Os remixes de Steven Soderbergh

steven-soderbergh

Quem curte ficar reeditando filmes é Steven Soderbergh, que diz ter abandonado a direção no cinema, mas segue tocando vários projetos por aí. Um deles é seu próprio blog, em que ele de vez em quando desova rascunhos como uma versão que superpõe os dois Psicoses – o original de Hitchcock e o cover de Gus Van Sant. O filme está inteirinho superposto no site do diretor, mas se você quiser ter uma idéia do resultado indo direto ao ponto basta ver a cena abaixo, uma das únicas em que ele permite que a cor da versão de Gus Van Sant “vaze” para o mashup, todo feito em preto e branco.

Outro experimento foi realizado com o primeiro filme da série Indiana Jones, Os Caçadores da Arca Perdida. Soderbergh tirou o som e a cor do filme apenas para enfatizar a beleza e a inteligência da direção de Spielberg, que funciona mesmo sem esses elementos. Para deixar as coisas ainda mais estranhas, ele ainda colocou como trilha sonora músicas compostas por Trent Reznor, o trilheiro oficial de David Fincher, que também responde pelo nome de Nine Inch Nails. Dá uma sacada no site dele pra ver como ficou. Fico imaginando se a arte do futuro não vai ser toda assim: postada discretamente em sites para ser descoberta aos poucos, em camadas…

Steven Soderbergh e o estado do cinema

StevenSoderbergh

Em um discurso feito na abertura do San Francisco International Film Festival, no final do mês passado, Soderbergh – que diz estar às vésperas da aposentadoria da direção – falou sobre a diferença entre filmes e cinema (e porque o tamanho deste último está diminuindo), sobre processos de aprovação de novos filmes, sobre como achar novos talentos, sobre filmes baixados online via internet e por que a arte é um modelo elegante de solucionar problemas.

A íntegra de sua fala segue abaixo, em inglês. Se alguém traduzir eu publico aqui.

 

Contágio – Outra ficção científica de Soderbergh

Antes de Haywire, o diretor volta ao gênero que burilou em Solaris, dessa vez cutucando uma ferida mais específica, a da epidemia. O filme tem Matt Damon, Marion Cotillard, Kate Winslet, Jude Law, Gwyneth Paltrow e Laurence Fishburne no elenco.

Parece bem legal, daqueles filmes perfeitos pra se assistir durante um vôo.