Apesar de Morrissey enfileirar motivos para deixarmos de acompanhar sua carreira solo (que já não me chama atenção desde seu terceiro álbum, ainda nos anos 90), o legado de sua banda original segue inconteste: a importância dos Smiths continua intacta apesar de todos os absurdos fascistas e xenófobos proferidos por seu vocalista e letrista. Tanto que o grupo esteve em um pequeno furor ao ter seu primeiro registro musical tornado público por um coadjuvante da primeiríssima fase da banda. Dale Hibbert gravou alguns dos primeiros discos da banda e foi um dos primeiros baixista do grupo, respondendo à busca que Morrissey e o guitarrista Johnny Marr iniciaram no começo dos anos 80. Para mostrar o tipo de som do grupo, os dois gravaram uma versão guitarra e voz para uma pérola obscura dos anos 60, “I Want A Boy For My Birthday“, lado B de um single do girl group norte-americano The Cookies, já mostrando a obsessão de nerd de música do vocalista (Marr nunca tinha ouvido a música). A fita foi enviada para Dale para criar uma linha de baixo antes de eles gravarem uma demo em agosto de 1982, que nunca aconteceu – além da gravação abaixo, os Smiths só a tocaram uma vez ao vivo, em outubro daquele ano, para nunca mais. O hoje engenheiro de som publicou a deliciosa versão em seu canal no YouTube, pinçada pelo blog Slicing Up Eyeballs, e em pouco tempo, a música foi disponibilizada no próprio canal do grupo inglês.
https://www.youtube.com/watch?v=eYtwz4q8uas
Que joia.
E o blog Slicing Up Eyeballs desenterrou uma apresentação que o B-52’s fez na antiga Alemanha Ocidental, no programa Rockpalast, em 1983. Meia horinha da banda-símbolo da new wave ainda com a presença de seu cérebro fundador no palco (Ricky Wilson, irmão da Cindy, tocando guitarra à direita). O grupo havia acabado de lançar seu terceiro disco, Whammy!, e o setlist do show segue abaixo:
“Song For a Future Generation”
“Planet Claire”
“Mesopotamia”
“Big Bird”
“Dance This Mess Around”
“Rock Lobster”
“Party Out Of Bounds”
Coisa fina.
E já que estamos na sessão nostalgia, que tal isolar o vocal do Black Francis de clássicos do Pixies?
Pixies – “Hey” (a capella)
Pixies – “Debaser” (a capella)
Vi no Slicing Up Eyeballs, dica do Bruno (valeu!).
Uma lembrança do site Slicing Up Eyeballs, que ainda descolou o vídeo da íntegra do show (tem que pular até 14:08 para pegar o último show desde o início – o do começo do vídeo é de um show de 20 de julho de 1986).
A apresentação do dia 12 de dezembro de 1986 foi uma das poucas vezes que o grupo tocou quase todo seu The Queen is Dead e não seria a última vez que eles tocariam juntos ao vivo, mas apenas em programas de TV. O show na Brixton Academy foi seu último suspiro nos palcos. Tem mais vídeos e o setlist logo abaixo: