Reforço aqui: não há problema algum se um artista resolve apoiar um candidato, fazer um jingle, vir a público endossar um produto. Mas há como fazer isso sem precisar apelar, sem abrir mão das características que fazem do artista ser quem ele é. Exemplo brasileiro clássico: os Mutantes. Vejam os comerciais que eles fizeram para a Shell.
A música “Algo Mais”, especificamente, é um jingle. Veja as propagandas nos jornais e páginas de revistas que saíam, com os Mutantes, na época, no vídeo abaixo:
E a letra:
Olha meu irmão
Vamos passear
Vamos voar
Tira a partida
Acelera a vida
Vamos amar
Ande depressa
A vida tem algo
Mais pra lhe dar
Olha meu irmão
Vamos passear
Vamos voar
Vida no tanque
Subiu no sangue
Vida no ar
Ande depressa
A vida tem algo
Mais para lhe dar
Giro aflito
Beijo e grito
Algo mais
Algo mais
Não bastassem todas as metáforas para carro e velocidade (“vida no tanque”, “ande depressa”, “dê a partida / acelere a vida”), a música era batizada simplesmente com o slogan da Shell na época, “algo mais no seu tanque”. Mas no meio disso tudo, há o piano hillbilly improvisado do Arnaldo, um arranjo que, ironicamente, não sai do lugar, e a paisagem literária dos Mutantes – a imagem quebrada do “giro aflito, beijo e grito” remete à ficção científica B da banda pouco antes de entrar num refrão monocórdico, transformando slogan e título de música numa onomatopéia visual do seriado do Batman. E, além de tudo, a música está presente no segundo disco da banda, que não a encara como uma obra à parte, mas justo o contrário.
Na quarta passada, a dupla canadense Chromeo esteve em São Paulo para participar de um evento de lançamento de um produto e pude entrevistá-los numa mesa redonda com a Lalai, a Ana Laura, a Cristel e o Alex. O magrelo Dave 1, a metade intelectual da dupla (o cara é professor de literatura francesa em Columbia), falou sobre o modelo de negócios que adotaram para não se vender completamente para as gravadoras. E citaram o clipe de “Night by Night”, que é um comercial que fizeram para dar uma música de graça para o público, como exemplo de alternativa à venda de CDs, distribuindo música de graça e ganhando dinheiro de outra forma. Mais desse papo na minha coluna de domingo no Caderno 2 do Estadão.
Mas vamos parar de falar de comércio e política – e voltar a falar de música.
E por falar no Ronaldo, vale lembrar que estamos às vésperas do lançamento do sucessor do Comentando Lost, cujo primeiro teaser foi gravado no Rio de Janeiro, semana passada, quando nos encontramos nos bastidores de evento de TV. No vídeo acima, dá para decifrar algumas frases como “olhando o pop cara a cara” e “esse é o primeiro Vintedez”, que darão o tom do novo negócio. Esperem aí.
Mais um encontro armado pelo Compacto – coisa fina.
Tou pra falar disso há um tempão aqui (muita gente já deve inclusive saber), mas vocês viram como o Bruno, o Pedro e outros chapas fizeram pra trazer o show do Miike Snow pro Rio?
O Miike Snow queria tocar no Rio. Porém, o show não era confirmado porque ninguém quis arriscar pagar o custos da banda, um cachê de US$ 8 mil + 12 passagens RJ-SP, R$ 2.980 de hospedagem, alimentação e transporte, totalizando, com o dólar no valor de hoje, um valor arredondado de R$ 20 mil*.
Procuramos a produção do Circo Voador e propusemos pagar os custos da banda se eles assumissem os custos da casa (limpeza, segurança, funcionários, aluguel de equipamentos) e dividíssemos o valor do ingresso depois de descontar 5% da bilheteria relativo ao ECAD. Eles toparam.
O Bruno conta toda história aqui.
Mumu contou que o Ulisses abriu um set dele em Floripa com essa pérola aí de cima – embore ele nem tivesse a listado em seu set. Sinistro.

