguindo padrões e cores sonoras específicas, como se visitasse planetas. O jazz é o inevitável ponto de partida, mas R.A.N. percorre mares caribenhos, africanos e polinésios, por vezes revoltos, por outras plácidos e serenos, mas nunca sem parar. O movimento é sempre contínuo, por mais bucólica que seja a passagem. O som segue à deriva por lugares reconhecíveis e inusitados da alma e do cérebro, usando a música apenas como pretexto para impulsionar uma viagem de autoconhecimento. Houston, você tem um problema – nós não.
Dá pra baixar o disco aqui, encomendar o vinil aqui e ouvir o disco abaixo: